11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: O TRABALHO DO QUÍMICO: ÉTICA, AMBIENTE, SEGURANÇA E A ECONOMIA-POLÍTICA

AUTORES: Moradillo, E. (UFBA) ; Pimentel, H. (UFBA)

RESUMO: Os aspectos éticos, ambientais e de segurança no trabalho em química e suas relações com a economia-política, são discutidos num curso, através de uma abordagem sócio-histórica, visando a compreender como as determinações materiais de produção e reprodução da vida condicionam, de forma reflexiva, outras dimensões da vida social. A química é analisada como ciência, nos seus aspectos econômicos, éticos, políticos e epistemológicos, em articulação com a totalidade social, tendo o trabalho como fundante do ser social. Assim, o papel da química na produção industrial, a evolução do trabalho em química e seu reflexo no ambiente, são discutidos levando a conclusão da impossibilidade de um desenvolvimento sustentável nessa matriz social de relações capitalistas de produção e reprodução da vida.

PALAVRAS CHAVES: trabalho do químico; ambiente; economia-política

INTRODUÇÃO: Em decorrência da reforma curricular dos cursos de química da Ufba, recentemente oferecemos um componente curricular na forma de Tópicos Especiais em Química, denominado de O trabalho do Químico: ética, ambiente, segurança e suas interfaces com a economia-política, oferecido para alunos de graduação. Nesse curso o tetraedro do trabalho em química, fundamentado nos aspectos de segurança, ética e ambiente, é relacionado com a economia política. Essa relação da química com a economia-política é despercebida, ou vista de forma ingênua pela maioria dos nossos alunos. Durante o curso de graduação em química, não são disponibilizados disciplinas ou conteúdos que discutam e relacionem os mais simples até os mais complexos atos do exercício profissional ou do uso da ciência na tecnologia e seus desdobramentos na reprodução e manutenção da vida. O espaço universitário oferece oportunidade para que docentes e discentes possam discutir essas relações e compreender a importância de conhecer sobre a ciência química em conexão com outras áreas de conhecimento e atividade humana. No mundo atual, a educação científica é necessária para que as pessoas possam compreender, explicar, criticar e intervir para transformar a sociedade em que vivem. Para tanto, é preciso que se compreenda a ciência no conjunto da cultura, em interação com outros conhecimentos. A história, a epistemologia e os significados contemporâneos de ciência, conhecimento, cultura e educação, aliados a debates sobre as questões éticas e tecnológicas surgidas com o modo de produção da sociedade moderna e sua recente reestruturação produtiva, destacam-se como fundamentais para o ensino atual de segurança química e do trabalho do químico, com o objetivo de superar esse estágio atual da realidade humana de degradação do ser social e da natureza.

MATERIAL E MÉTODOS: O curso, dividido em seis módulos, utiliza uma abordagem sócio-histórica, onde são discutidos os aspectos éticos, ambientais e de segurança no trabalho em química e suas relações com a economia-política, de forma a compreender como as determinações materiais de produção e reprodução da vida condicionam outras dimensões da vida social. Na Parte I, são discutidos vários aspectos sobre o trabalho em química, com enfoque à segurança química e sua relação com a produção de bens. Os itens discutidos são: Trabalho em química – análise sócio-histórica; Superestrutura e infra-estrutura da química; Concepções de ambiente – legislação ambiental; Produção industrial – reflexos no ambiente; Profissional da química – legislação, conselhos e ética; Segurança química: a) Causas dos acidentes e riscos químicos; b) Laboratório químico: política de segurança na rotina e nas ações de emergência; c) Substância química: classificação, rotulagem, manipulação, descarte, armazenamento e transporte; e d) Química do consumidor – produtos de uso doméstico. Na Parte II, o curso é desenvolvido com a integração de conteúdos relativos à fundamentação teórica da economia-política, com utilização dos capítulos do livro “Economia Política: uma introdução crítica, que engloba os conteúdos: Trabalho, sociedade e valor; Categorias da (crítica da) economia política; Produção de mercadorias e o modo de produção capitalista; O modo de produção capitalista: a exploração do trabalho; Acumulação capitalista e o movimento do capital; Mais valia, lucro e queda da taxa de lucro; As crises e contradições do capitalismo; O imperialismo; e O capitalismo contemporâneo. A avaliação é processual, podendo ser utilizados instrumentos como relatórios, resenhas, resumos, testes, apresentações orais e outros.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Nesse curso os alunos ampliam a sua visão de mundo ao desenvolver uma compreensão de homem, natureza e de sua relação através de uma abordagem histórica, produzindo novos instrumentos de pensamento que entenda a realidade social como totalidade. Assim, eles podem criar nexos e relações em o lógico e o histórico, entre o particular e a totalidade social, entendendo a química como uma atividade humana, fruto da práxis social. Compreendem, portanto, que o trabalho do químico faz parte de uma totalidade social e que não está isento das relações reflexivas com a base econômica da sociedade. Compreendem a ética como essencial na valorização e preservação da vida. Analisam a degradação ambiental sob os pontos de vista histórico e epistemológico e a partir da base econômica, onde a agressão ambiental é um dos aspectos de sua totalidade. Analisam criticamente o papel da química como ciência e sua relação com o modo de produção da sociedade moderna e contemporânea. Analisam o uso do laboratório face à necessidade da redução do consumo e descarte de substâncias químicas de forma a minimizar os efeitos no ambiente. Avaliam o ambiente físico e social do laboratório com vistas à saúde e segurança dos usuários e da coletividade. Caracterizam os riscos envolvidos no trabalho em química, no armazenamento e no transporte de substâncias, e os possíveis impactos ambientais. Dessa forma pretendemos formar profissionais da química que superem a visão reducionista de tratar a questão ambiental no seu tripé predominante: química/poluição/ambiente, que vejam a química como uma atividade humana em seu movimento histórico, dentro de relações sociais, e que entendam o trabalho em química como mais uma atividade humana, que, em última instância, tem como objetivo a preservação da vida e não do capital.

CONCLUSÕES: Neste curso, o trabalho em química, ética, segurança e ambiente foram discutidos de forma integrada, ultrapassando a visão estritamente técnica de segurança, levando a uma compreensão da atividade química como um dos aspectos dos diversos campos de conhecimento, e que não está dissociado da totalidade social, que tem na economia-política o momento predominante. Dessa forma, foi possível elevar o pensamento teórico-prático dos alunos dos cursos de química, disponibilizando uma forma de conhecimento que articula o lógico e o histórico, a parte e a totalidade social, ou melhor, o particular e o geral da práxis humana. Por fim, concluímos da impossibilidade de um desenvolvimento sustentável nessa matriz social de relações capitalistas de produção e reprodução da vida.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ABIQUIM - Associação Brasileira da Indústria Química. Manual de emergências: para atendimento com produtos perigosos. São Paulo: Abiquim (www.abiquim.org.br), [199?].

CARVALHO, Paulo Roberto de. Boas práticas químicas em biossegurança. Rio de Janeiro: Interciência, 1999.

CIENFUEGOS, Freddy. Segurança no laboratório. Rio de Janeiro: Interciência, 2001.

NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia política: uma introdução crítica. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2009.