11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: Investigação do conhecimento dos alunos da área de tecnologia química sobre os princípios de Química Verde.

AUTORES: Freitas, A.R. (UFPI) ; França, A.A.C. (UFPI) ; Vieira, E.G. (UFPI) ; Rios, M.A.S. (UFPI)

RESUMO: O presente trabalho apresenta uma investigação a respeito dos conhecimentos dos alunos do curso de bacharelado em química, disciplina de Química Inorgânica Industrial, sobre os princípios da química verde. Para isso realizou-se um seminário onde foi apresentado o conceito de Química Verde bem como seus 12 princípios. Ao final da apresentação os alunos responderam a um questionário composto por seis perguntas relacionadas aos conceitos apresentados, para avaliação da percepção dos alunos sobre o tema. Dentre as questões abordadas destacam-se: o conhecimento sobre a química verde, a importância dos doze princípios e a contextualização da química verde nas disciplinas do curso de Química.

PALAVRAS CHAVES: Química verde; Impactos Ambientais; Sustentabilidade

INTRODUÇÃO: A química é um ramo da ciência que possui indústria específica, a indústria química, que exerce um papel de destaque na economia e promove inúmeros benefícios em áreas como a saúde e agricultura, porém, suas atividades quando não realizadas de forma responsável, apresentam efeitos desastrosos para o meio ambiente, como a formação de subprodutos tóxicos e contaminação ambiental (FARIAS e FAVÁRO, 2011).Neste contexto surge a Química Verde (QV) que, segundo Prado (2003), tem como objetivo desenvolver tecnologias e processos que não causem poluição. Segundo o autor a aplicação dos 12 princípios da QV conduz à regulamentação e ao controle, evitando-se a remediação desnecessária. A implementação de tais práticas sustentáveis, além dos benefícios ambientais, proporciona também um impacto econômico graças à diminuição de gastos com o armazenamento e/ou tratamento de resíduos.Dessa forma, acredita-se que o conhecimento a respeito dos princípios da QV deve ser incentivado desde os anos iniciais da formação acadêmica nos cursos de licenciatura e bacharelado em química, despertando nos alunos uma postura ética e de ação, de modo a antecipar/resolver os problemas ambientais decorrentes das atividades industriais.Uma vez que a QV vem se firmando como um campo de pesquisa; e influenciando a maneira de agir e pensar acerca das atividades químicas e dos impactos ambientais causados pelas mesmas, este estudo apresenta uma investigação a respeito dos conhecimentos dos alunos do curso de bacharelado em química, disciplina de Química Inorgânica Industrial, sobre os princípios da Química Verde (ANTONIN, 2011).

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente apresentou-se um seminário sobre os doze princípios da Química Verde aos alunos da disciplina de Química Inorgânica Industrial - curso de Bacharelado em Química - o qual teve como objetivo introduzir os fundamentos teóricos e práticos de conceitos sustentáveis que poderiam ser aplicados às atividades inerentes as tecnologias químicas envolvidas nos processos inorgânicos industriais. Após a apresentação, aplicou-se um questionário composto por seis perguntas relacionadas aos conceitos investigados, para avaliação da percepção dos alunos sobre o tema. Dentre as questões abordadas destacam-se: o conhecimento sobre a QV, a importância dos doze princípios e a contextualização da química verde nas disciplinas do curso de Química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O gráfico 1 mostra que 72,7% dos alunos responderam não ter nenhum conhecimento prévio sobre o tema QV e 27,3% afirmaram ter um contato superficial com o tema em questão. Dentre os 12 princípios abordados, a “Eficiência Atômica” (2º princípio) foi julgada pelos alunos como o conceito/princípio mais importante, pois segundo os mesmos, representa a melhor forma de reduzir a geração de resíduos, minimizando assim os impactos ambientais. De acordo com a maioria dos entrevistados, o referido tema não havia sido abordado em outras disciplinas e quando abordado, foi apresentado de forma superficial. Este resultado nos permite observar que há uma falta de contextualização da QV nas disciplinas do curso de Química, evidenciando assim que a formação acadêmica atual ainda não tem incluído de forma eficaz, as relações entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Ainda na análise de resultados é importante destacar que, durante a apresentação alguns alunos relataram que em aulas experimentais de química era bastante comum o descarte de resíduos na pia, sem nenhum tratamento prévio, sugerindo ainda mais, a necessidade de uma abordagem ambiental nas referidas aulas. Desta forma, faz-se necessário enfatizar a associação dos princípios da QV aos experimentos, de forma que os alunos possam perceber que a química pode ser desenvolvida coadunando-se aos preceitos de sustentabilidade. Ao término das etapas de investigação, os alunos consideraram relevante a abordagem do tema QV na disciplina de Química Inorgânica Industrial, pois possibilitou uma prévia conscientização sobre os impactos ambientais gerados pela indústria química; e ao mesmo tempo mostrou-se que é possível o desenho de produtos e processos que sejam rentáveis e caminhem de forma responsável.

Gráfico 1

Percentual de alunos que responderam ter ou não ter algum conhecimento prévio na área de QV.

CONCLUSÕES: No trabalho desenvolvido foi observado que os princípios da Química Verde encontram-se ainda incipientes em termos de discussão no meio acadêmico e desta forma, percebe-se a urgente necessidade de inseri-los nas disciplinas do curso de química a fim de promover a formação de profissionais que corroborem com as diretrizes da atuação responsável e tecnicamente estejam aptos para atuar no desenvolvimento de produtos e processos sustentáveis.

AGRADECIMENTOS: Departamento de Química – CCN/UFPI.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PRADO, A. G. S. 2003. Química Verde, os desafios da química do novo milênio. Química Nova, Brasília, v. 26, n. 5, p. 738-744. FARIAS, L. A.; FÁVARO, D. I. T. 2011. Vinte anos de química verde: conquistas e desafios. Química Nova, São Paulo, v. 34, n. 6, p. 1089-1093. ANTONIN, V. S., MORASHASHI, A. C., MALPASS, G. R. P. 2011. Compreensão de alunos de graduação sobre conceitos de química Verde. Cleaner production initiatives and challenges for a sustainable world, São Paulo.