11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A Disciplina de LIBRAS - uma discussão com os alunos do curso de licenciatura em química do IFPI

AUTORES: Vieira de Sá Cavalcante, M. (IFPI) ; Batista da Costa, F. (IFPI) ; de Sousa Assunção, P. (IFPI)

RESUMO: O presente trabalho trata de um assunto de fundamental importância para o contexto da educação atual. A partir da Lei 10.436 de abril de 2002 que reconhece a Língua Brasileira de Sinais, regulamentada posteriormente pelo Decreto 5626/05, que obriga a inclusão da disciplina de LIBRAS no curso de formação de professores e no curso de Fonoaudiologia. A pesquisa objetivou uma discussão com alguns alunos do curso de Licenciatura em Química do IFPI que participaram das aulas da disciplina de LIBRAS. Os acadêmicos responderam uma questionário contendo 5 (cinco) perguntas que compreendiam sobre a importância da disciplina; as dificuldades; a eficiência dos conteúdos ministrados; pretensão do aprofundamento da língua e; se estão preparados para receber um aluno surdo em sala de aula.

PALAVRAS CHAVES: Surdos; Disciplina de LIBRAS; Formação de professores

INTRODUÇÃO: A concepção de educação como direito de todos foi assegurada pela Lei 4024/61 da LDB - Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Nos termos da Constituição de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, é dever do Estado estabelecer as pessoas com deficiência no âmbito escolar, além de reconhecer seus direitos como qualquer educando. (TAVARES; CARVALHO, 2010) As diversas formas de inclusão dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE’S) devem ser adaptadas de acordo com o modo de aprendizagem dos alunos, oferecendo-lhes melhor desempenho educacional. A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - é utilizada como meio de comunicação entre os surdos e a sociedade, portanto é uma ferramenta necessária para o acesso à educação (ROSSEN et al., 2012). A lei 10.436 de 22 de abril de 2002, regulamentada pelo Decreto 5626/05 obriga a inclusão da disciplina LIBRAS no currículo nos cursos de Pedagogia, Licenciaturas e Fonoaudiologia. Para os cursos de licenciaturas, o ensino de LIBRAS tem como objetivo a preparação dos futuros professores para que quando vierem a se deparar com alunos surdos, poderão utilizar com mais facilidade essa forma de linguagem promovendo um melhor entendimento de ambos. (TAVARES; CARVALHO, 2010) Este trabalho objetivou uma discussão com acadêmicos do curso de Licenciatura em Química do IFPI a respeito da disciplina de LIBRAS. Investigar quais as impressões destes estudantes com relação aos seguintes critérios: a importância da disciplina para sua a formação como professor; a carga horária e os conteúdos foram o suficiente para o aprendizado básico da língua; dificuldades encontradas no decorrer da disciplina; preparação para ministrar aulas de Química utilizando LIBRAS e; as pretensões de aprofundamento.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho é uma pesquisa de caráter qualitativo que foi realizada junto a graduandos de licenciatura plena em química do Instituto Federal do Piauí – Campus Teresina Central e trata das concepções destes estudantes acerca da importância da disciplina LIBRAS para a formação inicial de futuros professores. Aos 20 (vinte) participantes da pesquisa, foi dada a opção de responder às 5 (cinco) perguntas do questionário (vide anexo) por escrito ou de forma oral registrada em gravações. Destes 20 (vinte) entrevistados, 8 (oito) estão cursando o 8º módulo do curso. A grade curricular destes alunos contemplara 60 horas para a disciplina de LIBRAS. Os demais alunos encontram-se ainda no 6º módulo e para estes alunos, a disciplina de LIBRAS foi ministrada com carga horária de apenas 40 horas. As entrevistas foram realizadas no período de 14 a 16 de janeiro de 2013. Os resultados foram submetidos a analise de conteúdo proposta por Bardin (1977).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A maioria dos alunos afirmou que o professor precisa está preparado para receber alunos surdos na sala de aula, por isso acham a disciplina importante na sua formação. De acordo com Rossi (2011) para que o professor compreenda a importância da LIBRAS é necessário que a Lei que institui a inserção da disciplina ser obrigatória seja cumprida no currículo dos cursos superiores (Decreto 5626/05). Quanto as dificuldades na disciplina, a maioria respondeu que foi aprender os sinais, porque não tiveram contato direto com os surdos. A Língua de Sinais é uma língua como qualquer outra que necessita de muito mais tempo do que algumas semanas ou meses para adquirir seu domínio. (ALMEIDA; VITALIANO, 2012). Dos entrevistados, a maioria respondeu que aprendeu o básico para iniciar apenas uma conversa, quando se perguntou sobre a eficiência do aprendizado da Língua. Para Rossen et. al (2012), a obrigatoriedade da disciplina no curso de Licenciatura seria uma forma de criar laços entre ouvintes e surdos, uma maneira de trabalhar conhecimento seja falado ou sinalizado. Todos os alunos responderam que não estão preparados para ministrar aulas para alunos surdos. O motivo seria a ausência de sinais relacionados com os conteúdos de Química. O maior problema para o ensino de Química utilizando a LIBRAS seria a complexidade da adaptação dos termos e linguagens químicas para os sinais (SOUSA e SILVEIRA, 2010). A maioria dos alunos entrevistados afirmou que gostariam de aprofundar os conhecimentos na área de LIBRAS, porque é uma necessidade profissional. A formação continuada é um compromisso do sistema de ensino com a qualidade de ensino, para que estejam aptos a formular e executar novas práticas pedagógicas (SILVA e SILVA, 2011).

CONCLUSÕES: Para que a inclusão escolar seja bem sucedida, é preciso que os profissionais da educação estejam preparados para atendê-los. A disciplina de LIBRAS implantada no curso de formação de professores tem proporcionado aos estudantes de Licenciatura uma possível preparação para receber alunos surdos, porém é visto que apenas a disciplina cursada não oferece o preparo suficiente para este fim. Os aspirantes a docência não se sentem preparados ao ponto de ensinar os alunos surdos, mas a maioria não pretende se limitar ao que foi ofertado na disciplina. Portanto, os objetivos foram alcançados.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALMEIDA, J. J. F.; VITALIANO, C. R. A disciplina de libras na formaçãoinicial de pedagogos: experiência dos graduandos. 2012.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Edições 70. 3 ed. 1977
ROSSEN, M. E. et al. A impotância das disciplinas obrigatórias de Libras para a formação de professores de Química. 2012.
SILVA, D. C. S.; MELO, E. B.; CAVALCANTE, T. C. F. As filosofia educacionais na educação dos surdos: uma analise da prática docente e da interação do surdo-ouvinte. 2010.
SILVA, L. B.; SILVA, L. B. Incusão dos alunos surdos na Escol Municipal de Ensino Fundamental João Moreira Soares. 2011.
SOUSA, S. F.; SILVEIRA, H. E. Terminologias químicas em Libras: a utilização de sinais na aprendizagem de alunos surdos. Química Nova, v. 33, 2010.
TAVARES, I. M. S.; CARVALHO, T. S. S. Inclusão escolar e a formação de professores para o ensino de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais): do texto oficial ao contexto. 2010.