11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: O LÚDICO NO ENSINO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS: RECURSO AUXILIAR NO ENSINO/APRENDIZAGEM EM ESCOLAS PÚBLICAS

AUTORES: Silva Costa, A.M. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ) ; Uchôa Barroso, N.N. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ) ; Reinaldo da Silva, J. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ) ; Ciríaco, M.G. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ)

RESUMO: O presente trabalho discute a importância da abordagem dos conteúdos e conceitos de Química em jogos cognitivos, para compreensão e aprendizagem do aluno. Visando a contribuição para o domínio e interesse desse conhecimento químico pelo aluno, rompendo, assim, com as formas tradicionais de ensino, que tem como base a transmissão do conhecimento anulando a capacidade intelectual do mesmo. A metodologia alternativa usada foram jogos variados, aplicado para turmas de ensino médio em 3 escolas públicas da zona norte de Teresina. O método alternativo teve seus objetivos alcançados, pois se observou o aprendizado dos conteúdos abordados nos jogos didáticos pelos discentes.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química.; Metodologia Alternativa.; Aprendizagem.

INTRODUÇÃO: O Ensino de Química ao longo do tempo tem sido considerado como de difícil aprendizado, o que tem gerado preconceito ao considerarem a disciplina como algo de difícil compreensão. Uma proposta que contribui para a mudança desse ensino tradicional e por vezes ineficiente é a utilização das metodologias alternativas. O uso dessas atividades no Ensino de Ciências ou de Química é recente tanto nacional como internacionalmente. Vários autores têm apresentado, por exemplo, os jogos, e destacado sua eficiência para despertar o interesse dos alunos pela Química(SANTANA, 2006). Várias pesquisas em ensino de ciências têm demonstrado que a dificuldade de aprender conceitos científicos em sala de aula está muito relacionada à maneira pela qual o professor trata a disciplina. Para se discutir acerca de metodologia educacional faz-se necessário conceituá-la primeiramente. O significado etimológico da palavra método é caminho a seguir para alcançar algum fim (PILETTI, 1995, p.102). O objetivo do presente trabalho de pesquisa visa à verificação de metodologias alternativas para a melhoria da aprendizagem de química referente ao conteúdo de Ligações Químicas, em relação à metodologia tradicional em Escolas Públicas da Zona Norte de Teresina, bem como à conscientização ambiental da matéria prima utilizada para confecção dos jogos, consistindo em materiais de baixo custo, visando a sua reciclagem, muito importante para preservação ambiental e também como temática do jogo, a abordagem da reciclagem, intitulando-se a trilha da reciclagem.

