11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: O USO DA INTERNET POR ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA-PI: Um caminho para novas metodologias no ensino de Química

AUTORES: Araújo, M.M. (UFPI) ; da Silva, L.K.R. (UESPI) ; Nascimento, L.A. (UFPI) ; Moraes, M.I. (UFPI) ; Paiva, G.M.S. (UFPI) ; Aquino, T.P.B. (UFPI)

RESUMO: A Revolução Digital da década de 1970 e a ampliação do uso da internet nos anos 90 provocaram significativas mudanças nas mais diversas atividades humanas, e até mesmo a educação de Química. Portanto, neste trabalho procurou-se evidenciar a importância do desenvolvimento de metodologias com o uso de tecnologias computacionais. Para tanto, foi aplicado questionários com 96 alunos do nível médio, de duas escolas públicas da capital do Piauí, também foi realizado, em um período de 9 meses, buscas no Google com palavras-chave relacionadas com a Química. Os dados confirmam que os recursos oferecidos pela internet ainda são mau utilizados e que há necessidade de se pensar em estratégias capazes de otimizar os recursos da rede de computadores, para só então poderem ser aplicados em sala de aula.

PALAVRAS CHAVES: Educação em Química; Iternet; Recursos visuais

INTRODUÇÃO: Iniciada no início da década de 1970, a chamada Revolução Digital ganhou força a partir da comercialização da Internet em meados dos anos 1990, provocando significativas mudanças nas mais diversas atividades humanas. A educação é uma das áreas que está sendo consideravelmente afetada por esta onda tecnológica (ABREU et al., 2006). A química apesar de ser uma ciência eminentemente experimental, também tem um lado visual e, já está bem disseminada na Internet. Desta forma estudantes e professores, podem utilizá-las como suporte em suas atividades acadêmicas (VÍTOR, 1998). Procurou-se nesta pesquisa, ponderar sobre o uso da Internet no ensino de Química, em escolas públicas de Teresina-PI, esperando contribuir para aprofundamento da discussão do uso da Internet como uma ferramenta didática na Química para que o professor possa usar em suas atividades, bem como evidenciar a importância do desenvolvimento de metodologias com o uso dessa tecnologia.

MATERIAL E MÉTODOS: Participaram da pesquisa 96 alunos do nível médio de ensino, de duas escolas públicas da capital do Piauí, os alunos participantes da pesquisa têm idades entre 15 e 20 anos. Os dados foram colhidos mediante a aplicação de um questionário durante o período de aulas dos alunos, com o consentimento dos professores responsáveis pelas turmas. O questionário foi composto por perguntas fechadas e abertas. Também foi realizado, num período de 9 meses, buscas no Google com as palavras-chave “Chemistry”, “Química”, “Química, tabela periódica” e “Química, ácidos e bases” para verificar a quantidade de respostas obtidas, nessa ferramenta de busca para cada palavra-chave.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os dados confirmam que há uma grande quantidade de informação disponível para as palavras relacionadas com a Química (Fig. 1). Muitos sites são criados e excluídos diariamente; os alunos não têm orientações de seus professores para usarem a internet adequadamente; 68,2% dos alunos não se aprofundam na leitura das informações contidas nos sites pesquisados; somente 45,5% têm internet em suas residências; 84,4% dos alunos indicaram que gostariam de usar mais a internet em suas atividades acadêmicas, porém a grande maioria recorre ao professor para sanar dúvidas (Fig. 2). Com base nos dados aponta-se que, em uma pesquisa na internet, as palavras-chave devem ser específicas. O professor pode criar uma página na internet para ficar a seu critério a escolha dos conteúdos que o aluno irá ter acesso. Ficou claro que o professor não deve passar para o aluno uma pesquisa de um tópico isolado, pois este deve estar ciente que a internet tem muito mais a oferecer que simplesmente conceitos. O professor, para desenvolver um trabalho com internet deve estar atento as condições socioeconômicos dos seus alunos, bem como a estrutura da escola onde trabalha.

Fig. 1 - Resposta do Google para palavra-chave por mês

Fonte: O autor, 2012.

Fig. 2 - Recursos acessados pelos alunos de Química

Fonte: O autor, 2012

CONCLUSÕES: Nas possíveis metodologias que se podem pensar para o uso da internet no ensino de Química. Ressalta-se para o professor, a importância de orientação quanto aos sites de pesquisa; a necessidade de analisar junto com os alunos os dados levantados e não apenas sugerir uma pesquisa de um tópico isolado na internet.

AGRADECIMENTOS: agradecemos aos alunos e colaboradores que ajudaram na construção deste trabalho, e ao grupo PET-QUÍMICA da UESPI.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ABREU, R. A. S. et al. Mudanças Geradas pela Internet no Cotidiano Escolar: as Reações dos Professores. Paidéia. 2006. p. 193-203.
VÍTOR F. FERREIRA. As Tecnologias Interativas no Ensino. Química Nova. 1998.