11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: MINI CURSO “SEGURANÇA, MATERIAIS E TÉCNICAS DE LABORATÓRIOS” NA INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA DA COMUNIDADE ESCOLAR.

AUTORES: Oliveira, W.N. (IF SERTÃO-PE) ; Barbosa, (IF SERTÃO-PE) ; Silva, J.B.S. (IF SERTÃO-PE) ; Sá, E.G. (IF SERTÃO-PE) ; Silva, H.C. (IF SERTÃO-PE)

RESUMO: O presente trabalho tem por finalidade proporcionar a alunos de nível médio das escolas estaduais da cidade de Floresta-PE, técnicas e regras de utilização laboratorial para que através delas,utilize-as na principal proposta do mini curso, sendo ela vincular teoria a prática. Neste contexto o projeto mostrou-se eficaz, uma vez que foi perceptível a aprendizagem significativa conforme os elementos vivenciados na atividade.

PALAVRAS CHAVES: Integração científica; Experimentação; Aprendizagem

INTRODUÇÃO: (GALIAZZI,2001) declara que a experimentação é uma atividade fundamental no ensino de ciências, especialmente no ensino da Química, no entanto essas atividades experimentais são pouco frequentes nas escolas. Segundo(CARRAGUER, 1986) tal modelo educacional trata o conhecimento como mero conjunto de informações as quais são apenas reproduzidas aos alunos por parte dos professores, o que nem sempre se traduz em aprendizado significativo, visto que apenas o ato de memorizar conceitos e fórmulas não se traduz em aprendizado, sendo esquecido em um período curto de tempo.Conforme(TOBIN,1990) atividades experimentais permitem ao estudante uma compreensão dos fenômenos e métodos científicos atrelados à disciplina. No laboratório as atividades devem ser desenvolvidas como uma forma de permitir como uma forma que os alunos compreendam conceitos e entendam fenômenos ao mesmo tempo em que se envolvam num processo de construção de conhecimento. O objetivo do projeto foi proporcionar a alunos do ensino Médio da cidade de Floresta- PE técnicas de utilização laboratorial e o uso da experimentação para melhor assimilação dos conteúdos Separação de Misturas, Reações Químicas e Funções Inorgânicas: Ácidos e Bases.

MATERIAL E MÉTODOS: O mini curso “Segurança, Materiais e Técnicas de Laboratórios” foi dividido nos seguintes procedimentos: (1) Pré-questionário de identificação de experiências vívidas, (2) apresentação das normas e regras de segurança laboratoriais, (3) mostra dos equipamentos e sua utilização, (4) Construção de um destilador com materiais alternativos, (5) realização de experimentos vinculados aos conteúdos Separação de Misturas, Reações Químicas e Ácidos e Bases Inorgânicos, (6) aplicação de uma dinâmica com fins avaliativos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: No sistema de ensino do Sertão Pernambucano, especificamente na cidade de Floresta-PE, a utilização do laboratório de Química têm-se sido uma atividade cada vez mais escassa em âmbito escolar. Esse fator implica uma serie de problemas, um deles, o olhar do aluno sobre a disciplina, taxado como conteudista, muitas vezes favorecendo a evasão escolar. De acordo com o pré-questionário (1), observou-se que 65% dos participantes nunca foram a um laboratório, 75% afirmaram que há laboratório na sua escola, 90% dos alunos que estudam nunca usufruíram dos materiais e equipamentos no local. A etapa (2) e (3) serviu como facilitadora para as demais atividades. Durante a construção do destilador foi notado ao longo do processo que a produção do mesmo traz um fácil entendimento do seu funcionamento. Segundo (Libanêo,1994) “A ideia é de que o aluno aprende melhor o que faz por si próprio”, todavia no procedimento (5) foi comprovado que os discentes ao realizarem as experimentações foram construindo conceitos concretos sobre o objeto estudado. A dinâmica (6) propôs aos alunos reproduzir situações de risco, uma vez que consistia em duas etapas: 1ª Identificar a simbologia em rótulos onde a substância é desconhecida, 2ª reproduzir os cuidados preventivos do seu manuseio. Os participantes obtiveram durante a atividade um percentual de 82,4% de acertos.

CONCLUSÕES: Os resultados do presente minicurso demonstram que a prática de laboratório é importante na assimilação e na construção de conhecimentos significativos, principalmente na disciplina de Química, envolvendo conteúdos de origem pedagogicamente experimental.

AGRADECIMENTOS: A CAPES e o IF Sertão Campus Floresta pela oportunidade de enriquecer nossos conhecimentos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARRAHER,T.N. Ensino de Ciências e desenvolvimento cognitivo. Coletânia do II Encontro “Perspectivas do Ensino de Biologia”. São Paulo, FEUSP, 1986, PP.107-123.
GALIAZZI, M. C; ROCHA, J. M. B ; SCHIMITZ, L. C; SOUZA, M.L; GIESTA, S. e Gonçalves,F. P. OBJETIVOS DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO MÉDIO: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências, Revista Ciência e Educação, UNESP, Bauru, SP,v.7 n.2,p.249-263 2001
LIBÂNEO, José Carlos. Didática- São Paulo: Cortez, 1994.
TOBIN, K. Researth on science laboratory activities: in pursuit of better questions and answers to improve leaming. School Science and Mathematics, v. 90, n.5 p.403- 416.1990.