11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: Contribuição dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Química Industrial da UEPB na Produção de Artigos Científicos

AUTORES: Brito, I.P. (UEPB) ; Brito, F.C.P. (SEDUC/PMCG)

RESUMO: O objetivo principal desta pesquisa é quantificar o percentual dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), dos últimos 12 anos (2001-2012), do curso de graduação em Química Industrial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que originaram artigos publicados em anais de eventos científicos ou em revistas científicas especializadas. Foi feito um levantamento dos TCCs no acervo da Biblioteca Central da UEPB e nos Currículos Lattes dos professores e graduandos do curso. Verificou- se que 38,7% dos TCCs fomentaram artigos em anais de eventos e 9,7% em revistas, totalizando 48,4% dos TCCs. Portanto, conclui-se que quase 50% dos TCCs contribuíram para algum tipo de publicação científica.

PALAVRAS CHAVES: TCC; ensino; pesquisa científica

INTRODUÇÃO: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é de fundamental importância para o desenvolvimento acadêmico do aluno. Em geral, o TCC explora um assunto único, no qual o graduando deve aprofundar-se. Além disso, o TCC leva o aluno a cumprir normas previamente estabelecidas e seguir as regras de elaboração de um trabalho acadêmico. O TCC também contribui para elevar o padrão de ensino da faculdade, pois um bom TCC é ótimo tanto para o aluno como para o Curso. É salutar mencionar que a importância do TCC no universo acadêmico tem sido o objetivo de muitos trabalhos e artigos científicos, como por exemplo, FERREIRA et al. (2008), FAUSTINI e VILLAR (2009), BIM (2012), GEDRAITE et al. (2012), entre outros. GEDRAITE et al. (2012) ainda mencionaram que as vezes o TCC leva a publicação de artigos científicos, contribuindo para o currículo do discente e do professor orientador. É oportuno salientar que os TCCs que não levam a publicação de artigos também são importantes e contribuem para o currículo dos alunos e dos professores, pois, em geral, estes trabalhos cumprem uma função acadêmica, técnica e científica relevante para o aluno, o professor orientador e o curso, independente de sua publicação como artigo científico ou não. Entretanto, se é desejo do aluno ou professor publicá-lo é interessante que o faça. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo verificar qual o percentual dos TCCs, nos últimos 12 anos (2001-2012), do curso de graduação em Química Industrial da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que originaram artigos científicos publicados em anais de eventos do tipo Congresso, Simpósio, Workshop e assemelhados ou em revista científicas especializadas.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente, foi feito um levantamento dos TCCs do curso de Química Industrial da UEPB no acervo On-line TCCs do Sistema Integrado de Bibliotecas da UEPB, nas fichas catalográficas da Biblioteca Central da Universidade e nos Currículos Lattes dos professores do curso. Em seguida, foram escolhidos aleatoriamente 62 (sessenta e dois) TCCs. De posse dos TCCs selecionados foi feita uma procura nos Currículos Lattes do CNPq dos professores orientadores e dos graduandos, verificando quais deles tinham gerados artigos publicados em anais de eventos ou em revistas científicas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dos TCCs analisados verificou-se que 48,4% foram oriundos ou originaram algum tipo de publicação científica, destes 38,7% foram publicados em anais de eventos científicos diversos e 9,7% em revista. Dos TCCs publicados em Revistas, três foram na revista Higiene Alimentar ISSN 0101-9171, dois na Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental ISSN 1807-1929 e um na Revista Verde Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável ISSN 1981-8203. Estas três revistas são indexadas em mais de um sistema de indexação. Para comparar estes dados com os de outros cursos no Brasil, foi realizado um levantamento e não foi encontrada nenhuma publicação que trate da origem ou destino do TCCs, como uma publicação cientifica para os cursos de Graduação de Química Industrial, Engenharia Química e Licenciatura em Química. Foram encontrados cursos de outras áreas do conhecimento, tais como: Serviço Social, curso localizado na Região Sul do Brasil (FAUSTINI & VILLAR, 2009) e Administração, cursos de instituições de ensino superior na cidade de Fortaleza (COSTA, 2008). Vale ressaltar que os trabalhos de COSTA (2008) e FAUSTINI e VILLAR (2009) apresentam resultados qualitativos e não quantitativos. Entretanto, pelas análises dos autores percebe-se que os TCCs do Curso de Serviço Social proporcionaram um número de publicações científicas semelhantes ao de Química Industrial da UEPB, em relação aos cursos de Administração verificou-se poucas publicações científicas oriundas dos TCCs. Ressalta-se que os TCCs que não produziram publicações em anais de eventos e em revistas científicas têm o mesmo grau de grandeza e relevância na formação acadêmica dos alunos quanto àqueles que produziram.

CONCLUSÕES: Em geral, 38,7% dos TCCs de Graduação de Química Industrial da UEPB geraram publicações científicas em anais de congressos, simpósios, workshop ou assemelhados. Enquanto, 9,7% produziram publicações em revistas científicas indexadas em mais de um sistema de indexação. Portanto, 48,4% dos TCCs do curso são vinculados com publicações cientificas diversas. Conclui-se que quase 50% dos TCCs contribuíram para a produção de artigos científicos em anais de eventos e revistas.

AGRADECIMENTOS: À Biblioteca Central da UEPB. Ao revisor anônimo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BIM, R. H. Temática dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) Produzidos por Acadêmicos de Educação Física. Revista Diálogos & Saberes, v. 8, n. 1, p. 233-246, 2012.
COSTA, F. J. Um Análise da Formação Científica em Cursos de Graduação em Administração: A Perspectiva dos Alunos. Revista de Gestão USP, v. 15, n. 1, p. 47-60, janeiro/março, 2008.
FAUSTINI, M. S. A.; VILLAR, V. L. C. Formação Profissional em Serviço Social - uma ênfase no processo de construção do TCC. Revista Pedagógica, v. 2, n. 23, p. 252-273, 2009.
FERREIRA, A. L.; SOUZA, D. K. T.; SANTOS, F. C. P. Contribuição do Trabalho de Conclusão de Curso na Formação do Pesquisador em Educação Física. MOVIMENTUM - Revista Digital de Educação Física. v.3, n.1, fev./jul., 2008.
GEDRAITE, R.; NEIRO, S. M. S.; KUNIGK, L. O TCC como Ferramenta Alavancadora do Processo de Ensino e Aprendizagem. IN: FÓRUM INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICA DOCENTE UNIVERSITÁRIA, 2, 2012, Uberlândia. Anais. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2012. p. 515-522.