11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A APLICAÇÃO DO TEMA “TOXICOLOGIA DOS ALIMENTOS” COMO UM COMPLEMENTO AO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS DE TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO.

AUTORES: Guerra, M.H.F.S. (UECE) ; Souza, C.A.G. (UECE) ; Pedrosa, M.R.G. (UECE) ; Alves, S.M.A.C.R. (UECE)

RESUMO: A preocupação por uma boa alimentação é de longe algo muito frequente e de grande importância pelo ser humano, saber manusear os alimentos é de grande essência para poder adquirir a saúde tão essencial e visada por todos afim de uma maior longevidade. O presente projeto vem tratar da aplicação do tema “toxicologia dos alimentos” como um auxiliar para o ensino de química para alunos de 3° ano do ensino médio. Tal tema vem tratar das questões químicas dos alimentos, em específico dos compostos tóxicos. Os alunos ficaram responsáveis por pesquisar os diversos compostos químicos tóxicos que estão presentes nos principais alimentos de nossa cadeia alimentar, em seguida tiveram que especificar as diversas moléculas. Neste ponto os alunos puderam revisar o conteúdo visto em sala de aula.

PALAVRAS CHAVES: QUÍMICA; ENSINO; ALIMENTOS

INTRODUÇÃO: Em busca de uma vida saudável a sociedade vem buscando e alcançando vários recursos a fim de manter este estilo de vida que vem ganhando espaço no cotidiano de várias pessoas. A alimentação entra de forma crucial no que se refere à busca por um corpo mais saudável. O reconhecimento de um nível maior de saúde está intrinsecamente ligado a uma melhor nutrição. Muitas são as enfermidades relacionadas a uma má alimentação e tais interações já estão muito bem documentadas (SCRIMSHAW et al.,1968; TOMKINS; WATSON, 1999). O que poucos sabem é que em muitos destes alimentos que, vez em quando consideramos saudáveis, como frutas, verduras, leguminosas e etc possuem em suas constituições químicas, muitos agentes tóxicos que são produzidos no desenvolvimento bioquímico das plantas, bem como no processo de produção, transporte e mau manuseio. A ingestão de alimentos contendo tais agentes químicos, não nutrientes, pode vir a gerar o aparecimento de efeitos adversos no que tange a saúde do consumidor (MIDIO, 2000). Com o objetivo de conhecer a origem de toxinas nos alimentos, optou-se por pesquisar a influência e efeitos de tais substâncias para o organismo humano (MARQUES et al., 2009). Dos vários tipos de exposição a agentes nocivos, a alimentação é uma das mais complexas que podem ocorrer com o ser humano, isso por conta de ser algo altamente presente, o consumo de alimentos é vital para o desenvolvimento corporal (MIDIO, 2000). Ter o conhecimento necessário a respeito de tais componentes tóxicos é de grande valor para nossa saúde, pois desta forma temos o conhecimento de manipulação correta para minimizar os efeitos de tais toxinas.

MATERIAL E MÉTODOS: Trabalhando o tema “toxicologia dos alimentos” no ensino de química, o que se quis foi não só poder fazer uma associação do que os alunos aprendem em sala de aula, mas também servir como um alerta a respeito de uma boa nutrição, manuseio dos alimentos, a busca por uma vida mais saudável e etc. Tal tema foi explorado junto com os alunos de terceiro ano em uma escola pública estadual. Buscou-se interagir com assuntos tão vivenciados pelos alunos nos seus dia-a-dias, a alimentação. A abordagem foi divida de acordo com os tipos de agentes contaminantes que estão presentes nos alimentos: Agentes tóxicos naturais dos alimentos, agentes tóxicos diretos e indiretos dos alimentos, carcinógenos químicos e alimentos transgênicos (MIDIO, 2010). De inicio foi dada uma aula para os alunos com a presença de dois professores de química e um de biologia, neste ponto damos foco a interdisciplinaridade, para que os alunos ficassem mais por dentro do assunto. Em seguida os alunos foram divididos em grupos os quais cada grupo ficou com um dos agentes já citados anteriormente. Aqui os alunos pesquisaram quais eram as toxinas, suas formas moleculares, a que grupo químico pertenciam, em quais alimentos eram encontrados e o tratamento correto dos alimentos para reduzir o consumo de tais toxinas. Os alunos fizeram uso dos mais diversos materiais para auxiliarem em seus seminários. Os alunos criaram uma revista a qual foi distribuída pela escola onde havia informativos a respeito de uma boa alimentação e o perigo de uma alimentação adequada, entre outros assuntos. Foi também aplicado um questionário para ter conhecimento dos alunos a respeito de tal conteúdo, bem como do uso de tal projeto em sala de aula.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A escolha do tema como um auxiliar para o ensino de químico obteve bons resultados. Os alunos receberam muito bem o tema escolhido e também se mostraram bastantes favoráveis na inserção de temas diversos em paralelo ao ensino teórico. Os alunos puderam perceber o quanto a química está presente em nossos dia-a-dias, até mesmo em coisas tão utilizadas e essenciais para a nossa saúde, os alimentos. Os alunos obtiveram um amplo conhecimento prévio sobre alimentação e de todas as substâncias que estão presentes nos alimentos, em principal, as tóxicas. Aqui os alunos identificaram as substâncias que são inatas dos alimentos e aquelas que são adquiridas, como pelo uso de conservantes, agrotóxicos, maus manuseamentos e entre outros. Com isso os alunos são só reforçaram seus conhecimentos de química, como também, obtiveram conhecimentos essenciais que poderiam aplicar em casa no tocante aos alimentos. Pode-se concluir que o trabalho também influenciou aos alunos a investirem em um meio de vida mais saudável.

CONCLUSÕES: Pode-se concluir que os alunos receberam muito bem a aplicação do projeto, bem como se tornou um facilitador no ensino de química, pois os mesmo puderam verificar onde muitas das moléculas e conceitos químicos estudados poderiam estar, e em uma parte tão cotidiana deles, a alimentação. Com isso reforça-se o discurso de Santos e Schnetzler(2003, p.105) onde é fundamental o uso de temas geradores e facilitadores que atraiam a atenção dos alunos e desta forma o conteúdo teórico se torna mais dinâmico e vantajoso.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

MARQUES, A. C.; VALENTE, T. S.; ROSA, C. S. Formação de toxinas durante o processamento de alimentos e as possíveis consequências para o organismo humano. Campinas. Revista de nutrição, Campinas, p. 283-293, marc./abr. 2009.

MIDIO, A. F.; MARTINS, D. I.. Toxicologia de alimentos. São Paulo: Livraria Varela, 2000.

SANTOS, W. L. P. dos; SCHNETZLER, R. P. Educação em química. 3° ed. Ijuí: Unijuí, 2003.

SCRIMSHAW, N. Infection and nutrition: synergistic interactions. In: KIPLE K,; ORNELAS, K. (Eds). The cambridge world history of food. New York: Cambridge University Press, 2000.

TOMKINS, A.; WATSON, F. E. Malnutrition and Infection: a review. Geneva: WHO, 1999.