11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: REVELANDO DIGITAIS: A CIÊNCIA FORENSE COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: Santos, E.B.R. (IFAL) ; Santos, S.L.L. (IFAL) ; Freitas, A.J.D. (IFAL) ; Freitas, J.D. (IFAL) ; Lira, F.L.C. (SEE) ; Melo, E.J.M.V.C.F. (IFAL)

RESUMO: Esse trabalho foi desenvolvido por alunas do curso de Licenciatura em Química do IFAL e bolsistas do PIBID, teve por objetivo elaborar e aplicar atividades experimentais interligadas a Química Forense para alunos do ensino médio. A prática foi escolhida e desenvolvida após verificação da curiosidade dos alunos a cerca do tema e elaborado conforme a disponibilidade de materiais e reagentes disponíveis na escola. Em suma, a aplicação de atividades experimentais contribui de forma significativa no processo ensino aprendizado dos alunos estimulando-os a estudar e conhecer a Química.

PALAVRAS CHAVES: Ciência forense; Ensino; Experimentação.

INTRODUÇÃO: A ciência forense, em nenhum momento foi tão notória como atualmente. Essa popularidade deve-se principalmente às famosas séries televisivas que demonstram o propósito dessa ciência. A ciência forense consiste na aplicação de técnicas com o objetivo de promover a resolução de questões legais, proporcionando provas conclusivas através de testes realizados em laboratórios. Esta parte da ciência abrange várias áreas de aplicação, dentre elas, a Química que, quando aplicada a fins investigativos passa a ser denominada de Química Forense. Para FARIAS (2007), é possível definir Química Forense como a aplicação dos conhecimentos da ciência Química à atividade forense, com especial ênfase na interdisciplinaridade. Com o intuito de mostrar aos alunos do ensino médio a amplitude da química e os diversos campos de atuação de um profissional desta área, aproximando estes estudantes da pesquisa científica e da experimentação, que é parte essencial da química. O projeto buscou despertar o interesse dos discentes pela Química, não apenas como disciplina, mas como uma profissão a ser seguida, trabalhando/aproveitando a curiosidade dos alunos em saber como surgiu, o que é e como funciona este ramo da Química. Desfrutando do momento para disseminar os conceitos de reações químicas, demonstrando aos alunos a importância teórica e prática no processo ensino aprendizagem. De acordo com ALVES (2007) no ensino de Química especificamente, a experimentação deve contribuir para a compreensão de conceitos químicos, podendo distinguir duas atividades: a prática e a teoria.

MATERIAL E MÉTODOS: A realização das atividades ocorreu na Escola Estadual Dr. José Maria Correia das Neves, localizada na cidade de Maceió/AL. A escolha da prática experimental deu-se após levantamento realizado pelas bolsistas do PIBID, a cerca do que os alunos gostariam de aprender a respeito da química. Além do entusiasmo sobre o tema, outro fator importante durante o planejamento da atividade foi a realidade da escola, assim como, a disponibilidade de materiais e reagentes encontrados no laboratório de ciências da mesma. O experimento escolhido foi: revelação de impressões digitais, já o conteúdo abordado através da realização dessa prática experimental foi Reações químicas. A fim de verificar o grau de conhecimento dos estudantes em torno do assunto elaborou-se um questionário contendo as seguintes perguntas: (1º) O que você entende por Reações Químicas? (2º) Você acredita que no corpo humano acontece algum tipo de reação química? Caso sim dê exemplos. (3º) O que você acha que acontece no estômago com a ingestão de bebidas alcóolicas? (4º) Qual a substância presente no corpo que torna possível a identificação do homem através da impressão digital? (5º) Você acredita que a realização de experimentos contribui no seu processo ensino- aprendizagem? De que forma se deu essa contribuição? Para melhor averiguação, o mesmo foi aplicado antes e após a prática experimental e a discussão a cerca do conteúdo trabalhado. A proposta foi desenvolvida com 90 alunos do primeiro ano do ensino médio.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O objetivo principal desse projeto foi incentivar os alunos a reconhecer a Química não apenas como disciplina obrigatória do ensino médio, mostrando sua ligação com outras ciências e incentivando-os a se aprofundar nesta área de conhecimento através do estímulo da sua curiosidade. A metodologia utilizada durante o desenvolvimento dessa atividade possibilitou grande interação e troca de informações entre o grupo de alunos, foco de estudo, que conseguiram relacionar a discussão levantada a cerca do tema Ciência Forense, pelo qual apresentavam bastante curiosidade, ao conteúdo Reações Químicas. Conseguindo associar conhecimentos prévios com conhecimentos adquiridos fazendo alusão ao cotidiano. Um fato de grande repercussão no Estado foi, recentemente, o julgamento do caso PC Farias a qual os alunos conseguiram fazer analogia da prática desenvolvida diretamente com o ocorrido, os estudantes chegaram a mencionar uma reportagem que constava um trecho do depoimento de um dos peritos evolvidos no caso. “A primeira perícia, segundo o perito, não teve "o cuidado" de analisar a existência de impressões digitais de Suzana Marcolino na arma, o que para ele é "básico" num exame de local de crime. Numa segunda perícia, diz ele, foram encontrados apenas borrões que impossibilitavam o confronto com as impressões digitais de Suzana.” Domingos Tochetto. Dentre tantas, tiveram respostas que chamaram bastante atenção, estas serão apresentadas na tabele 1. A fim de preservar a identidade dos alunos os mesmo serão chamados respectivamente de A, B e C. Foi perceptível a evolução dos estudantes diante das respostas e discussões por eles apresentadas. Os estudantes passaram a ter uma nova percepção sobre a química, conseguindo associar uma simples atividade com referenciais

Tabela 1

Comparativa entre as repostas, dadas pelos alunos A, B e C, antes (R.A) e depois (R.D) da aplicação da atividade prática.

CONCLUSÕES: Com a realização das atividades pudemos notar que os alunos compreendam a imensidão da química, não apenas como disciplina obrigatória no ensino médio, mas enquanto ciência. Ressaltando sua importância tanto em acontecimentos simples do dia a dia quanto em questões mais complexas que possam ter influência em diferentes contextos.

AGRADECIMENTOS: CAPES, Instituto Federal de Alagoas - IFAL e Secretaria de Educação do Estado de Alagoas (SEE)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALVES, W. F. A formação de professores e as teorias do saber docente: contexto, dúvidas e desafios. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33. n. 2. p. 263-280. maio/ago. 2007.
FARIAS, Robson Fernandes. Introdução à Química Forense. Campinas, Editora Átomo, 2007.
Caso PC Farias, disponível:
http://tnh1.ne10.uol.com.br/noticia/caso-pc-farias/2013/05/09/244625/suzana-nao-atirou-em-pc-farias-nem-cometeu-suicidio-afirma-perito. Acesso em 26/05/2013.