11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: Os fatores que influenciam o rendimento escolar na disciplina de Química nas escolas Estaduais de Ensino Médio no bairro José Walter na cidade de Fortaleza-CE

AUTORES: Souza, C.A.G. (UECE) ; Guerra, M.H.F.S. (UECE) ; Pedrosa, M.R.G. (UECE)

RESUMO: A disciplina de Química é uma das que fazem parte do programa curricular do ensino fundamental e médio. Este trabalho teve como objetivo geral estudar os dados estatísticos sobre o rendimento escolar da disciplina de Química. Foi desenvolvida uma pesquisa de campo em três escolas da Rede Estadual de Ensino Médio no bairro José Walter de Fortaleza-CE. Os resultados da aplicação dos questionários foram descrito no desenvolvimento. A análise dos dados foi expressa pela percentagem do nível de concordância dos participantes em relação às respostas obtidas, o que fornece uma visão panorâmica da percepção do aluno acerca da disciplina de química no Ensino Médio. Com os dados estatísticos em estudo, deu-se para ter uma noção do real problema que se foi observado na comunidade estudada.

PALAVRAS CHAVES: Escolas públicas; Ensino; Aprendizagem

INTRODUÇÃO: A disciplina de Química é uma das que fazem parte do programa curricular do ensino fundamental e médio. A aprendizagem de Química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada, para que os estes possam julgar, com fundamentos, as informações adquiridas na mídia, na escola, com pessoas, etc. A partir daí, o aluno tomará sua decisão e dessa forma, interagirá com mundo enquanto indivíduo e cidadão (PCN's. MEC/SEMTEC, 1999). A pesquisa respondeu o problema em questão sobre os fatores que influenciam o rendimento escolar dos alunos na disciplina de Química. Pois conhecer esses fatores que influenciam no aprendizado na disciplina de química, caracteriza o papel das relações sociais e escolares nesta motivação e no processo educacional. O foco do trabalho foi nas Escolas Estaduais no Bairro José Walter na Cidade de Fortaleza-CE nas três séries do Ensino Médio. Tais indicadores foram à falta de interpretação, a deficiência no raciocínio lógico dos problemas químicos, a falta de aula prática que é uma maneira eficiente de ensinar e melhorar o entendimento dos conteúdos de química, facilitando a aprendizagem, as contextualizações dos conteúdos que são de extrema importância, como fator motivacional e para a construção do conhecimento de uma forma holística. O Trabalho em estudo teve como objetivo estudar os dados estatísticos sobre o rendimento escolar da disciplina de Química dos alunos da rede pública do estado do Ceará no bairro José Walter em Fortaleza através de uma pesquisa de campo com a finalidade de registrar, relatar, traçar e medir os fatores em dados estatísticos que influenciam no rendimento escolar dos alunos através dos dados coletados.

MATERIAL E MÉTODOS: Foi desenvolvida uma pesquisa de campo que englobou todos estes fatos para identificar o índice de rendimento escolar da disciplina de química nas três escolas da Rede Estadual de Ensino Médio no bairro José Walter de Fortaleza-Ce no período dos dias 26 de janeiro a 05 de fevereiro de 2012 no fim do Ano Letivo de 2011. As 19 perguntas da entrevista foram diretas e objetivas para facilitar nas coletas de dados. A população objeto de estudo foi constituída de 662 alunos o seja 30% da população total de 2206 alunos das três escolas estudadas: “A”, “B” e “C”. A relação de alunos participantes ficou assim relacionada: • Na instituição “A”, de 341 alunos- a pesquisa foi feita com 102 alunos, ou seja, 30% de alunos dessa instituição. • Na instituição “B” de 920 alunos- a pesquisa foi feita com 277 alunos, ou seja, 30% também de alunos dessa instituição. • Na instituição “C” de 945- a pesquisa foi feita com 284 alunos , ou seja 30% de alunos dessa instituição Com o objetivo de destacar a importância dos fatores que influenciam o índice de aprendizagem na disciplina de química nesse contexto, a pesquisa priorizou o Método Qualitativo, com a interpretação de estudos anteriores, observando sua postura teórica, seus valores e sua visão de mundo. Segundo Erickson (1990), a abordagem qualitativa tem se firmado como promissora possibilidade de investigação em pesquisas na área da educação. Afirma que uma pesquisa com essa abordagem caracteriza-se pelo enfoque interpretativo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os dados mostram a insatisfação dos estudantes em relação às aulas de química (76,92%), porém o resultado no rendimento escolar foi bom (53,84%) concordando com o dado de que a maioria gosta da disciplina (61,53%). Para a maioria dos estudantes (65%) afirmam que os professores indicam outros recursos didáticos e que as três instituições pesquisadas possuem laboratório de Ciências como apoio prático-pedagógico nas aulas de química. De acordo com 72% dos alunos eles afirmaram que as aulas práticas ajudam na compreensão teórica do conteúdo, logo, cabe ressaltar que esse mecanismo pedagógico vem surtindo efeitos positivos, para formar futuros cientistas, a minoria dos alunos (57,69%) demonstrou ter interesse em participar de algum projeto de pesquisa, porém afirmam que algumas vezes as aulas práticas estão relacionadas ao conteúdo estudado (42,23%). E ainda, esses alunos dizem que algumas vezes (62,30%) revisam o conteúdo estudo em casa constatando que não possuem o hábito de estudo em casa, mas a grande maioria não utiliza apenas o livro didático como fonte de estudo, demostrando assim que eles têm vontade de aprender atividade (73,07%), demonstrando assim o interesse em buscar mais informações sobre o conteúdo mesmo contrastando que apenas (5,70%) sempre procuram ler, notícias e artigos relacionados à química. Os alunos também tem a necessidade de trabalharem em grupo, a grande maioria (72,60%) afirma que trabalhar em equipe ajuda na compreensão teórica da disciplina. Um dado preocupante é a dificuldade em resolver problemas químicos como a interpretação (39,6%) e os cálculos (38,7%), além disso, (17,9%) possuem dificuldades nos dois. Isto significa que o professor de Química, precisa ter uma interação maior entre a área de Linguagens e Códigos e a Matemática.

CONCLUSÕES: Ao registrar os fatores que influenciam no rendimento escolar dos alunos em Química, foi permitido relatar cada fator de influência na aprendizagem da disciplina, o que se pode mudar ou aperfeiçoar, pois neste trabalho os objetivos foram alcançados. Com os dados estatísticos em estudo, deu-se para ter uma noção do real problema que se foi observado na comunidade estudada, contribuindo assim para traçar o perfil dos alunos em relação à aprendizagem na Química como disciplina nas escolas estaduais do bairro José Walter com a finalidade de melhorar o rendimento escolar da mesma.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais – adaptações curriculares: estratégias para educação de alunos com necessidades especiais. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria de Educação Fundamental, 1999.

ERICKSON, F. Qualitative Methods in Research on Teaching. In: M. C. Wittrock,
Handbook of Research on Teaching, 3. Macmillan Publishing Company, 1990:
119-158.