11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: O USO DA TELESSALA NO ENSINO DA QUÍMICA

AUTORES: Jose, P. (IFRN) ; Danielly, D. (IFRN) ; Felipe, D. (IFRN) ; Santos, J. (IFRN)

RESUMO: A Química é uma disciplina considerada difícil e na maioria das vezes até mesmo sem utilidade pelos alunos do ensino médio. Por este motivo, é necessário criar estratégias metodológicas de ensino que auxiliem na sua boa compreensão dos conteúdos. Para isso, é preciso explorar os meios que estejam mais próximos à realidade do aluno. Este trabalho tem como objetivo promover uma aprendizagem de química mais significativa . Tendo como base, um estudo classificado como bibliográfico. As estratégias de ensino podem promover uma maior relação entre o professor, o aluno e o aprendizado, de forma há facilitar a compreensão no geral.

PALAVRAS CHAVES: QUÍMICA; TELESSALA; APRENDIZAGEM

INTRODUÇÃO: É comum,na maioria das aulas de química do ensino médio,o questionamento sobre o porquê de se estudar química. A problemática é que os alunos não entendem onde seriam utilizados os conhecimentos ali adquiridos. Desta forma,a disciplina acaba sendo considerada difícil e sem muita utilidade.CHASSOT(1990) comenta que alguns professores e alunos não sabem responder a esta questão. CARDOSO (2000);COLINVAUX(2000) acreditam que o ensino da química deve desenvolver nos alunos uma visão crítica, que contribui para alterar sua qualidade de vida, já que esse conhecimento pode ser utilizado no cotidiano.Uma alternativa seria a utilização da sala de vídeo das escolas,objetivando exibição de filmes e tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas, pois esta ferramenta representa algo do interesse do aluno e que faz parte do seu cotidiano como entretenimento e permite ao professor relacionar o cotidiano com o conhecimento científico.“A linguagem audiovisual transmitida através dos filmes apresenta-se como um recurso facilitador na construção de conhecimentos, porque integra a realidade individual com o meio e assim é possível desenvolver nos alunos a sensibilidade e a percepção do universo”.ARROIO;GIORDAN,(2007).Desta forma, este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da utilização de telessala com a exibição de filmes que possam relacionar o ensino da química, facilitando a compreensão de determinados assuntos por parte dos alunos, proporcionando uma ótima opção de diversificação das aulas.

MATERIAL E MÉTODOS: Do ponto de vista da forma de abordagem, o trabalho classifica-se como qualitativo, pois não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. Quanto aos objetivos mais gerais, esta pesquisa é qualificada como exploratória. No que diz respeito aos procedimentos técnicos, este estudo é classificado como bibliográfico, pois é elaborado principalmente por meio de livros, artigos periódicos e materiais disponibilizados na internet com a observação dos seguintes parâmetros: A influência tecnológica, e a estratégia do uso de filmes na telessala para a aula de química. OBS: ESTA É A SEGUNDA VEZ QUE MEU TRABALHO RETORNA, NA PRIMEIRA VEZ AS CORREÇÕES INDICADAS POR VCS ERAM AS SEGUINTES, OBSERVAÇÕES DO AVALIADOR:OS AUTORES DEVEM DESCREVER NO TÓPICO MATERIAL E MÉTODOS ONDE A PESQUISA FOI APLICADA, QUAIS TURMAS FORAM ENVOLVIDAS, QUANTOS ALUNOS PARTICIPARAM, SE ENTREVISTAS OU QUESTIONÁRIOS FORAM APLICADOS. NO TÓPICO RESULTADOS E DISCUSSÕES APRESENTAR OS RESULTADOS E DISCUSSÕES DA PESQUISA REALIZADA. ESTA CLARO NESTA PARTE DO TRABALHO QUE FOI UMA PESQUISA PROPOSTA E NÃO FOI APLICADA, DEIXO CLARO AINDA QUANDO DIGO O TRABALHO CLASSIFICA-SE COMO QUALITATIVO, POIS NÃO REQUER O USO DE MÉTODOS E TÉCNICAS ESTATÍSTICAS, ESTE ESTUDO É CLASSIFICADO COMO BIBLIOGRÁFICO, POIS É ELABORADO PRINCIPALMENTE POR MEIO DE LIVROS, ARTIGOS PERIÓDICOS E MATERIAIS DISPONIBILIZADOS NA INTERNET... OU SEJA NAO FOI APLICADO AINDA...

