11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: APRENDENDO A CALCULAR NÚMERO DE COORDENAÇÃO E A FORMA DE SÓLIDOS IÔNICOS ATRAVÉS DA RELAÇÃO DE RAIOS EM ESFERAS DE ISOPOR

AUTORES: Martins Gonçalves, J. (UVA) ; Gama Duarte, F. (UVA) ; Ferreira Soares, S.L. (UVA) ; Veras de Araújo, N. (UVA) ; Martins Gonçalves, J. (UVA) ; Sales da Silva, D. (UVA)

RESUMO: O presente trabalho consiste em um estudo, com análise embasada em referenciais teóricos, a respeito da compreensão de um assunto abstrato no ensino de Química. Foi elaborada uma atividade de monitoria, com o objetivo de utilizar modelos concretos feitos de materiais de baixo custo para facilitar a aprendizagem no estudo da disciplina de Química Inorgânica, no que diz respeito ao cálculo do número de coordenação e a forma de sólidos iônicos. Uma análise das respostas obtidas permitiu uma reflexão a respeito da compreensão dos alunos acerca do assunto abordado.

PALAVRAS CHAVES: ensino; íons; modelos

INTRODUÇÃO: A Química inorgânica é uma disciplina um tanto abstrata, abordando assuntos interdisciplinares e de difícil entendimento (SILVA, C.B.A et al., 2010), necessitando assim de aplicar diferentes metodologias pra uma boa interpretação. Para que conceitos de números de coordenação e forma de sólidos iônicos sejam entendidos satisfatoriamente é necessária a contextualização destes com a matemática geométrica. Nessa perspectiva, este trabalho foi desenvolvido visando concretizar a prática de calcular o número de coordenação, descobrir a forma de compostos iônicos e interdisciplinarizar o Ensino de Química com a matemática, utilizando-se materiais palpáveis, pois Herron (1975) sugere que conceitos químicos podem ser expressos em termos de exemplos concretos com a utilização de modelos de conceitos abstratos; e que expressando conceitos a nível concreto, o estudante vai adquirir um conceito substituto que mais tarde poderá desenvolver um conceito real.

MATERIAL E MÉTODOS: Os materiais utilizados no processo de ensino-aprendizagem foram esferas de isopor de diferentes diâmetros que simbolizaram os íons (cátions e ânions), fita métrica para o cálculo da circunferência (C=2ΠR) e obtenção dos valores dos raios esféricos, e o auxílio de uma tabela com valores da relação de raios limitantes e estruturas. O presente trabalho foi desenvolvido com alunos do curso de licenciatura em Química durante uma aula na disciplina de Química Inorgânica Básica da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), tendo como os ministrantes o professor e os monitores da disciplina. Assim com o auxílio dos materiais apresentados os alunos puderam medir os supostos raios iônicos das esferas de isopor, fazer várias relações e tirar suas conclusões. Em seguida, foi aplicado um questionário de múltipla escolha com os alunos da disciplina a fim de avaliar a compreensão do assunto.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com o auxílio dos materiais apresentados, os alunos puderam medir as circunferências das esferas (C=2ΠR), assim obtiveram os supostos raios iônicos das esferas de isopor utilizando conhecimentos de geometria espacial (Figura 1), que possibilitou fazer o cálculo da razão de raios (raio do cátions/raio do ânion) e relacionar os valores obtidos com os presentes na Tabela (Figura 2). Foi observado por parte dos alunos a importância de interdisciplinarizar o Ensino de Química com a Geometria, pois facilita na interpretação de conceitos químicos contribuindo para o entendimento o assunto abordado. A leitura da tabela se tornou uma fonte bastante importante de conhecimento, exercitando os conceitos de limites e de espaço. Os resultados obtidos em relação à interpretação dos cálculos foram surpreendentes, pois os alunos puderam relacionar o número de coordenação com a forma do composto iônico, explanando não apenas os exercícios matemáticos, mas cognitivos.

Figura 1

Íons com diferentes números de coordenação.

Figura 2

Tabela da relação de raios, número de coordenação e formas iônicas.

CONCLUSÕES: A aplicação de um questionário de múltipla escolha comprovou-se que este trabalho trouxe para os alunos uma maneira dinâmica de aprender, concretizar e exercitar o cálculo da relação de raios, além de facilitar no processo de interpretação da forma de organização dos íons, pois mostrava de maneira clara o assunto abordado, deixando de lado a “tradicional” forma de ensinar. Nesse contexto foi possível ver a participação e a aprendizagem de todos os alunos nessa atividade, que sem dúvida foi de grande proveito para o progresso no Ensino de Química.

AGRADECIMENTOS: O presente trabalho foi realizado com o apoio da CAPES e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LEE, J.D. Química Inorgânica não tão concisa. 5. Ed. São Paulo: Edgard Blücher Ltda, 1999, p. 527.
HERRON, J. D. Piaget for chemists: explaining what “good” students cannot understand. Journal of Chemical Education, Chicago, 52:146-150. 1975.
SILVA, C.B.A.; SILVEIRA, F.A.; GOMES, R.O.A.; SANTOS, J.E.P.; em Anais 8º Simpósio Brasileiro de Educação Química, Natal/RN, 2010.