11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: ENTRELAÇANDO NA QUÍMICA O SUPORTE TECNOLÓGICO: PRODUÇÃO DE VÍDEO AULAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

AUTORES: Lopes, J.A. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Silva, C.D. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Machado, J.R.O. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Silva, E.J. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Texeira, D.V.B. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO)

RESUMO: O respectivo trabalho é resultado de um projeto vivenciado na Escola Estadual Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho na cidade de Floresta – PE, em uma turma do 1º ano do Ensino Médio, tendo como objetivo aliar o uso das ferramentas digitais ás aulas de Química, através de pesquisas e gravação de vídeo aulas realizadas com os discentes envolvidos. Essa proposta conseguiu entrelaçar os recursos tecnológicos às aulas práticas e teóricas da disciplina, possibilitando uma maior interação entre aluno/professor, como também, contribuiu no melhoramento do ensino aprendizagem em Química.

PALAVRAS CHAVES: Recursos Tecnológicos; Vídeo Aulas; Ensino de Química

INTRODUÇÃO: “Atualmente são amplamente reconhecidas a importância e a necessidade da utilização de ferramentas computacionais para o ensino e a aprendizagem da Química.” (MICHEL, SANTOS e GRECA, 2004). Promover o interesse dos alunos para o aprendizado de química é um desafio constante. Para MORAN (1995), “Um bom vídeo é interessantíssimo para introduzir um novo assunto, para despertar a curiosidade, a motivação para novos temas. Isso facilitará o desejo de pesquisa nos alunos para aprofundar o assunto do vídeo e da matéria.” Especialmente quando se tem uma disciplina dita experimental, mas que o seu conteúdo é repassado aos alunos, muitas vezes, apenas como aulas expositivas, o que vem a dificultar o entendimento e a contextualização. Pensando na referida problemática que propusemos o entrelaçamento da química ao suporte tecnológico: produção de vídeo aulas com alunos do ensino médio, elaborado por alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta, vivenciado na turma do 1º ano “E” do Ensino Médio, da Escola Estadual de Referência em Ensino Médio Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho, do município de Floresta-PE, objetivando com essa atividade, promover o ensino aprendizagem de Química no que se refere aos conteúdos: Ligações Químicas, Ácidos e Bases. Isso por meio da produção de vídeos aulas. O que veio a contribuir em uma maior interação entre professor/aluno.

MATERIAL E MÉTODOS: Em sua fase inicial foram realizadas pesquisas quantitativas por meio de questionários com o corpo discente, docente e gestor da escola a qual o projeto se destinou, isso para a verificação da utilização dos recursos tecnológicos nas aulas de Química e a disponibilidade dos mesmos na escola. Com o levantamento dos dados obtidos, verificou-se que a escola dispunha de poucos computadores, porém dispunha de televisores e filmadoras. Para execução desse projeto, utilizamo-nos dos seguintes materiais: folhas, mídias, filmadoras, computadores, entre outros. Por meio destes, trabalharam-se os conteúdos através de aulas teóricas e pesquisas nos diversos meios midiáticos. Estas, realizadas com a turma dividida em equipes, como conseguinte, houve a realização de práticas laboratoriais. O que veio a resultar na produção de vídeo aulas, tendo os discentes como protagonistas das referidas práticas que totalizaram cinco.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Por meio da vivência do projeto, foi possível aliar os recursos audiovisuais às aulas práticas de Química. Oportunizando com seu resultado a utilização das referidas tecnologias que até então não faziam parte do fazer pedagógico das atividades propostas. Com a gravação das experiências realizadas pelos discentes conseguimos propiciar novos métodos para o ensino de Química e elaborar vídeos de curta duração. Como resultado final houve a socialização e discussão de todas as práticas realizadas, momento este, de bastante interação entre todos que ali se faziam presentes. Analisadas as possíveis contribuições do projeto para a realidade acadêmica dos alunos por meio de avaliações diretas (provas, seminários e relatórios), constatou-se um aumento considerável nas produções em sala. Vale salientar, que cada equipe recebeu um exemplar em DVD das referidas produções.



Figura 1: Foto tirada durante a gravação e realização da experiência sobre Ácidos e Bases

CONCLUSÕES: A escolha por este tipo de atividade foi de grande sucesso, pois, os alunos foram os principais autores e coautores de todo processo de construção do seu conhecimento. O que veio a despertar no corpo docente e discente para o uso dos recursos audiovisuais em sala de aula. Entretanto, a utilização dos recursos tecnológicos já deveria se fazer presente na atuação do professor regente, mas, a realidade não foi essa quando investigadas as ações que corroboram na prática docente.

AGRADECIMENTOS: Ao IF Sertão Pernambucano e a EREM Cap. Nestor Valgueiro de Carvalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: MICHEL, R.; SANTOS, F. M. T. & GRECA, I. M. R. Uma busca na internet por ferramentas para educação química no ensino médio. Rev. Química Nova na Escola - N° 19, Maio de 2004.
MORAN, J. M. O Vídeo na Sala de Aula. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/moran/vidsal.htm>. Acessado em: 24/03/13 ás 20h. e 37min.
RIBEIRO, A. A. & GRECA, I. M. Simulações computacionais e ferramentas de modelização em educação química: uma revisão de literatura publicada. Quím. Nova [online]. 2003, vol.26, n.4, pp. 542-549. ISSN 0100-4042. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422003000400017