11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: O USO DA INFORMÁTICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE QUÍMICA.

AUTORES: Rocha, S.F. (IFPI) ; Coelho, A.S.L. (IFPI) ; Coelho, E.R. (UFPI) ; Lima, M.J. (IFPI) ; Araujo, J.L. (IFPI) ; Silva, S.R. (IFPI) ; Passos, M.H.S. (IFPI)

RESUMO: O presente trabalho procura analisar a utilização do computador como recurso pedagógico para a aprendizagem dos alunos nas aulas de Química. Atualmente, há uma grande preocupação dos professores de Química nas metodologias, que devem procurar formas que dinamizem o aprendizado dos alunos. Como metodologia adotou-se a pesquisa de campo e pesquisas bibliográficas, os métodos utilizados foram as coletas de dados, através de questionários com professores da Escola Estadual Antônio Gentil Dantas Sobrinho,na Cidade de Pimenteiras - PI. E também observações sobre a utilização do computador nas aulas de Química, visando melhorar a compreensão do aluno e preparando para uma sociedade informatizada.

PALAVRAS CHAVES: Informática; Ensino; aprendizagem

INTRODUÇÃO: Atualmente, percebemos o avanço tecnológico, que aumenta a cada dia, e a falta desse conhecimento faz as pessoas afastar sucessivamente da realidade do mundo. É muito importante a introdução da informática na educação de uma forma correta, pois auxilia na aprendizagem, sem uma orientação adequada não será utilizada como forma de construção do conhecimento. O ensino da Química em nossa região é bastante deficiente devido à falta de profissionais capacitados na área, e principalmente a não utilização dos recursos tecnológicos como ferramenta da aprendizagem (Nascimento e Medeiros, 2010). É perceptível que existe uma grande necessidade de se desenvolver métodos de ensino que proporcionem o aprendizado da Química, estimulando o interesse dos alunos por essa Ciência que está presente no nosso cotidiano. Para Valente (1999, p. 22). A informática está entrando na educação para se transpor as fronteiras do educar convencional evoluindo assim o método de ensino, propiciando ao educando mais eficiência na construção do conhecimento acelerando seu aprendizado e consequentemente tornando a educação mais sólida.

MATERIAL E MÉTODOS: O desenvolvimento da pesquisa teve abordagem qualitativa. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, utilizando os seguintes instrumentos: Livros, revistas, documentos e sites na internet que mencionam o referido assunto no período de maio de 2013. Na pesquisa de campo foi aplicado um questionário com os professores de Química, da Escola Estadual Antônio Gentil Dantas Sobrinho, ,na cidade de Pimenteiras - PI.O questionário abordou a temática referente ao conceito e o uso da informática,como recurso pedagógico nas aulas de Química, e sua importância no processo de ensino aprendizagem. Buscando sondar as concepções dos docentes a cerca da informática no ensino de química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir dos dados obtidos, observou-se que a maioria dos professores de Química,(75%) utilizam o computador na sua vida diária, mas não como ferramenta pedagógica no ambiente escolar. Sendo que(90%) dos pesquisados afirmaram a importância da informática como recurso inovador na sala de aula, que auxilia no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Foi constatado que os professores dessa escola estadual não conhecem a existência de um software específico para as aulas de Química.Segundo os professores, na sala de informática são poucos os computadores que funcionam por não possuir profissionais qualificados para manutenção do mesmo. Observa-se que os professores não estão preparados para utilização de software no ensino da Química, não aproveitando esse recurso tão atual e presente na vida dos discentes. É importante que o Governo ofereça cursos de capacitação para utilização do laboratório de informática da escola, principalmente direcionado ao ensino de Química e também as áreas afins, com o objetivo de promover a construção do conhecimento e aprendizagem do aluno de forma prazerosa e dinâmica.

CONCLUSÕES: Através desse estudo, podemos constatar que a uma sala de informática na escola estadual Antônio Gentil Dantas Sobrinho,na cidade de Pimenteiras – PI, porém os professores de Química não utilizam os computadores (software) como recursos pedagógicos no ensino de Química, pois a uma grande deficiência, caracterizado pela falta de capacitação dos profissionais.A metodologia de trabalho que insere o uso do computador no processo ensino aprendizagem. No entanto, embora em passos lentos, os avanços tecnológicos vem aos poucos, sendo introduzidos a informática na educação.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: NASCIMENTO, E.D; MEDEIROS, N.E. O Uso da Informática como Recurso Pedagógico no Ensino da Química.
Disponível : http://www.abq.org.br/cbq/2010/trabalhos/6/6-257-8367.htm
Acesso em: 15/04/2013

RIBEIRO, João, Revista de Educação e Informática n. 14. São Paulo, p. 35-38. dez. 2000.


VALENTE, José Armando. "O Computador na Sociedade do Conhecimento: Informática na Educação no Brasil". OEA_NIED/UNICAMP, Campinas-SP, Estação Palavra 1999 p. 10-22.