11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ÓTICA DOS LICENCIANDOS DE QUÍMICA DA UAB/IFMA POLO CAXIAS

AUTORES: Santos, R.T.F. (IFMA) ; Santos, M.O. (IFMA) ; Silva, M.T.F. (IFMA) ; Conceição, F.A. (IFMA) ; Abreu, A.S. (IFMA) ; Silva, S.M.S. (IFMA) ; Silva, S.V. (IFMA) ; Oliveira, M.M. (IFMA)

RESUMO: O estágio supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas, onde se torna a oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Buscou-se com este trabalho avaliar a disciplina de estágio sobre a ótica dos alunos do curso de Licenciatura em Química do 6º e 7º períodos da UAB/IFMA do polo Caxias. Aplicou-se aos graduandos um questionário com cinco questões objetivas. A análise dos questionários permitiu constatar que na visão da maioria dos licenciados em Química do IFMA/UAB, a disciplina Estágio Supervisionado é de fundamental importância, no que se diz a respeito ao conhecimento adquirido do campo de trabalho, os deixando aptos a lecionar e ainda consideraram que os conhecimentos obtidos durante o curso, os conferiram tal aptidão.

PALAVRAS CHAVES: Estágio Supervisionado; UAB; Licenciatura em Química

INTRODUÇÃO: É importante que se discuta o estágio supervisionado, pois essa experiência é essencial para a formação do licenciado, considerando que cada vez mais se buscam profissionais com visão de prática docente e bem preparados para exercer esse cargo. O aluno precisa vivenciar momentos reais que façam analisar o cotidiano de sua prática profissional, relacionando a teoria e prática (MAFUANI, 2011). O estágio supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas, onde se torna a oportunidade de crescimento pessoal e profissional, considerando-o um importante instrumento de integração entre aluno, universidade e comunidade (FILHO, 2010). Os licenciados em química têm revelado uma grande preocupação com a formação de pessoal qualificado para sua função. Sendo assim, buscou-se com este trabalho avaliar a disciplina de estágio sobre a ótica dos alunos do curso de Licenciatura em Química do 6º e 7º períodos da UAB/IFMA do polo Caxias.

MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa teve como público alvo acadêmicos do 6° e 7° período, num total de 18 entrevistados, do curso de Química Licenciatura do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, o curso sendo semipresencial, oferecido pela Universidade Aberta do Brasil – UAB, no município de Caxias, MA. Aplicou-se aos graduandos um questionário com cinco questões objetivas, indagando itens sobre a disciplina Estágio Supervisionados assim como sua aptidão para sua futura profissão.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em relação à aplicabilidade no Estágio Supervisionado dos conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica, obtiveram-se os seguintes resultados: 60% aptos e 40% regular. Segundo Oliveira e Cunha (2006) o objetivo do Estágio Supervisionado é proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica, tornando o licenciando apto a incorporar as competências e habilidades de sua atuação profissional. Em relação à aplicabilidade do Estágio Supervisionado, após a conclusão do curso, obtiveram-se os seguintes resultados: 13,3% ruim, 26,7% regular e 60% bom. Outra resposta dos licenciandos se referia a se eles se sentiam estimulados para ministrar aulas, e entre os entrevistados três alunos (17%) responderam que não, justificando que a coordenação de estágio os desestimulava no que se refere ao apoio e estímulo frente à disciplina de Estágio Supervisionado. Em contra partida a grande maioria dos alunos (83%) se sentiam estimulados em atuar na sala de aula, pois os conhecimentos acumulados durante o curso permitiram ser aplicados no campo de estágio. Quando questionados se estavam preparados para exercer a profissão de professor do ensino fundamental todos os alunos responderam que estavam aptos a lecionar, embora citando algumas objeções, como o depoimento de um aluno: “embora as dificuldades enfrentados no curso, me sinto preparada para ministrar aula”. Para Ghedin, et al. (2008), por meio do estágio e da prática de ensino o futuro professor deverá desenvolver a docência, preparando-se para efetivar as práticas de ser professor, na dinâmica complexa da realidade de sala de aula.

CONCLUSÕES: A análise dos questionários permitiu constatar que na visão da maioria dos licenciados em Química do IFMA/UAB, a disciplina Estágio Supervisionado é de fundamental importância, no que se diz a respeito ao conhecimento adquirido do campo de trabalho, os deixando aptos a lecionar e ainda consideraram que os conhecimentos obtidos durante o curso, os conferiram tal aptidão.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: FILHO, A. P. O Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente. Revista P@rtes. 2010. Disponível em: http://www.partes.com.br/educacao/estagiosupervisionado.asp. Acesso em: 15 ago. 2012.
GHEDIN, E.; ALMEIDA, M.I.; LEITE, Y.U.F. Formação de professores: caminhos e
descaminhos da prática. Brasília: Líber Livro Editora, 2008. 142 p.
MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru. 2011. Disponível em: http://www.iesbpreve.com.br/base.asp?pag=noticiaintegra.asp&IDNoticia=1259. Acesso em: 03 set. 2012.
OLIVEIRA, E.S.G.; CUNHA, V.L. O estágio Supervisionado na formação continuada docente à distância: desafios a vencer e Construção de novas subjetividades. Revista de Educación a Distancia. Ano V, n. 14, 2006. Disponível em http://www.um.es/ead/red/14/. Acesso em: 29 ago. 2012.