11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A Utilização de Recursos Didáticos no Conteúdo Isomeria Óptica

AUTORES: de Araujo Azevedo, J. (IFRN) ; Costa da Silva, A.F. (IFRN)

RESUMO: O Ensino de Química e principalmente da Química Orgânica é hoje uma das grandes preocupações dos docentes. Para muitos alunos principalmente do Ensino Médio a química é uma disciplina difícil. Hoje em dia com o avanço da tecnologia e modernização dos campos escolares é necessário que o educador encontre e invista em novas metodologias que facilitem o seu trabalho. O objetivo deste artigo é propor aos atuais e futuros docentes a implantação de recursos didáticos para o ensino de Química na temática Isomeria óptica. Estes recursos poderão ser produzidos pelos próprios educadores, são recursos de baixo custo, mas que promovem a produção do conhecimento, como despertar a atenção dos alunos em sala de aula.

PALAVRAS CHAVES: Recurso didático; Isomeria óptica; Ensino médio

INTRODUÇÃO: O Ensino de Química tem sido uma das grandes preocupações para os docentes nos últimos anos, pois para muitos alunos a química é uma ciência difícil, sendo muito complicada para alguns professores torná-la mais atraente e mais dinâmica. Os educadores têm apontado como solução para o problema, o investimento em novas metodologias que facilitem o trabalho docente, a assimilação e produção dos conteúdos ministrados. Entretanto, uma ação inovadora causa certa resistência em alguns professores que desenvolvem uma prática tradicional, mas percebe-se que existem recursos baratos e que podem ser produzidos em casa. Um estudo realizado por Silva e Del Pino (2003) demonstrou que os alunos de ensino médio têm dificuldades de compreensão dos fenômenos que constituem a disciplina de Química abordada no ensino médio. Por diversas vezes é vista como um assunto que não desperta o interesse dos estudantes, apesar de possuir um conteúdo vasto que se encontra extremamente presente em nosso cotidiano. O Brasil hoje se encontra em estado de escassez quando se fala em modernização de escolas, muitas não possuem laboratório para a realização das aulas práticas. Este trabalho surge da necessidade de se estudar o conteúdo Isomeria Óptica, conteúdo este que é visto como difícil para alunos do 3º ano do ensino médio. Ao ministrar este tipo de aula há uma necessidade de buscar métodos baratos e fáceis que possa facilitar a execução desta aula. Desta maneira podem ocorrer mudanças no ensino tradicional contribuindo significativamente na compreensão do aluno sobre os diversos segmentos da Isomeria óptica. Portanto, o objetivo deste estudo é apresentar uma proposta pedagógica para o ensino de Química, a partir de métodos didáticos que facilitem a compreensão do conteúdo em questão.

