11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA QUÍMICA VERDE NO LABORATÓRIO ESCOLAR: DISCUSSÃO SOBRE SITUAÇÕES REAIS E HIPOTÉTICAS

AUTORES: Silva, V.M.P. (UFPA) ; Figueiredo, P.L.B. (UFPA) ; Machado, A.G.S. (UFPA) ; Muniz, A.S. (UEPA) ; Turiel, N.A. (UFPA E SEDUC-PA)

RESUMO: O novo pensamento científico incentiva a implantação da Química Verde nos currículos e na prática científica. O objetivo principal deste trabalho consistiu em discutir situações reais e hipotéticas relacionadas a experimentos químicos quanto aos princípios da Química Verde, a fim de desmistificar conceitos irreais sobre Química, debater questões ambientais, abordar sobre tratamento de resíduos, conhecer métodos científicos, diminuir os riscos de acidentes por manipulações curiosas dos alunos. Os alunos concluíram que os experimentos, produtos e efeitos tóxicos/poluidores devem ser planejados quanto aos princípios da Química Verde: se obedecem aos 12 princípios, então pode ser viável de ser realizado no laboratório; caso contrário, não poderá ser realizado.

PALAVRAS CHAVES: química verde; laboratório escolar; aprendizagem de química

INTRODUÇÃO: Dentro dos princípios da necessidade de um desenvolvimento sustentável, tem-se como regra que a química deve manter e melhorar a qualidade de vida. O grande desafio é a continuidade do desenvolvimento, diminuindo os danos causados ao meio ambiente. Tal fato requer uma nova conduta química para o aprimoramento dos processos, com o objetivo fundamental da geração cada vez menor de resíduos e efluentes tóxicos, bem como da menor produção de gases indesejáveis ao ambiente. Este novo caminho a ser delineado pela química é denominado como química sustentável ou química verde: “A criação, o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos químicos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias tóxicas”. Assim, a adoção da química verde é só mais uma das iniciativas para a prevenção da poluição desenfreada (PRADO, 2003). O objetivo principal deste trabalho consistiu em discutir situações reais e hipotéticas relacionadas a experimentos químicos quanto aos princípios da Química Verde. A fim de desmistificar conceitos irreais sobre química, debater questões ambientais, abordar sobre tratamento de resíduos, conhecer métodos científicos, diminuir os riscos de acidentes por manipulações curiosas dos alunos.

MATERIAL E MÉTODOS: Esse trabalho foi realizado no laboratório multidisciplinar da Escola Estadual Paulino de Brito, em Belém-PA. O público-alvo foram alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, 1°, 2° e 3° anos do Ensino Médio. Foram elaborados dois textos: o primeiro contendo os 12 princípios da Química Verde, com a linguagem adaptada para alunos do Ensino Fundamental e Médio. O segundo texto descrevia situações reais e hipotéticas de experimentos, aulas práticas, atividades de laboratório e industriais. Foram descritas 10 “situações”, que foram divididas em equipes. Cada situação era analisada quanto aos princípios da Química Verde descritos no texto anterior. Os quesitos para reflexão foram quanto a seguir ou não os princípios e a descrição destes. Após essa etapa, as equipes socializavam as idéias com os demais alunos e com os professores. E ainda, foi montada uma tabela com os resultados dos debates.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Essa atividade propôs uma conscientização dos alunos a cerca dos experimentos viáveis de serem realizados no laboratório escolar, seguindo um rigor científico. As idéias do senso-comum e propagadas pela mídia a respeito de experimentos puderam ser debatidas. Os alunos concluíram que os experimentos, produtos e efeitos tóxicos/poluidores gerados a partir desses devem ser planejados e analisados quanto aos princípios da Química Verde: se obedecem a todos os 12 princípios, então pode ser viável de ser realizado no laboratório; caso contrário, não poderá ser realizado. Neste gênero, alguns conceitos errôneos sobre Química como sendo “fonte de poluição/contaminação/toxicidade/perigo do planeta”, foram exaustivamente discutidos, a fim incluir novos conceitos como a preocupação com a questão ambiental, produção de lixo desnecessária e tratamento dos resíduos de experimentos.

CONCLUSÕES: Os alunos perceberam que os experimentos de Química devem ser regidos por regras da Química Verde. O debate sobre as situações reais e hipotéticas propostas nesse trabalho e suas respectivas adequações aos 12 princípios da Química Verde permitiu esclarecer dúvidas e curiosidades sobre o caráter pedagógico e científico dos experimentos químicos, além da preocupação ambiental quanto à diminuição da toxicidade, periculosidade e contaminação/poluição a partir de resíduos gerados de atividades químicas.

AGRADECIMENTOS: Escola Estadual Paulino de Brito e a Universidade Federal do Pará

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico; PCN+ ensino médio: orientações curriculares complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza Matemática e suas Tecnologias, Brasília, 2002.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curri¬culares para o Ensino Médio: v. 2, Ciências da Natureza, Mate¬mática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006.

MORAES, R.; Ciência & Educação 2003

SOUZA, N. M.Educação Ambiental:dilemas da prática contemporânea. Rio de Janeiro. Thex Ed. Universidade Estácio de Sá,2000.