11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A Utilização de Paródias Químicas na Escola Estadual Avertano Rocha em Belém-PA: Um Estudo de Caso do PIBID QUÍMICA UFPA.

AUTORES: Nabiça, M.G. (UFPA) ; Pereira, C.C. (UFPA) ; Soares, N.L. (UFPA) ; Lima, A.P. (SEDUC) ; Dantas, K.G.F. (UFPA)

RESUMO: O propósito principal deste trabalho foi verificar a eficiência do uso de paródias como uma ferramenta lúdica e facilitadora da aprendizagem de conteúdos químicos em uma turma de 1º ano do ensino médio da Escola Avertano Rocha, uma escola pública de Belém-PA. As paródias foram realizadas pelos próprios educandos com auxílio dos bolsistas do PIBID-Química, sobre os temas misturas e densidade. Para comprovar a eficiência do recurso utilizado, os alunos foram submetidos a exame avaliativo sobre os temas explanados. As análises dos dados obtidos demonstram que a metodologia empregada é eficaz e pode ser utilizado como um excelente recurso pedagógico facilitador e motivador da aprendizagem de conteúdos relacionados à disciplina Química.

PALAVRAS CHAVES: PIBID; Paródia; Ensino de Química

INTRODUÇÃO: “A Química é frequentemente considerada como uma disciplina difícil, uma observação que, por vezes, desestimula os alunos a se interessarem pelos conteúdos desta Ciência” (SIRHAN, et al., 2007). O fato dos docentes ainda utilizarem, em suas aulas, métodos tradicionais, com excesso de conteúdos, esquecendo-se de ensinar de maneira curiosa, estimula o aluno à memorização mecânica dos conteúdos, não despertando o interesse nos alunos em querer aprender e nem os “transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber” (FREIRE, p.28 et al.,2011). Neste sentido, é necessária a busca incessante de novas metodologias para se aplicar ao ensino da Química. Uma alternativa viável é o uso de paródias, que além de facilitar o aprendizado e despertar nos educandos o interesse em entender os conteúdos de química, é uma ferramenta que não possui custos e materiais de difícil acesso, apenas exige a vontade e criatividade dos alunos. “Esse recurso lúdico, mais especificamente a música, possibilita a construção de um conhecimento cognitivo, que envolve atenção, percepção, memória, pensamento entre outros” (FERREIRA, Maria; DIAS, Iara; DE OLIVEIRA & Marly.et al., 2010). Neste trabalho recorreu-se ao uso de paródias, como um recurso didático motivador da aprendizagem de conteúdos químicos, mais especificadamente dos temas misturas e densidade. Os resultados obtidos demonstram que a paródia é eficaz e pode ser empregada como um artifício a mais em sala de aula, que motiva e facilita o processo de ensino aprendizagem, propiciando ao educando a oportunidade de participar de forma ativa da construção do conhecimento.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho foi executado na Escola Estadual Avertano Rocha no distrito de Icoaraci no município de Belém do Pará com alunos 1° ano do ensino médio, em 19 de novembro 2012. Primeiramente foi ministrado pela professora o assunto de misturas e densidade em sala de aula, posteriormente, no laboratório multidisciplinar da escola, realizou-se experimentos com materiais alternativos sobre o assunto em questão, e a partir disso dividiu-se a turma de 30 alunos em 3 grupos de 10 alunos para que estes produzissem paródias com o assunto ministrado, com livre escolha da música pelos grupos. Ao término, foi realizado um exame avaliativo de cinco pontos, para verificar se o uso de paródias ajudou no entendimento do assunto de misturas e densidade. E por fim, foram distribuídos questionários contendo 3 perguntas (1ª pergunta: Você sente dificuldade na disciplina de química? Por quê?; 2ª pergunta: Você acha que com a elaboração da paródia, facilitou sua compreensão no conteúdo químico? Por quê?; 3ª pergunta: A aplicação da paródia despertou seu interesse e estudar? Por quê?) para os alunos, para analisar se o uso dessa ferramenta diferenciada os favoreceu na aprendizagem dos conteúdos químicos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na figura 1 observou-se que os alunos foram bem sucedidos no exame avaliativo, não tendo menos de 50% de acertos. Comprovando que o assunto ministrado, seguido da elaboração das paródias, serviu para melhorar e acrescentar conhecimento sobre o assunto misturas e densidade. Este resultado ratifica a citação de FERREIRA, Maria; DIAS, Iara; DE OLIVEIRA & Marly. (2010) em que relatam que música possibilita a construção de um conhecimento. As informações obtidas com os questionários aplicados aos alunos foram analisadas e estão apresentadas graficamente nas Figuras 2-4. Na Figura 2 os resultados mostram que a maioria dos alunos apresenta um pouco de dificuldade na disciplina química, a causa para este fato, é o difícil entendimento dos assuntos, que está relacionado à forma como estes são apresentados em sala de aula, com pouco dinamismo. Este resultado vai de acordo com o sugerido por SIRHAN (2007), onde afirma que a química é considerada como uma disciplina difícil. Fator pelo qual o educador deve estar atento em querer mudar esta realidade e utilizar com mais frequência de atividades diferenciadas. Na Figura 3, 77% dos alunos acharam que a elaboração da paródia, facilitou e ajudou na compreensão dos assuntos densidade e misturas. Dentre outras coisas o resultado obtido deveu-se ao fato de que a maioria dos alunos gostam de música, e os mesmos justificaram ainda que com a iniciativa tiveram a oportunidade de aprender interagindo uns com os outros. Na figura 4, 79 % dos alunos acharam que o desenvolvimento da paródia despertou o interesse em estudar, pois tornou a disciplina mais interessante, a partir do momento que os alunos se dedicaram para elaborar a paródia, foi possível perceber que não é “difícil” se entender o assunto de química, quando há dedicação e motivação

Figura 1 e 2.

Figura 1- Avaliação dos alunos; Figura 2-Respostas da 1° pergunta

Figura 3 e 4.

Figura 3- Gráfico da 2° pergunta e Figura 4- Gráfico da 3° pergunta.

CONCLUSÕES: O presente trabalho comprovou a eficiência do uso da paródia como metodologia para se aplicar em sala de aula, sendo um recurso facilitador e motivador da aprendizagem de conteúdos químicos.

AGRADECIMENTOS: UFPA, CAPES, PIBID.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FREIRE,Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativo. São Paulo, Paz e terra, 2011.

SIRHAN, Ghassan. Journal of Turkish Science Education. Learning difficulties in chemistry: an overview. v. 4, setembro 2007.

FERREIRA, Maria; DIAS, Iara; DE OLIVEIRA, Marly. Química Encantada: Aplicação de Uma Metodologia Alternativa no Ensino de Química. Universidade Estadual do Piauí – PIBIC, Piauí, 2010.