11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: O PIBID CONTRIBUINDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: A EVOLUÇÃO DOS ALUNOS DO 2º E 3º ANOS DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: Lucindo de Oliveira, J.C. (IF SERTÃO PE)

RESUMO: O trabalho em questão mostra o desempenho dos alunos na disciplina de química do 2º e 3º anos do ensino médio das Escolas Estaduais Dom Idílio Jose Soares e São Sebastião, em Ouricuri-PE, através do apoio dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Química, do IF Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri-PE, no período de agosto de 2011 a abril de 2013. Levando em consideração que as escolas pesquisadas não têm professor formado em química, os alunos muitas vezes ficam carentes de conhecimentos ou não conseguem absorve-los por não ter um professor qualificado na área, sendo assim este trabalho tem por objetivo comparar o desempenho dos alunos nas aulas de química antes e depois de serem atendidos pelo PIBID.

PALAVRAS CHAVES: evolução; ensino-aprendizagem; alunos

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Dados do Censo Escolar (INEP, 2009) indicam que mais da metade (53,3%) dos professores que atuam no ensino médio na rede pública têm formação compatível com a disciplina que lecionam. Considerando também a quantidade de docentes que atua nos colégios brasileiros sem ter freqüentado uma universidade, cerca de 150 mil, isso pode muitas vezes dificultar com que seu aluno desenvolva uma aprendizagem de qualidade e que ele possa despertar no o interesse pelo conhecimento. No ensino médio, as estatísticas da inadequação entre diploma universitário e componente curricular ministrada em sala de aula são um pouco diferentes do fundamental. Em química, 28% dos profissionais dão aulas sem qualificação adequada. Essa realidade é observada principalmente no cenário regional em especial nas cidades interioranas. O município de Ouricuri está situado no Sertão do Araripe Pernambucano, distante 620,6 Km da capital do Estado, tendo como base econômica: agricultura de subsistência e funcionalismo público. Assim este trabalho mostra o desenvolvimento das turmas que foram, ou que estão sendo atendidas pelo PIBID, trazendo uma realidade de alunos que não tinham motivação para estudar química, tiravam notas baixas, e que depois de serem monitorados pelos bolsistas do PIBID, a maioria deles melhoraram suas notas, as freqüências nas aulas e o principal tiveram mais interesse em participar e buscar conhecimentos nas aulas de química. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências vivenciadas pelos alunos em duas escolas públicas do município de Ouricuri – Pernambuco, antes e depois de serem atendidas pelos bolsistas do PIBID.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAIS E MÉTODOS: O PIBID IF Sertão, Campus Ouricuri, teve início no segundo semestre de 2011, com a seleção de 10 (dez) bolsistas, licenciados em Química, e 2 (dois) supervisores para atuação nas Escolas Estaduais São Sebastião e Dom Idílio, localizadas no município de Ouricuri, Pernambuco. A partir da realidade vivida pelos alunos nas escolas já citadas, fez-se uma pesquisa para saber o nível de aprendizagem dos alunos antes serem monitorados pelo PIBID, onde eles relatavam a falta de interesse pela disciplina de química, a dificuldade de aprender os conteúdos trazidos pelo professor e o aprendizado que muitas vezes não se consolidava. Já faz mais de um ano que os alunos do ensino médio das escolas mencionadas estão sendo monitorados pelo PIBID. A fim de avaliar o grau de desenvolvimento dos alunos depois do PIBID, foi desenvolvido um questionário onde os alunos do ensino médio falavam sobre seu aprendizado após o PIBID. No questionário eles falaram sobre: • Motivação para estudar química; • Participação nas aulas de química; • Compreensão dos assuntos nas aulas de química; • Índice de aprovação na disciplina de química; • Nível de freqüências nas aulas de química; No final pode-se fazer uma comparação das turmas do ensino médio antes e depois de serem monitoradas pelos bolsistas do PIBID.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Neste trabalho temos os principais resultados: o aumento da participação dos alunos nas aulas de química depois de serem monitorados pelos bolsistas “pibidianos”, mostrando interesse pelas aulas, onde muitos alunos antes de serem monitorados pelo PIBID não tinham participação nas aulas de química e achavam a aula muitas vezes entediante. Outro resultado importante foi à motivação que os alunos tinham antes do PIBID, que estava adormecida pela maioria dos alunos, e que depois do PIBID passaram a mostrar mais curiosidade e esforço para estudar química Constatou-se também a melhora do nível de compreensão dos conteúdos abordados nas aulas de química pelos alunos monitorados pelo PIBID, já que antes do PIBID os alunos não tinham facilidade para compreender os conteúdos de química. Mas com o PIBID auxiliando os alunos, houve um avanço nas aulas de química, agora a maioria dos alunos consegue entender os conteúdos nas aulas de química. Verifica-se que ante do PIBID a maioria dos alunos apresentavam notas baixas na disciplina de química, mas, após o monitoramento do PIBID eles passaram a ter um índice de aprovação mais alto. Pode-se destacar também outro ponto fundamental, que é a freqüência nas aulas de química. Antes de serem acompanhados pelo PIBID a maior parte dos alunos faltavam muitas aulas, já que a eles não tinham motivação, e também porque achavam a disciplina chata ou porque não conseguiam compreender os conteúdos que o professor passava. Agora com o apoio do PIBID em sala de aula, os alunos se interessam pelo conhecimento, participa mais das aulas e quase não faltam.

CONCLUSÕES: Conclui-se por meio da realização deste artigo que o PIBID IF Sertão, Campus Ouricuri, apresentam um perfil diversificado, contribuindo eminentemente no propósito deste programa, vinculando teoria e prática nas escolas estaduais atendidas no município de Ouricuri-Pe. Nesse cenário destacou-se a evolução no processo de ensino-aprendizagem dos alunos nas escolas atendidas pelo PIBID, fazendo com que os alunos sintam mais vontade em aprender e possam ser protagonistas do seu aprendizado, para que possa haver um melhoramento no desenvolvimento da Educação Básica.

AGRADECIMENTOS: O trabalho aqui apresentado não seria possivel sem a valiosa contribuição da CAPES pela concessão das bolsas, ao IF Sertão Pernambucano.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: Estudo exploratório sobre o professor brasileiro com base nos resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2007/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. – Brasília: INEP, 2009. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40/3/EdSoc_Estudo_professor.pdf Acesso: 10/05/2013

PCN+ Ensino Médio. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf Acesso em: 09/05/2013