11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELOS RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS: CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO.

AUTORES: Almeida, L. (UESPI) ; Gomes, M. (UESPI) ; Souza, G. (UESPI)

RESUMO: O trabalho apresenta a concepção dos alunos de 1°ano do ensino médio, sobre os impactos ambientais causados pelos resíduos sólidos que o mundo vem sofrendo nestas ultimas décadas, por isso, considerou-se necessário à aplicação de um questionário tratando sobre o tema. Foi aplicado um questionário para alunos de 1° ano de uma escola pública da zona sudeste de Teresina – PI, com o objetivo de identificar a concepção desses discentes sobre os impactos ambientais causados pelos resíduos sólidos. Após analise desses questionários, pode-se observar resultados considerados plausíveis, levando em conta as dificuldades da escola pública.

PALAVRAS CHAVES: Educação Ambiental; Resíduos Sólidos; Impactos Ambientais

INTRODUÇÃO: Um aspecto alvo de preocupação das nações em geral é o aumento da produção de resíduos sólidos. Os domicílios geram toneladas de lixos que vem se acumulando nos lixões e aterros sanitários, tudo isso, por não existir de fato políticas públicas que levem até as comunidades a importância de se conhecer os impactos ambientais causados pelo lixo produzido em nossa residência. Outro aspecto que também traz preocupação é a necessidade de as escolas desenvolverem projetos que, com a participação dos docentes, dos discentes, de todos que fazem parte do corpo da escola e da comunidade, possam juntos, lutarem contra a poluição ambiental (AIRES, 2000). No Brasil aproximadamente 129 mil toneladas de lixo são produzidas diariamente, uma média de 180 Kg/hab/ano. De todo esse lixo, apenas 40% compõe-se de materiais recicláveis, mas somente 2% passam por técnicas de reciclagem. De materiais reciclados 40% retornam a cadeia produtiva e os 60% restantes são consumidos em queima energética. Os motivos de tanto lixo são devido à saída das pessoas do campo para as cidades, maior poder aquisitivo e a produção exagerada de produtos industrializados que provocam uma mudança nos hábitos de consumo da produção (GONÇALVES, 2006 citado por MATTOS E PERES, 2010). Diante do que foi apresentado, o seguinte trabalho tem como principal objetivo, conhecer a concepção dos alunos de 1º ano do ensino médio, sobre os impactos ambientais causados pelos resíduos sólidos domésticos.

MATERIAL E MÉTODOS: O seguinte artigo foi realizado através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, com aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas, sobre os impactos ambientais considerados mais sérios causados pelos resíduos sólidos domésticos. O público alvo dessa pesquisa foi os alunos de 1º ano do ensino médio, da Unidade Escolar Professor Pires de Castro, situado no bairro Dirceu Arcoverde II, na zona sudeste de Teresina – PI. O questionário foi aplicado em duas turmas de 1º ano do ensino médio, totalizando um somatório de 88 alunos. Em seguida analisou-se o questionário aplicado, ficando a cargo de gráficos à apresentação dos resultados das perguntas fechadas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O gráfico 01 apresenta o resultado obtido pelos discentes, sobre o conhecimento dos impactos ambientais considerados mais graves. Figura 01: Concepção dos alunos sobre Impactos Ambientais graves. Fonte: Elaborado com base nos resultados da pesquisa. Através desta figura observou-se que 43% dos alunos afirmam ser o aquecimento global o impacto ambiental de maior gravidade, isso se deve pelo fato de a mídia informar a população sobre o que está acontecendo com a natureza por causa das ações do homem em todo o mundo e ainda pelas aulas de ciências dos anos anteriores, já que os livros didáticos tratam deste assunto. Já a figura 02, mostra a melhor maneira de manter o meio ambiente limpo, relatadas pelos discentes. Figura 02: Compreensão dos alunos sobre conservação do meio ambiente. Fonte: Elaborado com base nos resultados da pesquisa. Contudo, observa-se que as maneiras mais convenientes de manter o meio ambiente limpo são: não queimar as matas com 23% das opiniões e, não poluir às águas, também com 23% das respostas. De fato, estas duas iniciativas colaboram para a conservação do meio ambiente. No entanto, os mesmo não compreendem que jogar lixo no chão pode poluir os rios, lagos e mares e ainda poluir os solos, o que pode prejudicar seriamente a vegetação do local onde o lixo se encontra. Esta simples atitude, prova que o indivíduo realmente tem interesses em preservar o meio ambiente, de forma que, contribui significativamente para manter a natureza saudável e equilibrada.

Figura 01

Concepção dos alunos sobre Impactos Ambientais graves.

Figura 02

Compreensão dos alunos sobre conservação do meio ambiente.

CONCLUSÕES: A analise feita, através do questionário aplicado teve grande relevância, pois, permitiu conhecer a concepção dos alunos com relação aos impactos ambientais, mostrando que os mesmos foram conscientizados quanto a estes problemas. Observou- se também que ainda falta conhecimento dos discentes sobre a preservação do meio ambiente limpo, já que os mesmos não consideraram a questão de não jogar lixo no chão como importante. O que pode ser resolvido até mesmo nas aulas de Química e nas palestras que tratem esta questão.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: AIRES, A. M. F. C. [Et al]. Analise dos Impactos Ambientais Decorrentes do Lixão do Município de Silvanópolis – TO, sobre a qualidade das águas superficiais e subterrâneas no seu entorno. Universidade de Tocantins: Laboratório de características Ambientais. 2000.

MATTOS, N. C. M; PERES, P. E. C. Coletar e Recolher o Plástico: Uma Atividade em Educação Ambiental. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia – REGET/UFSM. v. 1, n.º 1, p. 12. 2010.