11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: O estudo das terras raras: um direcionamento para o aprendizado da serie dos lantanídeos.

AUTORES: Barbosa, W.R. (IFPA) ; Ataide, C.L. (IFPA) ; Filho, J.R. (IFPA) ; Santos, L.R. (IFPA) ; Maciel, M.S. (IFPA) ; Menezes, T.E. (IFPA) ; Nunes, I.C. (IFPA)

RESUMO: O desenvolvimento das tecnologias da cadeia produtiva das terras raras vem sendo expandida mundialmente, e deste modo tornando necessária a criação de metodologias de ensino que possam aplicar à temática nos centros de educação. O trabalho trata-se de uma metodologia que aborda as terras raras que são um conjunto de 17 elementos da tabela periódica e que compõe a serie dos lantanídeos, essa abordagem serve como estimulo para o estudo das propriedades e características destes elementos. Este direcionamento também tem o intuito de promover alternativas e metodologias que proporcione nos estudantes visão e habilidades para diversas áreas voltadas a novas tecnologias produzidas a partir dos elementos da serie dos lantanídeos.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de química; Terras raras; Lantanideos

INTRODUÇÃO: As terras raras são um grupo seleto de 17 elementos químicos da série dos lantanídeos mais o escândio e ítrio. Seus óxidos têm a aparência de terra e são considerados raros devido a seus escassos depósitos em todo o planeta, embora alguns desses elementos sejam relativamente abundantes. Os 15 lantanídeos são: lantânio, cério, praseodímio, neodímio, promécio, samário, európio, gadolínio, térbio, disprósio, hólmio, érbio, túlio, itérbio e lutécio. “As terras raras não são tão raras assim, já que podem ser encontrados em muitos países como Austrália, Argentina, Brasil, China, Estados Unidos, Índia, Malásia e Rússia”, (Guimarães, 2011). Os elementos terras raras são de extrema importância, pois eles são a portabilidade para o futuro, em face da sua aplicabilidade em diversas tecnologias de ponta, com aplicações muito expressivas na indústria metalúrgica, de telas planas, de supercondutores, super-imãs, fibras óticas, energia nuclear, computadores, ipads, dentre outros. “Mas elas são difíceis de extrair em volumes que sejam economicamente viáveis”, (Guimarães, 2011). Porem os minerais conhecidos como terras raras têm uma importância estratégica para o País, enfatizando que o Brasil dispõe de reservas conhecidas de terras raras, distribuídas em grande parte do território nacional e que o País possui um cenário geológico muito promissor para descoberta de novas jazidas.

MATERIAL E MÉTODOS: Esta prática foi aplicada pelos discentes do curso de química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA, na aula de química metodologia e pratica e vivencia na pratica educativa ministrada no segundo semestre de 2012. Inicialmente foi aplicada como metodologia de ensino uma série de questionários que relacionaram o tema abordado com os elementos químicos da série dos lantanídeos, o questionário serviu para avaliar o nível de conhecimento dos alunos sobre a temática. Em seguida foi apresentada aos alunos uma aula desenvolvida em forma de slides, além de explicações dos professores, mostrando exemplos e situações onde ocorre a química no dia a dia. Durante apresentações dos slides e vídeos, houve sempre abertura de diálogos com alunos objetivando uma maior interação entre eles e os docentes presentes, fazendo com que a aula fique mais dinâmica. Também se utilizou um software (programa de computador), que possui todos os elementos da tabela periódica, sua história e aplicação em varias esferas da vida. Os lantanídeos são de extrema importância na indústria, consequentemente nas utilizações do cotidiano, auxiliados pelo software apresentamos as principais informações da serie dos lantanídeos: Nome do elemento, Família, Período, Métodos de obtenção, aplicações.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A atividade desenvolvida em sala de aula mostrou como uma temática pouco explorada no ensino de química pode possibilitar o interesse dos alunos por novos conteúdos. A participação dos alunos pode ser observada pelos frequentes questionamentos e a motivação que demonstraram nos exercícios de aplicação, que despertaram a curiosidade em relação ao universo da aplicação das terras raras. Porem os resultados também mostraram o grande desconhecimento dos estudantes pelas tecnologias de ponta onde estão inseridos os elementos da serie dos lantanídeos, recursos tecnológicos de proporções importantes para nosso dia-dia.

CONCLUSÕES: A metodologia de abordagem da temática “terras raras” de uma forma geral proporcionou aos estudantes um grande entendimento das propriedades, características e aplicação dos elementos químicos pertencentes ao grupo dos lantanídeos. O desenvolvimento do trabalho estimulou os alunos na busca pela pesquisa de tecnologias inovadoras, alem acrescentar um conteúdo pouco explorado nas escolas regulares.

AGRADECIMENTOS: A Deus e aos professores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA pelo apoio e total cumplicidade no decorrer do trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LEE, J. D.; Química Inorgânica não tão Concisa; Tradução: TOMA, H. E.;ROCHA, R. C.; Edgard Blücher Ltda.: São Paulo, 1999, cap. 29.
GUIMARÃES, Leonam dos Santos. Terras raras e sustentabilidade energética. Revista Eletrônica Estratégia Brasileira de Defesa – A Política e as Forças Armadas em Debate, Nº 56, Rio, 2011. [00-28-11-1983]

MARTINS, T. S.; ISOLANI, P. C. Terras Raras: aplicações industriais e biológicas. Química Nova, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 111-117, jan/ fev. 2005.

SILVA, M. C.; PIRES, A. M.; CIRQUEIRA, S. S. R.; AMERICO, F. G.; CORRÊA, R. G.;SILVA, C. S. Estudo Sobre Terras Raras No Ensino Médio: Uma Análise Em Livros Didáticos. In:XXI Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2009, São José do Rio Preto. ANAIS. São Paulo: CGB/PROPe UNESP, 2009. p.09401 – 09404.