11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: “HIDRODOMINÓ”: UMA MANEIRA LÚDICA DE APRENDER NOMENCLATURA DA FUNÇÃO ORGÂNICA (HIDROCARBONETOS).

AUTORES: Santos, R.M.S. (IF SERTÃO-PE CAMPUS FLORESTA) ; Silva, V.S. (IF SERTÃO-PE CAMPUS FLORESTA) ; Nunes, E.P. (IF SERTÃO-PE CAMPUS FLORESTA) ; Figueirôa, J.A. (IF SERTÃO-PE CAMPUS FLORESTA) ; Sá, J.F.S.N. (ESCOLA JÚLIO DE MELLO) ; Nogueira, J.M.S. (IF SERTÃO-PE CAMPUS FLORESTA)

RESUMO: O jogo ludo-pedagógico é uma ferramenta de fundamental importância para o processo de ensino/aprendizagem e tem como premissa a construção significativa de conhecimentos e saberes. O Projeto Hidrodominó é uma maneira lúdica de aprender nomenclatura da função orgânica dos hidrocarbonetos, tendo como principal objetivo o estudo da função orgânica através de uma atividade lúdica, bem como a retirada de resíduos sólidos - caixas de fósforos - que iriam para o aterro sanitário da cidade de Floresta-PE.

PALAVRAS CHAVES: hidrodominó; material alternativo; lúdico

INTRODUÇÃO: O “Hidrodominó” trata-se de um jogo inspirado em um dominó tradicional, confeccionado de materiais reutilizáveis, como caixas de fósforos. As peças do dominó possuem em um dos seus lados a nomenclatura de um hidrocarboneto e do outro lado a fórmula estrutural de outro composto. Para ANTUNES (1998), “A utilização dos jogos devem ser somente quando a programação possibilitar, e somente quando se constituírem em um auxílio eficiente, ao alcance de um objetivo dentro dessa programação". Nessa perspectiva, este projeto surgiu como uma prática lúdica e didática, auxiliando então, na aprendizagem da nomenclatura da função orgânica, hidrocarbonetos, nesse primeiro momento. De acordo com KISHIMOTO (2003): “o jogo educativo possui duas funções: a lúdica, por proporcionar diversão, e a educativa, porque através dele pode-se ensinar qualquer coisa que complete o indivíduo. Sendo objetivo de o jogo educativo equilibrar essas duas funções, para que uma não se sobressaia à outra e torne-se apenas jogo, ou apenas ensino”. Nesse contexto, foi desenvolvido o referido projeto envolvendo cerca de 80 alunos de turmas do 3° ano do Ensino Médio Integrado de Informática da Instituição de Ensino IF SERTÃO-PE Campus Floresta, e alunos, da mesma série, da Escola Estadual Júlio de Mello, ambas localizadas na mesma cidade. O objetivo deste projeto é tornar o ensino químico mais prazeroso e significativo, ressaltando, também, a importância de reutilizar resíduos sólidos de forma a contribuir para a não acumulação de lixo nas ruas.

MATERIAL E MÉTODOS: O “Hidrodominó” é um dominó representativo da função orgânica hidrocarbonetos, ou seja, um jogo lúdico aplicado para um melhor aperfeiçoamento do conteúdo. Seu funcionamento é baseado em um dominó tradicional de 28 peças distribuídas em 7 tipos de classificações relacionadas a hidrocarbonetos, das quais foram criadas as seguintes peças: 7 alcanos, 7 alcenos, 7 alcinos, 7 cadeias cíclicas, 7 cadeias com ramificação metil e 7 cadeias com ramificação etil, além de uma classificação que se encaixava em todas as outras, o “carbono curinga”, criado, também, para dar um melhor andamento ao jogo, evitando o seu fechamento. As peças foram construídas de forma que em cada uma delas, exceto nas carroças, contivesse uma nomenclatura e uma estrutura que alternavam entre si, sendo que para cada classificação foi estabelecida às respectivas colorações (roxo, azul, rosa, laranja, verde, cinza e preto). O projeto foi vivenciado em duas turmas da 3a série do ensino médio contemplando cerca de 80 alunos após o estudo do conteúdo em questão, pois compreende-se que seria necessário conhecer as classificações e suas nomenclaturas para saber onde cada peça deveria se encaixar. Cada fórmula estrutural apresentada no jogo só se encaixava na sua devida nomenclatura, sendo necessário então que os alunos nomeassem as estruturas que tinham em mãos e também das que iam surgindo ao decorrer do jogo. A coloração facilitava a visualização de cada classificação, e se o jogo travasse o critério de desempate seria a quantidade de carbonos terciários, secundários e primários, respectivamente. O Hidrodominó surgiu como aperfeiçoamento e revisão, no qual os alunos se divertiam jogando e ao mesmo tempo praticavam e assimilavam o conteúdo de forma construtiva e prazerosa.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Quando se trata do lúdico dentro do processo de ensino aprendizagem, deve-se ter cuidado com a forma que o mesmo será abordado. Na aplicação do “Hidrodominó”, foi utilizado à essência dos jogos educativos, aprender jogando, para estimular os alunos a participarem ativamente das aulas. Esse método didático propiciou uma revisão de forma lúdica, onde os discentes se divertiam, relembravam e colocavam em prática os saberes adquiridos, desmistificando o conceito que a Química é uma área chata e complicada. No início da aplicação desse jogo, notou-se que os alunos apresentavam grandes dificuldades em nomear os compostos orgânicos. Com o decorrer do jogo e através do exercício que este proporcionava, percebeu-se que a dificuldade dos alunos foi sendo superada gradativamente. A melhoria na aprendizagem da Química foi notada com mais exatidão, através de um sistema de avaliação pré e pós, onde se aplicou um questionário antes e após o jogo. Ao fazer a compilação dos dados, tendo em vista, parâmetros quantitativos e qualitativos, verificou-se, um grande avanço acerca dos conhecimentos químicos, construídos pelos alunos sobre o conteúdo estudado, avanço esse, que foi traduzido em forma de notas. Na criação, colocou-se em destaque, à reutilização de caixas de fósforos, um material alternativo adquirido pelos próprios educandos que se tornou um recurso didático capaz de contribuir para a aprendizagem. Assim, observaram-se os seguintes resultados qualitativos: uma maior integração entre os alunos, participação ativa, um estimulo maior do raciocínio, curiosidade e o interesse em aprofundar-se no conteúdo abordado. Ficou comprovado que é possível aprender Química brincando, salientando que esse projeto possui um caráter continuativo no processo ensino/aprendizagem.

CONCLUSÕES: O projeto Hidrodominó possibilitou aos alunos uma aprendizagem minuciosa do conteúdo da função orgânica hidrocarbonetos, podendo ser notado através de uma melhora significativa no rendimento escolar da turma, observado através dos questionários aplicados, onde houve uma constante participação por parte dos discentes. Essa atividade didática proporcionou uma melhoria em vários aspectos que consequentemente influenciam de forma positiva na construção do conhecimento, pois foi possível perceber que aprender brincando é prazeroso e estimulante.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos primeiramente a "Deus", ao IF Sertão-PE Campus Floresta, ao (PIBID), a (capes), e a Escola Estadual Julio de Mello.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANTUNES, Celso. Jogos para Estimulação das Múltiplas inteligências. Petrópolis: Vozes, 1998.
KISHIMOTO, Tizuko M. O jogo e a educação infantil. São Paulo, SP: Pioneira, 2003.
USBERCO, João. Química orgânica, 3, Edgard Salvador. 8 ed. São Paulo: Saraiva 2005.