11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: APRENDENDO QUÍMICA ATRAVÉS DE CORDÉIS

AUTORES: Oliveira, G. (UFRN) ; Oliveira, F. (UFRN) ; Silva, A.F. (IFRN) ; Santos, J. (IFRN)

RESUMO: Partindo do princípio de que os alunos do nono ano estão iniciando um contato mais afundo com a química e que a dificuldade de conseguir acompanhar a disciplina causa certa resistência a aprendizagem da disciplina,deve-se objetivar um ensino que possa contribuir levando para a sala de aula,conteúdos que façam sentido à vida do aluno.Trabalhar com o cordel,incentiva o estabelecimento de conexões entre a química e outras disciplinas.Ao propor este trabalho aos alunos,se oferece a oportunidade de trabalhar vários recursos em termo de aprendizagem,tais como:produção textual,escrita,entender a química como parte do seu cotidiano.A arte,trata de chamar à atenção do aluno,pois propicia uma atividade prazerosa,daí surge a Literatura de Cordel,como meio incentivador para o ensino de quimica

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Químca; Cotodiano; Cordel

INTRODUÇÃO: O Brasil é um país de muitas raças, cultos, tradições e arte muito rica. Trabalharemos em particular a literatura de cordel. Sua produção é simples e sua abrangência alcança todas as classes sociais. A literatura de cordel já vem sendo explorada desde as séries iniciais do Ensino Fundamental. Por que estudar química? Essa é uma pergunta comum entre adolescentes que acham a matéria complicada e de difícil entendimento. O aluno precisa entender melhor o ambiente em que vive, como fazer melhor aproveitamento dele sem prejuízos ao meio ambiente. Diante de todo o contexto mencionado anteriormente nos perguntamos que caminhos podem ser percorridos na busca para alterar as relações estabelecidas pelos professores com seus alunos e seus saberes provenientes da academia, na busca de novas metodologias para o ensino de Química? Segundo Amorim (Citado por BRITO, SOUZA & FREITAS, 2008) menciona que uma das maneiras de romper com as formas tradicionais de produção do conhecimento escolar é introduzir novos conteúdos culturais que interrompam as ações lineares de compreensão da realidade e não penas ilustrá-las ou estimulá-las. A utilização de vivência dos alunos e os fatos do dia-a-dia, permitem construir conhecimentos químicos, mas para isso acontecer é preciso mudanças e interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas utilizadas pelo professor. Assim, o aluno verá que a Química é uma disciplina divertida e atrativa. Surgi então a proposta de utilizar o cordel como recurso metodológico, como veículo interdisciplinar. O público alvo do projeto serão os alunos do 9º ano da escola CDF (Casa do Fera), orientado pelas professoras: Gisleângela Oliveira de Química e Ingrid Karoline de Literatura.

MATERIAL E MÉTODOS: No 1º Trimestre, foi sugerido para os alunos a tarefa de pesquisas. A sala foi dividida em 6 grupos de 8 componentes. Os temas foram propostos pelos próprios alunos. Os temas escolhidos foram: Petróleo, Chuva ácida, Reciclagem, Fabricação do sabão, a Química e suas Substâncias e Pesticidas. A professora de Literatura propôs aos alunos uma oficina de literatura, utilizando o cordel, como estudo; estudar o cordel, a origem, a historia; E desenvolver um projeto "resgatando o cordel" para ser apresentado em sala de aula; Para o 2º Trimestre a proposta foi a elaboração de texto narrativo auxiliados pela professora de português e química; Os alunos com os textos já elaborados, de acordo com o tema escolhido anteriormente e já pesquisado, irão confeccionar os cordéis, ilustrar de acordo com a narrativa. Por fim, a confecção dos cordéis e a exposição que foi realizada durante a semana do folclore.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Trabalhar a química com o cordel incentiva o estabelecimento de conexões entre a química e outras disciplinas,estimulando a cultura do pensamento e dessa forma consegue-se demonstrar como ciência e literatura são partes integrantes da cultura humana em diversos âmbitos e setores,percebendo como a química auxilia na interpretação do mundo contemporâneo.Ao propor este trabalho para os alunos em sala de aula,frente à riqueza artístico-literária que a literatura de cordel proporciona e ao amplo conteúdo de química,oferecemos aos alunos a oportunidade de trabalhar vários recursos em termo de aprendizagem,tais como: produção textual,leitura,escrita,entre outros. É um campo de estudo pedagógico onde os professores têm subsídios didáticos para trabalhar vários tipos de conteúdos. Em particular iremos nos ater a disciplina de química na fabricação dos cordéis. É entendível que a disciplina, por ser muito abrangente, torna-se de difícil entendimento para os alunos, principalmente os alunos do ensino fundamental que iniciam seu primeiro contato com a disciplina. Como professora de nonos anos, percebo que os alunos, ao ingressarem no universo científico, precisam lidar com elementos mais palpáveis onde possam visualizar situações mais reais para melhor compreensão e valorização dos conteúdos químicos em que se iniciam. Umas das maneiras mais utilizadas, é trazendo recursos didáticos associados ao cotidiano do aluno. É preciso objetivar um ensino de química que possa contribuir para uma visão mais ampla do mundo, que possibilite um maior conhecimento e a construção da cidadania, levando para a sala de aula, que façam sentido e possam se integrar à vida do aluno, com habilidades necessárias à formação de cidadãos críticos e capazes de entender o mundo em que vivem.

CONCLUSÕES: A aprendizagem é um processo pelo qual o aluno se apropria das experiências de ensino do cotidiano, o qual analisa para futuramente explorá-la no meio em que vive. Percebe-se que o professor, bem como a escola devem estar aptos a captarem a melhor forma de ensinar. A Literatura de Cordel, como meio incentivador para o ensino de química foi bastante interessante, a participação e envolvimento dos alunos durante o projeto foi bastante satisfatório. Os cordéis produzidos foram muito criativos e despertaram a curiosidade nos alunos visitantes, durante a exposição na semana do folclore.

AGRADECIMENTOS: A Deus fonte e causa de tudo que acontece em nossas vidas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ABAURRE, Maria Luiza M; PONTARA, Marcela, Literatura Brasileira: tempos leitores e leituras, volume único, São Paulo, editora moderna, 2005.
ABLC - Academia Brasileira de Cordel . Academia Brasileira de Cordel, Gonçalo Ferreira da Silva, Literatura Brasileira, Literatura popular, Duelo de Repentistas. www.ablc.com.br
BRITO, SOUZA & FREITAS. Formação inicial de professores de ciências e biologia: a visão da natureza do conhecimento científico e a relação CTSA. Revista Interacções. Número 09, pp. 129-148, 2008.
FARIAS, Robson Fernandes de. Para gostar de ler a história da química II. Editora Átomo, 2004.
LIRA, Joana. Cordel para iniciantes e iniciados. Mundo Jovem numero 335 abril 2003.
MOURA, Maria de Fátima Vitória; CAMPOS, Paulo Roberto Paiva; NEVES, Luiz Seixas. A química nossa de cada dia: uma abordagem em cordel. EDUFRN, Natal 2011.