11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A TENSÃO SUPERFICIAL: LINHA INVESTIGATIVA, TENDO COMO CURIOSIDADE O COMPORTAMENTO DE LÍQUIDOS E A TENSÃO SUPERFICIAL DA ÁGUA.

AUTORES: Azevedo, E.M. (IFAL) ; Freitas, A.J.D. (IFAL) ; Freitas, J.D. (IFAL) ; Morilla, D.P. (IFAL)

RESUMO: Este é trabalho é resultado do desenvolvimento e aplicação do procedimento referente à tensão superficial da água como proposta da disciplina Projetos Integradores VI junto com o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) aplicado com alunos do ensino médio de uma escola pública do município de Maceió-AL. Teve por objetivo instigar os alunos ao estudo da química através de uma linha investigativa observando o procedimento, bem como refletir e analisar a proposta como recurso metodológico para o ensino de química. Após o procedimento aplicou-se um vídeo e discussões e percebeu-se através da análise destes a relevância da relação teoria e prática para aprendizagem dos alunos, pela aceitação desses alunos em realizarem a atividade proposta.

PALAVRAS CHAVES: experimento; água; tensão superficial

INTRODUÇÃO: A premissa de como a química é abordada para os alunos, sem correlação no seu dia-a-dia resulta em um desinteresse pela disciplina. Este é um dos resultados evidenciados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1999), onde se enfatiza que o ensino desta ciência está voltado para a condução de informações, definições e leis isoladas, não existindo uma interligação necessária com a vida do aluno. O experimento realizado acerca de misturas foi desenvolvido como uma proposta alternativa pedagógica tendo em vista a necessidade de ser mostrado que a química está presente em nosso cotidiano e que ela comprova que esse tipo de procedimento esclarece as interações intermoleculares que uma molécula sofre no interior do líquido, tendo como conclusão que essa molécula é atraída e repelida de maneira que a resultante das forças seja praticamente nula. Uma molécula na superfície sofre atrações para o interior do líquido, mas no sentido contrário não sofre qualquer força. Isso vai implicar que na superfície de água existam forças não compensadas, fazendo com que a área da superfície seja mínima. Quando uma molécula superficial eleva-se ligeiramente acima da superfície, as ligações moleculares entre ela e as moléculas adjacentes são tensionadas e aparece uma força restauradora que puxa a molécula para a superfície. Esse fenômeno é chamado de tensão superficial. Dessa forma mostra-se de fundamental importância o desenvolvimento de métodos de ensino-aprendizagem de baixo custo para que venham estimular o aprendizado do aluno, possibilitando a compreensão do conteúdo com mais facilidade e o aluno poderá aprender a química não só na sala de aula, mas também identificá-la no dia-a-dia.

MATERIAL E MÉTODOS: Para o desenvolvimento utilizou-se água pura, óleo de cozinha e álcool etílico comercial em quantidades diferentes e um béquer para preparo da mistura e foi aplicado para alunos de duas turmas do ensino médio de uma escola da rede pública do Estado de Alagoas no município de Maceió/AL. O experimento consistiu em misturar proporções definidas de álcool, óleo e água e observar como os líquidos se comportavam. Após a aplicação do procedimento experimental foram apresentados aos alunos slides sobre tensão superficial. Em seguida, foi aberta uma mesa de discussões acerca das observações experimentais e aplicado um questionário com perguntas referentes ao conteúdo trabalhado no experimento, a exemplo: O que é uma tensão superficial? Quais os tipos de ligações existentes nos líquidos utilizados no experimento? Quais hipóteses para a formação de uma bolha de óleo entre álcool e água? Qual o tipo de mistura identificada?

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As dificuldades existentes no ensino de matérias exatas são evidentes e geralmente os alunos têm grande antipatia por disciplinas que envolvem a área, por considerarem o conteúdo complexo e de difícil entendimento, é relevante dizer também que as formas como essas ciências têm sido transmitidas pode contribuir com esse baixo interesse dos estudantes no aprendizado das mesmas, ou seja, essa dificuldade pode estar relacionada à maneira pelo qual o professor trata a disciplina. Usar metodologias e ferramentas alternativas que despertem o interesse e uma linha investigativa dos estudantes é de fundamental importância. Os alunos abordaram que mesmo com a falta do laboratório a proposta apresentada permitiu a facilitação do entendimento do procedimento, relatando ainda, que o experimento é simples e a aula foi bastante didática, vindo a possibilitar e permitir a interação das atividades do cotidiano relacionada à química. Os resultados foram refletidos através das observações dos alunos realizando a atividade, assim como, na mesa de discussões e questionamentos feitos em torno do conteúdo e principalmente acerca da importância da disciplina de química para o cotidiano.

CONCLUSÕES: O uso de recursos experimentais com materiais alternativos para aula de ensino de química é uma proposta que serve para facilitar a assimilação dos conhecimentos, além de mostrar que não é preciso muitos recursos financeiros para aproximar e instigar o aluno para as aulas experimentais, necessitando apenas explorar de forma mais ampla os diversos recursos alternativos disponíveis para tornar as aulas mais atraentes. Portanto, o trabalho apresentou resultado satisfatório no aprendizado dos alunos, em relação ao conteúdo de misturas para as turmas do ensino médio.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, 1999. Educa.fc.up.pt/documentosespeciais/tensao/tensao.ppt‎ (consultado em 10/05/11, às 22h45min).