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As ferramentas tecnológicas estão se espalhando rapidamente na educação, principalmente na área da ciência. E a cada dia, surgem atualizações que influenciam diretamente a construção do conhecimento, cabe ao professor assumir uma postura de pesquisador afim de não se estagnar, no crescente mundo das informações.Assim, as mudanças introduzidas em nosso padrão de sociabilidade, fazem com que a relação dos indivíduos e da sociedade sofra alterações consideráveis, e agem sobre todos os domínios da atividade humana.O ensino tradicional de química não tem sido muito eficaz no preparo do aluno para ingressar na sociedade exigente em que vivemos. Falta capacitar o aluno para avaliar alternativas, agir criticamente ou trabalhar em grupos. O uso de atividades audiovisuais consiste numa prática docente que mostra uma possível relação com as aulas teóricas, tornando assim a construção do conhecimento mais produtiva, já que possibilita aos alunos modelos de observação, raciocínio e interpretação.A telessala é uma alternativa para o professor ampliar sua teoria explicada em sala de aula, a partir dela pode-se trabalhar de forma objetiva e concreta no que diz o respaldo dos livros, porém tem que ser utilizada com interatividade se não implicara em práticas repetitivas.De acordo com VIGOTSKY (1988), o processo de aprendizagem é baseado na construção de significados.OS filmes utilizados foram: O DIA DEPOIS DE AMANHÃ - Assuntos abordados: aquecimento global, efeito estufa, transformações físicas e químicas, mudanças de estado,O NÚCLEO: MISSÃO AO CENTRO DA TERRA - Assunto abordado: Composição química do núcleo da terra,O ÓLEO DE LORENZO - Assuntos abordados:Cadeias carbônicas, hidrocarbonetos, funções orgânicas, ácidos graxos, proteínas e lipídios.

CONCLUSÕES: A simples exibição de um filme nas aulas de química pode gerar muitas discussões para professores e alunos.Porém,é importante observar com cuidado a escolha do filme,por exemplo,ficção científica ou baseada em alguma história real,certificando-se que possua subsídios para as aulas de química,além disso,promove ganhos no processo ensino-aprendizagem dessa disciplina.Além de se mostrar como uma ferramenta que ajuda a resgatar conhecimentos prévios e a relacionar a ciência com a arte e questões sociais,os resultados só reforçarão as atividades interdisciplinares.

AGRADECIMENTOS: Agradeço primeiramente a Deus pela oportunidade e a CAPES por fazer parte do PIBID em que, o mesmo possibilitou a produção do referente artigo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: •ARRORIO, Agnaldo; GIORDAN,Marcelo. O vídeo educativo: Aspecto da organização doensino. 2007. Disponível em:<http:∕∕www.ritla.net∕index.php¿option=com_docman&task=doc_download&gid=154> Acesso em 28 de agosto de 2012.
•CARDOSO,S.P; COLINVAUX,D. Explorando a motivação para estudar química. Química Nova. 23(2), p.401-404,2000.
•CHASSOT, Atlico. A educação no ensino da química.Ijuí: Editora Unijuí,1990.
•NAPOLITANO,M. Como usar o cinema na sala de aula. 4ed.São Paulo: Contexto,2006.
•VYGOTSKY,L.S. Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
•QUINTINO, C.P; RIBEIRO, 2010. A utilização de filmes no processo de ensino aprendizagem química no ensino médio. 2010. Disponível em: www.xveneq2010.unb.br/resumos/R0472-1.pdf Acesso em 08,setembro,2012.

OBS: EM ALGUNS MOMENTOS DO TRABALHO COMO INTRODUÇÃO, RESULTADOS, CONCLUSÃO, FOI PRECISO RETIRAR ESPAÇOS PRÓXIMOS DAS PONTUAÇÕES PARA QUE SE APROVEITASSE TODOS OS CARACTERES POSSÍVEIS. FATO QUE PARA A PRODUÇÃO DO BANNER PODE SER MELHORADO, E A BIBLIOGRAFIA ESTA COMPLETA.