11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: QUÍMICARD: UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS NO ENSINO MÉDIO.

AUTORES: dos Santos, M.F. (UEMA- CESC) ; Ferreira Lima, T.A. (UEMA- CESC) ; Sousa de Alencar, A.C. (UEMA- CESC) ; Lima Feitosa, F.A. (UEMA- CESC) ; Soares dos Santos, R. (UEMA- CESC) ; Cunha e Silva, M.C. (UEMA- CESC)

RESUMO: O presente trabalho apresenta um jogo didático chamado QuímiCard, que foi aplicado na escola de ensino médio da rede pública estadual, Centro de Ensino Thales Ribeiro Gonçalves (Caxias-MA), com o intuito de facilitar o aprendizado no ensino de funções orgânicas especialmente as oxigenadas. Os métodos utilizados foram diferenciados do habitual, atraindo o aluno para o assunto em questão. Na confecção do jogo utilizou - se livros didáticos do terceiro ano, e materiais acessíveis como também na confecção dos cartões. Foi possível verificar que esse jogo contribui para um melhor aprendizado dos alunos e uma alternativa de apoio ao professor, para a motivação no estudo de química.

PALAVRAS CHAVES: funções organicas; oxigenadas; químicard

INTRODUÇÃO: A química é uma das disciplinas que despertam pouco interesse entre os alunos, pois na maioria dos casos esta matéria não é apresentada de forma que chame atenção, principalmente em relação aos alunos do Ensino Médio. Diante disso, há uma necessidade da utilização de uma metodologia diferenciada no ensino, algo que, mesmo brincando, desperte a atenção dos alunos à assimilação dos conteúdos, como por exemplo, o jogo educativo. O jogo é dividido em duas classes: jogo didático e educativo. O jogo didático é aquele que é aplicado depois do assunto ser ministrado no qual utilizou - se para realização de nosso projeto. O QuímiCard que é um jogo de cartas com perguntas e respostas foi desenvolvido por acadêmicas de licenciatura em química, visando ajudar no ensino de química orgânica em especial às funções oxigenadas. Através dessa aplicação pretende - se que os alunos do terceiro ano do ensino médio consigam assimilar o conteúdo com a ajuda do jogo. “[...] Se, por um lado, o jogo ajuda este a construir novas formas de pensamento, desenvolvendo e enriquecendo sua personalidade, por outro, para o professor, o jogo o leva à condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem.” (CUNHA, 2012). Quando joga - se não se tem consciência de que está aprendendo, pois assim vamos aderindo uma capacidade de armazenamento de informações. A partir do momento em que o professor ministra uma aula com jogos, ele submete-se a uma função de mediador e estimulador, pois tendo controle da situação fica mais fácil avaliar seus alunos. “Os materiais didáticos são ferramentas fundamentais para o processo de ensino- aprendizagem e o jogo didático pode ser uma alternativa viável para auxiliar em tal processo.” (ZANON et al 2008).

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente elaborou - se as perguntas e respostas através de pesquisas em livros didáticos e, posteriormente, confeccionou - se as cartas. A aplicação do jogo foi realizada com 30 alunos no terceiro ano do ensino médio na escola da rede publica estadual de Caxias Maranhão, Centro de Ensino Thales Ribeiro Gonçalves. Para o desenvolvimento do jogo os alunos foram divididos em dois grupos iguais. Utilizou - se 30 cartas, 15 com perguntas e15 com respostas e foram distribuídas; uma carta para cada pessoa, sendo que a pergunta estava em um grupo à resposta estava no outro, para cada grupo que acertasse a resposta tinha direito a uma carta coringa, e a equipe que respondesse errado perdia um componente, o grupo vencedor seria aquele o que ficasse com mais componentes. O método que utilizou - se para o recolhimento dos dados foi através de questionários quantitativos aplicados antes e depois do jogo, para avaliação do jogo elaborou - se um questionário discursivo para o professor.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Fez - se a analise dos dados, pois assim conseguiu - se coletar a diferença do aprendizado dos alunos na sala de aula, em algumas questões, como por exemplo: segundo a natureza do átomo de carbono, como os alcoóis são classificados? Houve um aumento de 18 acertos depois da aplicação do jogo; são compostos carboxílicos? Houve aumento de 10 acertos. Mas também foi possível perceber uma regressão em algumas como, por exemplo: onde está presente o ácido carboxílico? Houve retrocesso de 2 acertos; os odores característicos da amêndoa da canela e do limão devem – se a que grupo funcional? Houve um retrocesso de 1 acerto, supõe - se que essa pequena regressão foi devido a uma falta de atenção no jogo por parte dos alunos.

Gráfico de Acertos



CONCLUSÕES: De acordo com os resultados obtidos, observou-se que o jogo de certa forma veio auxiliar e diversificar no ensino de funções orgânicas oxigenadas, podendo ainda ser usado como recurso didático na abordagem de outros conteúdos de química. Através deste recurso desenvolvido foi possível verificar a importância do jogo no ensino, pois além de apresentar o conteúdo de forma contextualizada os alunos aprendem de forma divertida e prazerosa.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CUNHA, Marcia Borin. Jogos no ensino de química: Considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova Na Escola, São Paulo, v. 34, n. 2, p.92-98, maio 2012.
SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: Teoria, Métodos e Aplicações. Curitiba. 2008.

ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante; GUERREIRO, Manoel Augusto da Silva; OLIVEIRA, Robson Caldas de. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Ciências & Cognição, Araraquara, p.72-81, 2008.