11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: UM POSSÍVEL MODELO ATÔMICO BRASILEIRO EM LIVROS DE QUÍMCA DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: Furtado, N.J.S. (UFPI) ; Soares, M.F.C. (IFPI)

RESUMO: Quem foi Theodoro Augusto Ramos? Será possível que um brasileiro possa ter dado uma contribuição significativa para a compreensão da Estrutura Atômica da matéria? Este trabalho busca conhecer se os livros de Química trazem alguma informação sobre um possível modelo atômico brasileiro proposto por Theodoro Augusto Ramos, sugerindo que esse conteúdo seja incluso (pelo menos em título de curiosidade científica) nos livros didáticos de Química do Ensino Médio.

PALAVRAS CHAVES: O Átomo de Theodoro Ramos; Pesquisa em Química; Reconhecimento Científico

INTRODUÇÃO: Ao estudar Estrutura Atômica da Matéria em aulas de Química no Ensino Médio é comum a abordagem e contextualização de alguns modelos atômicos, que tentaram compreender o comportamento do átomo, merecendo destaque no final da década de 1920 os modelos do dinamarquês Niels Bohr e Amold Sommerfeld. No entanto, eles não foram os únicos, nessa mesma época, a propor uma resposta para o comportamento Atomístico da matéria. Ao contrário do senso comum o Brasil produziu um cientista, que no final da década de 1920 propôs uma resposta para o funcionamento e estrutura da matéria, este brasileiro chamava-se Theodoro Augusto Ramos (1895-1936), pois numa época em que sequer existiam computadores, ele foi capaz de dar uma explicação bastante complexa para o comportamento do átomo de Hidrogênio, sendo o primeiro a aplicar a Teoria da Relatividade Geral em sistemas atômicos (BONI e GOLDANI, 2007). Os conhecimentos básicos sobre Estrutura Atômica da Matéria são expressos em livros didáticos de Química, sendo as informações contidas nestes livros essenciais para que muitos discentes e docentes conheçam os acontecimentos envolvidos na evolução do conhecimento científico, assim como seus principais protagonistas. É importante investigar se as informações relacionadas ao átomo de Theodoro Ramos (um possível modelo atômico brasileiro) e os motivos que influenciaram para o não reconhecimento desse modelo atômico, estão presentes em livros didáticos de Química do Ensino Médio, pois esses livros são usados por docentes e discentes como fontes de informações. Sobre essas bases o presente estudo objetiva-se conhecer qual (is) livros didáticos de Química faz (em) alguma referência ao estudo de Theodoro Augusto Ramos, levantando os motivos do não reconhecido científico de seu modelo atômico.

MATERIAL E MÉTODOS: Este estudo foi realizado entre os meses de Julho de 2012 a Março de 2013, na cidade de Parnaíba-PI. A investigação da presença de informações sobre o átomo de Theodoro Ramos nasceu de uma atividade de pesquisa em livros didáticos de Química do Ensino Médio, esta desenvolvida no PIBID em Química do IFPI, Campus Parnaíba-PI. A metodologia utilizada foi dividida em duas partes: A primeira direcionou-se para uma investigação em 18 livros didáticos de Química da 1ª série do Ensino Médio (não foram analisados livros em volume único, pois estão em condições diferenciadas). Os livros analisados pertencentes a autores diferentes, que na grande maioria são renomados, no que tange a publicação de livros didáticos de Química para o Ensino Médio. O foco de estudo nos livros foi o conteúdo Estrutura Atômica da Matéria, onde investigou-se se havia alguma tipo de informação sobre o átomo de Theodoro Ramos, pelo menos em título de curiosidades científica. Nessa primeira parte, os resultados foram mostrados em função de um levantamento percentual do número de livros que faz(em) alguma citação (pelo menos a título de curiosidade científica) sobre o átomo de Theodoro Ramos, em relação a amostra 18(100%) livros. No segundo momento realizou-se uma pesquisa sobre a contribuição dada por Theodoro Augusto Ramos na compreensão da Estrutura Atômica do átomo de Hidrogênio, onde mostrou-se alguns motivos que contribuíram para que esse modelo atômico não tenha sido reconhecido em âmbito científico. Realizou-se também uma comparação entre o estudo de Theodoro com o de Amold Sommerfeld, pois ambos na mesma época desenvolveram trabalhos semelhantes sobre estrutura atômica da matéria.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A análise dos 18 (100%) livros didáticos de Química mostraram que apenas 01 (5,56%) faz citação ao possível modelo atômico brasileiro. Isto significa que 17 (94,44 %) dos livros analisados não descrevem nenhuma espécie de informação sobre o átomo de Theodoro Ramos, incluindo nesses dados percentuais os livros de autores renomados, no que tange à publicação de livros didáticos de Química para o Ensino Médio, tais como: Feltre, Tito e Canto, Sardela, Marta Reis e etc. O livro que traz informações sobre o possível modelo atômico brasileiro tem como título: Introdução Clássica a Química Geral, com lançamento de sua primeira edição em 2007, autoria de: Boni e Goldani, que são autores novos na publicação de livros didáticos de Química para o Ensino Médio. Isso revela que o átomo de Theodoro Ramos é desconhecido para muitos estudantes e professores, e até para muitos autores renomados na publicação de livros didáticos de Química para o Ensino Médio. Em relação ao baixo reconhecimento histórico dado, esse pode ser explicado pelo fato de Theodoro Ramos ter descrito (Teoria da Relatividade Geral) um fenômeno apresentado de maneira diferente (Teoria da Relatividade Restrita) por Arnold Sommerfeld, que na época era um cientista famoso e com mais prestígio. Outro motivo foi em relação à publicação do artigo A Theoria da Relatividade e as Raias Espectraes do Hydrogenio que foi realizada em 1923, no entanto, o artigo só foi reproduzido no primeiro número dos Anais da Academia Brasileira de Ciências em 1929, quando o assunto já estava superado. Se Theodoro Ramos tivesse submetido seu artigo a uma revista de grande penetração internacional seu trabalho seria hoje citado em livros que tratam da estrutura atômica da matéria (STUDART; COSTA; MOREIR, 2004).

CONCLUSÕES: Apenas 01(5,56%) dos livros analisados faz algum tipo de referência ao possível modelo atômico brasileiro. O átomo de Theodoro Augusto Ramos é desconhecido para muitos professores de Química, estudantes e para grande maioria de autores de livros didáticos de Química. As pesquisas bibliográficas em Química são relevantes para conhecer questões científicas como a apresentada neste trabalho. Este estudo propõe que as informações sobre o possível modelo atômico brasileiro seja inclusa (pelo menos em título de curiosidade científica) nos livros didáticos de Química do Ensino Médio.

AGRADECIMENTOS: A Capes em nome do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID) em Química do IFPI-Parnaíba

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BONI, L. A. B.; GOLDANI, E. Introdução Clássica a Química Geral. 1. ed. Porto Alegre, Tchê Química Cons. Educ. LTDA, 2007.

LOPES, A. R. C. Livros didáticos: obstáculos ao aprendizado da Ciência Química. Química Nova, v. 15, n. 3, p. 254-261, 1992.

RAMOS, T. A. A Theoria da Relatividade e as Raias Espectraes do Hydrogenio. Revista Polytechnica, n. 74, p. 181-188, 1923.

STUDART, N.; COSTA, R. C. T.; MOREIR, I. C. Notas da História da Física no Brasil: Theodoro Ramos e os Primórdios da Física Moderna no Brasil. Física na Escola, v. 5, n. 2, 2004.
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