MATERIAL E MÉTODOS: Esta pesquisa teve como fundamentação teórica vídeos e artigos científicos de recursos didáticos no ensino de Química. A atividade foi realizada no ano de 2013 no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte- IFRN, no curso de Licenciatura 6 º período, no turno matutino, durante as aulas da disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química I. Foi possível analisar que, como docente, conseguiu-se atrair a atenção dos colegas, como também o envolvimento destes ao expor os materiais para a explicação da Isomeria óptica. Analisou-se também que a utilização deste recurso didático influencia o ensino e aprendizagem de química, podendo ser utilizados para interferir na realidade vivenciada nas aulas de química no ensino médio. Inicialmente foi feito uma breve introdução sobre a Isomeria óptica que é um caso particular da Isomeria espacial que só ocorre em moléculas quirais. Um objeto Quiral não é idêntico a sua imagem especular, a imagem e o objeto não são superponíveis. Para esclarecimento sobre a simetria, que é um carbono ligado a quatro grupos iguais utilizou-se para a explicação da simetria 2(duas)letras(A ) feitas de cartolina. O segundo exemplo utilizou-se a molécula do metano (CH4 ), feita de bolas de isopor. Logo após as estruturas foram colocadas em frente ao espelho e foi possível analisar que a imagem refletida são sobreponíveis. Para explicar sobre o carbono assimétrico no qual é um carbono que está ligado a quatro grupos diferentes, foi tomado como exemplo a molécula do bromocloroflúor- metano (CHFClBr), feitas com bolas de isopor . Para explicar sobre a luz polarizada utilizou-se 2 (dois) canos de PVC de 30 cm, e uma folha de cartolina com uma abertura no meio no mesmo ângulo do cano.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os métodos didáticos podem influenciar efetivamente na aprendizagem de conteúdos químicos de maneira interativa. Percebe-se em relatos de alunos do ensino médio a necessidade de haver nas aulas de químicas estratégias pedagógicas que sejam eficientes e interativas, ou seja, formas mais real de como funciona a Química. Muitos destes discentes acreditam na hipótese que através de métodos didáticos pode-se aprender mais rápido e assimilar de forma mais eficiente o conteúdo, mas para isso é necessário que o professor adote novos métodos e estratégias de ensino que motivem e torne as aulas de química, mais especificamente a isomeria óptica, ainda mais dinâmica e contextualizada. Contudo ao ministrar a aula e ao usar estes recursos didáticos alternativos, observou-se que foi possível transmitir as informações com mais facilidade, pois verificou-se que os colegas de sala mostraram mais interesse e surpresos pela forma que foi transmitido o conteúdo Isomeria óptica. Além de proporcionar a compreensão do conteúdo explicado em sala de aula, observando que à medida que a aula avançava e os recursos eram utilizados, observou-se que os alunos assimilavam bem as informações. Após a realização da apresentação da aula, percebeu-se através das opiniões dos colegas, que eles se interessaram pelo recurso didático, visto que se familiarizaram com o tema mais facilmente de forma prazerosa e estimulante. Assim certificou-se que este recurso pode despertar nos alunos mais interesse em estudar o conteúdo. Os recursos didáticos citados acima são materiais de preço mínimo que podem ser feitos em sala de aula junto com os alunos.

Molécula de CH4

Imagem especular é sobreponivel

Polarizador

Luz polarizada

CONCLUSÕES: Conclui-se, portanto, que o trabalho executado mostrou que a utilização destes materiais são recursos auxiliares e complementares para o processo de ensino- aprendizagem no ensino da Química, que irá contribui de forma satisfatória para que o aluno do ensino médio reconheça a simetria, a polarização e outros diversos fatores dos compostos orgânicos de forma mais didática, interessante e divertida. A partir deste estudo, tem-se que os recursos didáticos podem ser utilizados como ferramenta fundamental,oferecendo aos alunos uma aprendizagem mais significativa da isomeria óptica.

AGRADECIMENTOS: Agradeço a CAPES por fazer parte do PIBID e a Deus por me dá sabedoria para a conclusão deste artigo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SILVA, J. DEL PINO C. Análise do capítulo ligação química nos manuais didáticos de Química Geral. In: XVI Salão de Iniciação Científica da UFRGS. Resumos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003
DIAS,I.; GONÇALVES,M.; OLIVEIRA,M. A influência dos jogos influência dos jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de química nas escolas estaduais do centro de Teresina.Universidade Estadual do Piauí – UESPI, bolsista PIBIC/UESPI.Disponívelem:<http://www.uespi.br/prop/XSIMPOSIO/TRABALHOS/INICIACAO/Ciencias%20da%20Natureza/A%20INFLUENCIA%20DOS%20JOGOS%20DIDATICOS%20NO%20PROCESSO%20DE%20ENSINO%20E%20APRENDIZAGEM%20DE%20QUIMICA%20NAS%20ESCOLAS%20ESTADUAIS%20DO%20CENTRO%20DE%20TERESINA.pdf> Acesso 27 maio 2013.
LEAL, Murilo Cruz. Didática da química – fundamentos e práticas para o Ensino Médio. Belo Horizonte: Dimensão, 2009.
SOUZA,G. As exigências para o ensino da química com os novos métodos de ensino. 1º Congresso Paranaense de Educação em Química 2009. Disponível em:<http://www.uel.br/eventos/cpequi/Completospagina/18284654620090622.pdf>Acesso 27 maio 2013.