11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: MATERIAIS REUTILIZÁVEIS: UMA PROPOSTA INTERATIVA DA PRÁTICA EXPERIMENTAL DO ENSINO DA QUÍMICA NA SALA DE AULA

AUTORES: Silva, V.S. (IF SERTÃO PE Campus Floresta) ; Nunes, E.P. (IF SERTÃO PE Campus Floresta) ; Souza, J.N.S. (IF SERTÃO PE Campus Floresta) ; Sá, C.L.S.G. (IF SERTÃO PE Campus Floresta) ; Silva, C.M. (IF SERTÃO PE Campus Floresta) ; Barbosa, L.R.D. (IF SERTÃO PE Campus Floresta) ; Nazário, M.A. (IF SERTÃO PE Campus Floresta) ; Dias, M.S. (IF SERTÃO PE Campus Floresta) ; Santos, R.M.S. (IF SERTÃO PE Campus Floresta) ; Sá, S.S. (IF SERTÃO PE Campus Floresta) ; Leal, T.T.A. (IF SERTÃO PE Campus Floresta)

RESUMO: O projeto Materiais Reutilizáveis: uma proposta interativa da prática experimental do ensino da Química na sala de aula tem o intuito de reforçar os conhecimentos adquiridos, bem como explicitar novas aprendizagens. Esta atividade didática teve como objetivo mostrar para o colegiado da referida escola as diversas utilidades que alguns materiais considerados inutilizáveis podem adquirir, e despertar a curiosidade e o interesse em estudar a química, ajudando assim a desmistificar o fato de essa matéria ser uma disciplina chata e complicada. O conhecimento relacionado à Química Verde se mostra de fundamental importância para a melhoria da qualidade de vida das pessoas através de ações conscientes e sustentáveis.

PALAVRAS CHAVES: Química verde; materiais reutilizáveis; experiências qúimicas

INTRODUÇÃO: Uma das principais preocupações dos professores de química na atualidade é desmistificar a química, que é vista por grande parte dos alunos em especial do ensino médio como sendo uma disciplina cansativa e complexa, Contudo sabe-se que grande parte dos docentes possui dificuldade em trabalhar a referida disciplina de forma experimental, o que de certa forma, torna os conceitos químicos muito mais complicados do que na realidade são, pois é imprescindível para aprendizagem de inúmeras fórmulas, e propriedades a relação desses conteúdos com a forma natural que ocorrem na natureza. Segundo o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos–GGE, a “Química verde, química ambiental ou química para o desenvolvimento sustentável é um campo emergente que tem como objetivo final conduzir as ações científicas e/ou processos industriais ecologicamente corretos”. Nesse contexto foi desenvolvido o projeto Materiais Reutilizáveis: uma proposta interativa da prática experimental do ensino da Química na sala de aula, utilizando materiais reutilizáveis na Escola Municipal Major João Noves Floresta-PE, por alunos do 3° período do Curso de Licenciatura em Química do IF SERTÃO-PE- Campus Floresta. Entretanto, verificamos que, a realidade das escolas estaduais e municipais não oferece ao professor matérias necessários para uma aula mais dinâmica. Levando em consideração essa problemática, utilizar materiais alternativos para substituir vidrarias e reagentes, além de trabalhar o respeito à natureza o docente poderá levar para sala de aula a atividade experimental que permitam ao estudante uma compreensão de como a química se constrói e se desenvolve.

MATERIAL E MÉTODOS: O projeto foi conduzido na Escola Municipal Major João Novaes, no município de Floresta – PE com alunos do 9° ano do ensino fundamental e EJA, por alunos do 3º período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – Campus Floresta. No projeto Materiais Reutilizáveis: uma proposta interativa da prática experimental do ensino da Química na sala de aula foi incluída no contexto do mesmo, conteúdos já vivenciados na sala de aula no intuito de reforçar os conhecimentos adquiridos, bem como explicitar novas aprendizagens. Como materiais foram utilizados produtos do cotidiano reutilizáveis tais como: garrafas pet, garrafas de vidro, copos de extratos de tomate, capas de cd, óleo de fritura reutilizado, extintor para adquirir gelo seco, sonrisal, meias, tecidos de cetim, água, fio de nylon, vela (parafina), prato de vidro, e algodão. Várias ações foram desenvolvidas como pesquisa bibliográfica, entrevistas, exposição de experiências, apresentações artísticas com os quatro elementos da natureza (ar, água, fogo, terra), debates e seminários.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A aplicação destas atividades didáticas romperam vários paradigmas a respeito da visão dos alunos presentes com relação à química, apresentando para os mesmos esse mundo “mágico” de experiências e fenômenos presentes no cotidiano. Dessa forma, percebeu-se que houve uma grande interação com as experiências por parte dos discentes, pois estes se mostraram bastantes entusiasmados, em relação aos conteúdos abordados, (Gases, densidade, reações químicas, termodinâmica, ácidos e base, separações de misturas). É importante ressaltar, que, este projeto, possui ações continuativas.

CONCLUSÕES: A execução do projeto Materiais Reutilizáveis: uma proposta interativa da prática experimental do ensino da Química na sala de aula, mostrou para o colegiado local da Escola Municipal Major João Novaes como desenvolver experiências químicas utilizando materiais e reagentes do cotidiano, e promoveu um debate, ressaltando a preocupação em não agravar os problemas ambientais com o descarte de resíduos sólidos nas ruas. Nesse contexto contribuiu-se também para despertar o gosto pela química nos alunos que se faziam presentes.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos primeiramente a “Deus”,detentor único de todo o saber universal, ao IF SERTÃO-PE Campus Floresta, e a Escola Municipal Major João Novaes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Química verde no Brasil: 2010-2030 - Ed. rev. e atual. - Brasília, DF: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2010.