MATERIAL E MÉTODOS: O desenvolvimento deste trabalho foi divido em várias etapas, iniciando-se com o levantamento de dados dos alunos de 6 (seis) turmas de Ensino Médio, em 3 (três) escolas Públicas da Zona Norte de Teresina, os alunos foram submetidos à duas propostas na qual em uma turma foi aplicado a metodologia tradicional e outra uma metodologia alternativa. O próprio jogo em si, possui a temática da Química verde, alertando os alunos para preservação ambiental. Jogo: “Na Trilha da Reciclagem”: é composto por uma trilha (tabuleiro),um dado, peões de cores distintas para identificar cada jogador (foram utilizados botões coloridos); 18 “Cartas do Bem”; 18 “Cartas do Mal”; 20 cartas “Hora de Saber +”. Todas as cartas foram confeccionadas em papel vergê e plastificadas com papel contact. Recomenda-se que esse jogo seja utilizado, preferencialmente, por até seis jogadores ou seis equipes. Sempre que o peão cair sobre uma casa verde, o jogador deve sortear uma “Carta do Bem”, ler em voz alta e seguir suas instruções. As “Cartas do Bem” trazem atitudes corretas em relação ao tratamento do lixo.Se o peão cair sobre uma casa vermelha, o jogador deve sortear uma “Carta do Mal”, ler em voz alta e seguir suas instruções. As “Cartas do Mal” contêm atitudes incorretas em relação ao tratamento do lixo, à reciclagem e à coleta seletiva e trazem penalidades para o jogador, como, por exemplo, retroceder algumas casas. Cada carta possui uma finalidade. Sempre que o jogador sortear uma carta, deve voltá-la para o final do monte. O primeiro jogador que chegar ao fim da trilha será o ganhador. Jogo: “Jogo das Ligações Químicas”: é composto por um baralho contendo 68 cartas. O objetivo do jogo é formar um conjunto de quatro cartas que caracterizem uma ligação química.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A escola “A”, na sala A1, dos 27 alunos presentes em sala, 23 foram favoráveis à metodologia alternativa e dos 30 alunos presentes em outra sala, a A2, 22 alunos tiveram boa aceitação da metodologia. A escola “B” com 29 alunos presentes em classe, na turma B1, 26 aceitou bem a metodologia, na turma B2, 20 alunos foram favoráveis a esta. E na escola “C”, com 25 alunos presentes na turma C1, 21 aceitaram bem o jogo e interagiram, e na turma C2, dos 32 alunos presentes, 27 alunos foram favoráveis a metodologia, apresentando ótimos resultados para o entendimento dos conteúdos. Perceberam-se, por meio do entusiasmo, e comentários feitos pelos discentes, que foi praticamente unânime, apesar da maioria demonstrar pouca afeição na disciplina de Química, por julgar ser difícil. Mas os resultados foram satisfatórios, pois teve um aumento significativo do interesse na disciplina de Química por parte dos alunos. Houve também o reconhecimento dos professores de Química pelas metodologias alternativas como ferramenta paralela ao conhecimento essencial para motivar os alunos a gostarem e compreender os conteúdos de Química. O método alternativo mostrou ser possível tanto para a assimilação dos conceitos e conteúdos como a sua compreensão que são elementos fundamentais para sua aprendizagem. O jogo mais utilizado foi a trilha da reciclagem (FIGURA 2), pois os outro jogo exigia um conhecimento prévio que nem todos os alunos mostraram domínio, porém, mesmo assim foi possível realizá-lo. A (FIGURA 1) abaixo mostra os valores quantitativos em relação, ao seu interesse e curiosidade quanto ao ensino de Química, contribuindo para a cognição dos discentes, afeição pela disciplina, socialização por trabalharem em grupo e criatividade.

Intetividade discente

Figura 1: Relação de alunos e quantidade destes presentes em sala de aula com alunos que foram favoráveis à utilização de metodologia alternativa.

Jogo "Na trilha da reciclagem"

FIGURA 2: Foto do tabuleiro, dos dados, dos peões e das cartas do jogo “Na Trilha da Reciclagem”.

CONCLUSÕES: Pode-se inferir que o método alternativo teve seus objetivos alcançados, pois foi observado o aprendizado dos conteúdos abordados nos jogos pelos discentes. Houve motivação tanto pelos alunos como pelos professores em trabalharem com essas metodologias, pois abordou tópicos e questões importantes da disciplina de Química, porém foi visivelmente notado a dificuldade por parte dos discentes em determinados conceitos. Mas os jogos propiciaram aos mesmos, um estimulante para aprendizagem do ensino de Química.

AGRADECIMENTOS: À professora Maria das Graças Ciríaco pelo apoio, a Deus e amigos que sempre estiveram ao meu lado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALBUQUERQUE, T. F. S. & SILVA, Mª. Silva. Metodologia do Ensino de Química Através da Ludicidade. Disponível em: <http://www.abq.org.br/simpequi/2006/trabalhos/11-102-t1.htm.> Acesso: 30/08/2012.


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SANTANA, E. M. O ensino de Química através de jogos e atividades lúdicas baseados na Teoria Motivacional de Maslow. Ilhéus: Monografia de Conclusão de Curso, 2006, p. 62.