11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: O Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos.

AUTORES: Rocha, S.F. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Coelho, A.S.L. (IFPI CAMPUS PICOS) ; Passos, M.H.S. (UFPI)

RESUMO: O presente artigo discute o ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos. O trabalho apresenta a importância da reflexão e encontrar os caminhos para a compreensão da ciência e tecnologia, com intenção da aproximação da cidadania. Primeiramente fizemos 6 ( seis) observações das aulas de Ciências e em seguida uma aplicação de um questionário com os alunos do ensino médio da turma de Educação de Jovens e Adultos, turno noturno, em uma escola pública na cidade de Picos - PI. Essa investigação mostrou uma concepção simplista em relação ao conhecimento de ciências. Tendo em vista que esta abordagem é relevante, pois possibilitará novos estudos e informações dos reais significados do ensino de Ciências e suas contribuições em muitas áreas de saberem científicos e culturais.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Ciências; Educação Jovens e Adultos; Alunos

INTRODUÇÃO: Tendo em vista que há muito poucos trabalhos sobre o ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na literatura; esse estudo tem como objetivo identificar e analisar as aulas de Ciências na Educação de Jovens e Adultos e as concepções dos discentes. Costa e Strieder (2008), questionam os aspectos do ensino de Ciências na EJA, colocam que o aluno jovem e adulto possui uma boa bagagem de conhecimentos empíricos em diversos fenômenos relacionados à Ciência, fruto de suas crenças e costumes locais. Esse legado cultural, construído no cotidiano, com base no senso comum, deve ser adequadamente articulado ao saber sistematizado. Os autores Santos, Bispo e Omena (2005) corroboram com tais argumentos ao afirmarem que no ensino da EJA é importante levar em conta a condição de aluno- trabalhador, suas relações interpessoais, experiências, conhecimentos acumulados, reflexões sobre o mundo externo, sobre si mesmo e sobre as outras pessoas. Ribeiro (1999) também reforça essa questão argumentando que os educadores devem considerar, na elaboração de suas aulas, as especificidades do público dessa modalidade de ensino. O ensino e a aprendizagem de Jovens Adultos não é tarefa fácil, pois os alunos já carregam consigo uma série de experiências, de vivências na sociedade. A maioria dos alunos da EJA procuram as escolas novamente porque a necessidade social e a demanda do mercado de trabalho exigir atualização para exercer um cargo profissional . O objetivo principal deste trabalho é investigar os motivos que dificultam a aprendizagem principalmente no ensino de ciências de turmas de EJA de uma escola pública de Picos - PI.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi realizado no segundo semestre de 2012, em uma turma da EJA compunha-se de 38 alunos matriculados, com idades entre 19 e 35 anos, nas aulas de ciências de uma escola pública na cidade de Picos – PI.No desenvolvimento da pesquisa foram realizadas 6 (seis) observações de aulas do professor de ciências da EJA,os objetivos dessas observações foram analisar as interações que são construídas entre o professor, os estudantes e os conteúdos trabalhados; identificar a metodologia e didática aplicada pelo docente, proporcionando reflexões sobre o ensino de ciências na EJA. Os critérios avaliados, priorizaram as discussões e questionamentos entre o professor e os discentes, e também as metodologias empregadas para ministração de aulas, melhorando o processo ensino aprendizagem. Foi aplicado um questionário com 17 questões para os alunos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir dos dados obtidos, observou-se que a maioria dos pesquisados, afirmou possuir dificuldades de aprendizagem em Ciências (69%), e que uma grande parte dos alunos não tem fundamentos alicerçado nos conhecimentos de Ciências (87 %). Alguns discentes citaram “não entender o que o professor explica”, também foi mencionados os principais problemas na sala de aula, relacionado à precariedade em recursos didáticos e condições inadequadas de trabalhos durante a aula o que desestimula o interesse pelo processo de ensino-aprendizagem. Há muitos fatores que dificultam à aprendizagem dos Jovens e Adultos, um deles é o despreparo do educador sem formação específica na área, e por isso as aulas não tem estratégias nem didática que promovam a atividade cognitiva do educando; outra questão é a metodologia do professor que não visa uma aprendizagem significativa contextualizada, onde os educandos se relacionam com o saber. COSTA, SANTOS e et al (2011).

CONCLUSÕES: A realização desta pesquisa foi muito proveitosa, fizemos uma reflexão dessa modalidade educacional. Concluindo que, através desta atividade conseguimos entender um pouco mais a respeito da Educação de Jovens e Adultos, infelizmente ainda possui uma lacuna e certo preconceito em nosso país. Vivenciamos a realidade do EJA na escola dentro do seu contexto, tivemos a oportunidade de ouvimos depoimentos reais dos discentes que estudam neste ensino. É de suma importância para nós acadêmicos de Química e futuros educadores, vivenciar momentos e diferentes realidades dentro de nossa profissão.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: COSTA, S. J. D.; STRIDER, D. M. O ensino de Ciencias e a educação de jovens e adultos – caminhos para a formação da cultura cientifica http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/1/Artigo%2020.pdf
Acesso em 20 de fevereiro de 2013.
COSTA, SANTOS e et al. Dificuldades de aprendizagem no ensino de ciências em uma turma de EJA da rede pública de Teresina-PI
http://www.sbpcnet.org.br/livro/63ra/resumos/resumos/6645.htm
Acesso em 16 de abril de 2013.
RIBEIRO, V. M. https://docs.google.com/file/d/0B9e0dW_jtY4TTGRKX0MxbDR2M2s/edit?pli=1
Acesso em 10 de abril de 2013.

SANTOS, P. O. ; BISPO, J. dos S. https://docs.google.com/file/d/0B9e0dW_jtY4TTGRKX0MxbDR2M2s/edit?pli=1
Acesso em 12 de maio de 2013.