11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: TÍTULO: Produção de biodiesel a partir de óleo residual com alunos do 3º ano da EJA e a sala de ciências do SESC

AUTORES: Silva, G. (SESC) ; Silva,, J. (SESC) ; Magalhães, M. (SESC) ; Santos, G. (SESC)

RESUMO: O Projeto foi desenvolvido pelos supervisores da Sala de Ciências e alunos do 3º ano da EJA do SESC Petrolina sob a supervisão pedagógica da coordenadora da sala de ciências Maria Elisangela Magalhães. O objetivo foi mostrar métodos experimentais simples que possam contribuir para melhoraria do processo de ensino-aprendizagem em química, já que se trata de uma disciplina que envolve muitos conteúdos abstratos. Toda a teoria vivenciada em sala pode ser demonstrada em um experimento bastante simples através do qual se obteve biodiesel utilizando óleo de fritura usado, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar na prática conteúdos como: funções inorgânicas e orgânicas, reações químicas, normas de segurança no laboratório de química e reconhecimento de vidrarias.

PALAVRAS CHAVES: química; biodiesel; energia renovável

INTRODUÇÃO: O biodiesel é definido quimicamente como uma mistura de ésteres monoalquílicos de ácidos graxos de cadeia longa derivado de fontes de lipídios renováveis, de óleos vegetais tais como: o óleo de soja, girassol, algodão, mamona, entre outros, ou ainda de gorduras animais (COSTA NETO et al., 2000). Um dos métodos mais utilizados na produção de biodiesel é transterificação usando um catalisador básico (NaOH ou KOH). A química é uma ciência que envolve muitos termos abstratos e muitas vezes complexos para o nível de maturidade dos alunos, o que pode tornar-la uma disciplina difícil. Uma das maiores dificuldades dos alunos, em compreender a disciplina, está diretamente relacionado à metodologia de ensino, na maioria dos casos são valorizados métodos de memorização esquecendo que o prazer do aluno está na descoberta. SOUZA e MERÇON (2003) relatam que a qualidade do ensino de química pode ser melhorada através da realização de aulas práticas, como uma forma de contextualizar o conteúdo abordado nas aulas teóricas. As práticas em laboratório permitem ao aluno desenvolver uma reflexão crítica, tornando-o sujeitos ativos que participam da construção do conhecimento através do trabalho em equipe, investigação e discussão de resultados, proporcionando o desenvolvimento cognitivo. Apesar de a maioria das escolas públicas e privadas não possuírem laboratório de química, podem ser desenvolvidos procedimentos experimentais, os quais permitem que o mesmo possa ser realizado na sala de aula utilizando materiais alternativos. Este trabalho tem como objetivo auxiliar na aprendizagem dos alunos do ensino médio da rede pública de educação, contribuindo para melhor compreensão deste, além de incitar o professorado a ministrar aulas de forma dinâmica e cognitiva.

MATERIAL E MÉTODOS: Inicialmente foi feito um diagnóstico onde pode-se observar as maiores dificuldades dos alunos e o que poderia ser feito para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Através desta exploração, pode-se escolher procedimento experimental mais adequado, seguindo um plano de curso do professor responsável pela disciplina. Em seguida foram abordados conteúdos teóricos, os quais estavam vivenciando naquele período. Segundo LIBÂNEO (1998), o conteúdo determina o método, pois é a base informativa concreta para atingir os objetivos. Na sala de ciências os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as normas de laboratório e em seguida foi iniciado o processo de produção de biodiesel, para isto foi utilizado o óleo residual (óleo de cozinha), o qual foi recolhido pelos próprios alunos. Para iniciar foram pesados 0,7 g de NaOH, 92 g de óleo residual e 59 g de álcool, o óleo foi aquecido a uma temperatura entre 40 e 55 ºC, onde foi adicionado o álcool contendo o catalisador NaOH, o recipiente contendo a mistura foi submetido a agitação durante um período de 1 hora. Após esta etapa, a mistura foi colocada para decantar ficando em repouso por 24 horas, e no final obtém-se o biodiesel e a glicerina. Em um terceiro momento os alunos foram submetidos à produção de um relatório da aula experimental, folderes com o procedimento de produção do biodiesel e em seguida, foi feita uma avaliação em grupo para obtenção de resultados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante o procedimento experimental, os alunos foram submetidos à produção de um relatório, de folderes e uma avaliação em grupo envolvendo os conteúdos vivenciados. Observou-se que os mesmos não apresentou dificuldades na resolução das questões e nem durante a aula no laboratório. O gráfico mostra o desenpenho dos alunos durante a resolução das questões,o grupo 1 representa os alunos que obtiveram notas em torno de 70, o grupo 2 representa àqueles alunos que atingiram médias acima de 60 e o grupo 3 diz respeito aos alunos que atiginram médias acima 90. Pelos resultados mostrados no gráfico, pode-se observar que o experimento foi fundamental no processo de ensino-aprendizagem, pois o desempenho na disciplina de química melhorou muito.

Gráfico

Gráfico 1: Apresenta as notas atingidas pelos alunos.

CONCLUSÕES: Ao final do trabalho de produção do biodiesel foi possível concluir que o ensino de química, quando vivenciado na prática, possibilita uma maior receptividade dos conteúdos por parte dos alunos, contribuindo para o processo de ensino aprendizagem. Foi possível observar também, que os participantes do projeto demonstraram um maior interesse em reutilizar materiais e/ou substâncias que prejudicam o equilíbrio do meio ambiente.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
SOUZA, M. P., MERÇON, F. In: II Simpósio Educação e Sociedade Contemporânea: Desafios e Propostas, 2003, Rio de Janeiro. Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, 2003. Costa Neto et al., 2000; Klippel et al., 2003