11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: ENSINO DE QUÍMICA PARA UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXERCÍCIO DE CIDADANIA E SONDAGEM PARA SUSTENTABILIDADE

AUTORES: Cunha, F.S. (IFRN) ; Azevedo, A.C. (IFRN) ; Moreira, K.C. (IFRN) ; Silva, C.C.D. (UFRN)

RESUMO: Diante dos problemas ambientais que aumenta cada vez mais, a busca por alternativas torna-se essencial para suprir tais ensejos. O artigo em questão busca explicitar a eficiência da produção do sabão como alternativa para o ensino de Química; analisando através de um questionário como é feito o descarte do óleo de cozinha depois de seu uso nas residências dos alunos em uma determinada escola na cidade de Acari-RN. É de fundamental importância que os alunos tenha consciência não apenas dos danos causados pelo óleo que é jogado fora no meio ambiente, mas também das vantagens de sua reutilização. Com isso os problemas ambientais pode ser usado nas disciplinas de Química trazendo vantagens para os professores, usando em suas aulas a produção do sabão, envolvendo as reações químicas.

PALAVRAS CHAVES: Sustentabilidade; Ensino de Química; Descarte do óleo

INTRODUÇÃO: No nosso planeta a poluição ambiental vem se agravando cada vez mais e tem se tornado uma das situações mais delicada da atualidade, como solução podemos contemplar a reciclagem em sala de aula, visando um mundo mais sustentável envolvendo o ensino de química; onde o lixo é transformado em produtos de alguma utilidade pera a sociedade. É imprescindível para preservação do meio ambiente a conscientização, para que o homem aprenda a lidar com substâncias químicas no dia a dia, sendo assim, a formação escolar pode-lhe muito contribuir para sensibilizar o cidadão aos problemas relacionados aos cuidados com o meio ambiente. Na escola o aluno poderá aprender a ter uma relação com o ensino de química no seu cotidiano, buscando uma vida mais sustentável. Assim, como Silva et al. (2010) enfatiza: “Mas, para que essa conscientização seja despertada é necessário que se promova uma educação mais contextualizada voltada para a realidade do aluno bem como trabalhar as temáticas sobre educação ambiental. Tendo como referência esses aspectos, este artigo tem como objetivo analisar o descarte do óleo utilizada pelos alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio – EJA – Noturno, em uma determinada escola estadual no município de Acari-RN. Através de uma pesquisa bibliográfica e a aplicação de um questionário, no qual analisamos a questão do descarte inadequado do óleo, para demonstrar nessa análise do descarte do óleo a viabilidade socioambiental e sustentável.

MATERIAL E MÉTODOS: Buscando saber para onde é destinado o óleo das residências dos alunos, fizemos uso de um questionário que abordasse o descarte do óleo residual como um processo de reflexão em que os alunos venham ter respeito ao descarte, que em muitas vezes nas residências o descarte do óleo é destinado no ralo da pia e em lugares inapropriados, como, no vaso sanitário, em lixos, entre outros. Antes de ser aplicado o questionário, foi explicado de forma clara qual era o objetivo e que o mesmo não era obrigatório responder, nem preciso a identificação, já que não estava vinculado à atividade da escola. A pesquisa foi feita com 22 (vinte e dois) alunos da segunda e terceira série, que puderam responder 5 (cinco) perguntas objetivas que tratava do descarte do óleo nas residências. Questionário aplicados aos alunos na escola Professor Iracema Brandão de Araújo 1. Para onde é destinado o óleo utilizado na sua residência? Ralo da pia ( ) Reutiliza ( ) 2. Você é a favor de reciclagem do óleo de cozinha? Sim ( ) Não ( ) 3. Você acha que o óleo utilizado e jogado na pia, polui o meio ambiente?Sim ( ) Não ( ) 4. Você reaproveita na fritura o óleo depois de usá-lo? Sim ( ) Não ( ) 5. Você já ouviu falar que se pode reutilizar o óleo usado? Sim ( ) Não ( )

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A proposta da pesquisa é sensibilizar os alunos para que ao se depararem com situação próximas a sua realidade, procurarem atribuir sentido aquilo que estão vivenciando,utilizando-se dos conceitos disciplinares de forma que,ao tentarem atribuir sentido ao que estão aprendendo em sala de aula, formularão suas próprias de articular aquilo que está sendo ensinado na aula,com que já "sabiam".Na análise do questionário, realizado com vinte e dois alunos,foi possível identificar como os entrevistados destinam o óleo comestível usado em suas casas e qual seu nível de conhecimento relacionado aos problemas ambientais.Devido à provável falta de informação, na figura 1 ao responderem o questionário das concepções prévias, 14 alunos afirmaram que jogam os resíduos do óleo óleo utilizado em fritura no ralo da pia, e apenas 8 alunos disseram que o reutiliza. Na figura 2 podemos ver o nível de conhecimento ao descarte do óleo, 20(vinte) dos alunos responderam que são a favor da reciclagem e dois responderam que não, pelo que foi analisado pela fundamentação teórica e pelo questionário, os dois alunos não fizeram nenhuma relação com danos ao meio ambiente, ou seja,não tem conhecimento dos danos que o descarte indevido pode causar ao meio ambiente,e existência de incentivos a reciclagem do óleo.Na terceira pergunta,17 alunos responderam que acham que óleo jogado na pia,polui o meio ambiente e 5 disseram que não polui.Na quarta pergunta,9 alunos disseram que reaproveita na fritura o óleo depois de usá-lo e 13 disseram que não reaproveita o óleo novamente.A última pergunta, foi sobre se os alunos já tinham ouvido falar que se pode reutilizar o óleo usado,20 disseram que já ouviram falar sobre a reciclagem do óleo,apenas 2 dos alunos disseram que não sabiam que o óleo poderia reutilizado.

Na figura 2 foi observado o nível de conhecimento ao descarte do óleo.

Figura 2: Nível de conhecimento relacionado ao descarte do óleo.

Figura 1: Destinação do óleo residual.

Na figura 1 foi feita a seguinte pergunta: Para onde é destinado o óleo utilizado na sua residência?

CONCLUSÕES: Buscou-se realizar um diagnóstico da forma como é feito o descarte do óleo usado proveniente de frituras, para assim, compreender-nos como ocorre o rejeito e o grau de conscientização dos alunos quanto às possibilidades de reciclagem desse óleo e ao que se pode trabalhar em sala de aula usando a reações química na produção do sabão. Pode-se perceber através do que foi exposto no artigo, que é sim possível a utilização dos óleo residuais para a produção do sabão em sala de aula. É evidente as vantagens que se obtêm, afinal será despertado o interesse nos alunos em estudar as reações químicas.

AGRADECIMENTOS:

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