11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A ELETROQUÍMICA NA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE DAS METODOLOGIAS DE ENSINO DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE PICOS-PI

AUTORES: Araújo, J.L. (IFPI) ; Lima, M.J. (IFPI) ; Lima, K.K. (IFPI) ; Carvalho, J.A. (IFPI) ; Coelho, A.S.L. (IFPI) ; Rocha, S.F. (IFPI) ; Neto, W.D.A. (IFPI) ; Passos, M.H.S. (IFPI)

RESUMO: O presente trabalho visa identificar a metodologia de ensino utilizada pelos professores da rede estadual de Picos-PI, analisando como cada professor expõe o conteúdo escolhido, e os recursos que utilizam com o intuito de potencializar o aprendizado dos alunos. Para isso foi aplicado um questionário com esses educadores. Constatou-se que a maioria dos docentes utilizam recursos que auxiliam na melhor absorção dos conteúdos pelos discentes não se limitando ao uso monótono de quadro-pincel.

PALAVRAS CHAVES: metodologias; professores; aprendizado

INTRODUÇÃO: O ensino da Química vem atraindo, ao longo do tempo, uma série de debates e discussões a respeito de novos métodos que facilitem a exposição de conteúdos de forma interessante para que o aluno invista maior atenção na aula. A partir disso, surge a necessidade do educador utilizar formas práticas que estejam adequadas com a realidade dos alunos e que possibilitem o entendimento destes em relação à importância da Química e assimilação de seus conteúdos. Como expõe Zulane (2000 apud ZULIANE, 2009) em seu artigo: A função do professor passa a ser de orientar e desmistificar todo o paradigma que envolve o ensino de Química, levando aos alunos problemas reais do cotidiano. Para resolvê-los, os conceitos da disciplina serão elaborados pelos próprios alunos com a orientação do professor, a fim de que ocorra a construção do conhecimento de maneira adequada. Assim, o presente trabalho busca investigar como o conteúdo alvo da pesquisa tem sido abordado nas escolas estaduais, e como os professores agem em sala de aula pensando no processo de aprendizagem dos alunos, a fim de que estes desenvolvam sua autonomia intelectual com a disciplina, pois, de acordo com SUOTA & WISNIEWSKI (2008 apud FRANÇA, 2012), a Ciência Química desempenha um grande papel na construção do conhecimento de cada cidadão

MATERIAL E MÉTODOS: Essa pesquisa consistiu na aplicação de um questionário em 4 ( quatro) escolas estaduais, na cidade de Picos – PI, com 4 (quatro) professores de Química. O questionário contém 4 (quatro) questões a saber: 1) Como você ministra o conteúdo? 2) Você contextualiza o assunto com o cotidiano do aluno? 3) Você usa algum artifício para ajudar no aprendizado? Se usa, quais? 4) Com o uso desses artifícios foi observado algum progresso nos alunos?

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Quando questionados como ministram o conteúdo a maioria dos professores responderam que utilizam recursos inovadores como: observar como metais e substâncias reagem em um mesmo intervalo de tempo e também investigando como se forma a ferrugem. Cerca de 25% dos docentes declararam seguir apenas o livro didáticos. Em relação à contextualização com o dia-a-dia do aluno uma porcentagem esmagadora aplica essa ideia. Para ajudar no processo de fortalecimento do aprendizado são utilizados experimentos aproveitando materiais de baixo custo, tendo como resultado uma grande interação entre os alunos e o conhecimento sobre a eletroquímica.

CONCLUSÕES: Com isso, foi percebido percebeu-se um amadurecimento da metodologia aplicada pelos docentes e uma prévia consciência da necessidade de inovações no processo de ensino-aprendizagem. Isso promove uma maior interação entre os alunos e a disciplina, ou seja, essas mudanças na forma de dar aula são um importante auxílio na assimilação dos principais conteúdos melhorando o rendimento dos alunos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BIANCHINI, T. B.; ZULIANI, S.R.Q.; A investigação Orientada como instrumento para o ensino de eletroquímica. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/266.pdf>. Acessado em: 21 de maio de 2013.

FRAGAL, V. et al. Uma proposta alternativa para o ensino de eletroquímica sobre a reatividade de metais Revista Química Nova na Escola, vol. 33 ,n°04, novembro, 2011, p. 216 a 222, São Paulo.
Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc33_4/216-RSA-8910.pdf>.
Acesso em: 25 de maio de 2013.

FRANÇA, M. C; ROLIM,L , et al. Recurso didático alternativo para aula de eletroquímica. In: Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica ,2.,2012, Rio Grande do Sul. Disponível em:<http://www.santoangelo.uri.br/ciecitec/anaisciecitec/2012/resumos/REL_EXP_POSTER/poster_exp8.pdf> Acessado em 23 de maio de 2013.