11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: DEMONSTRANDO O EFEITO DAS BEBIDAS ALCOÓLICAS NO NOSSO ESTÔMAGO

AUTORES: Santos, E.B.R. (IFAL) ; Santos, S.L.L. (IFAL) ; Freitas, A.J.D. (IFAL) ; Freitas, J.D. (IFAL) ; Lira, F.L.C. (SEE) ; Melo, E.J.M.V.C.F. (IFAL) ; Oliveira, L.C.F. (IFAL)

RESUMO: Este trabalho foi uma atividade proposta pela disciplina Projetos Integradores, no 6º período, e aplicada por alunas do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Alagoas, e bolsistas do PIBID, tendo como um dos objetivos principais, mostrar aos alunos do ensino médio a influência das bebidas alcoólicas no nosso organismo, colocando como foco principal o estômago, conscientizando-os da importância de evitar o uso abusivo das mesmas, ao mesmo tempo em que podemos fazer uso de novas formas de metodologia de ensino dentro do ambiente escolar e que essas sirvam de complemento e incentivo para aprimorar os conhecimentos dos alunos em nível de ensino básico na área de Química, associando-a a nossa vida e demonstrar praticamente, a relação interdisciplinar entre as ciências.

PALAVRAS CHAVES: Bebidas alcoólicas; Ambiente escolar; Organismo

INTRODUÇÃO: As famílias vivem atualmente uma realidade social onde a maior parte dos jovens consomem bebidas alcoólicas e envolvem-se com drogas. Pensando nisto, este trabalho sobre a influência de bebidas alcoólicas no estômago visa colocar em foco as principais causas do uso abusivo de bebidas alcoólicas no nosso organismo e conscientizar os alunos do ensino médio a não consumir bebidas alcoólicas, tentando mostrar isso de forma clara, prática e interdisciplinar. Com isso, tentamos mudar essa realidade social, ou pelo menos, almejamos contribuir para tal. Como também, que isso nos auxilie na nossa vida profissional docente, ampliando nossos conhecimentos e nos ensinando a ensinar de forma diversificada e atraente. Sob este foco, explicamos o fato interessante do ácido clorídrico, que é altamente tóxico, se ingerido, mas que está presente no suco gástrico com a função de destruir as células dos alimentos para melhor absorvermos os nutrientes. O pH fica entre 0,9 e 2,0. Então, a ingestão descontrolada de bebidas alcoólicas aumenta a acidez estomacal, provocando vários distúrbios no organismo, prejudicando a saúde do ser humano. Para MELONI E LARANJEIRAS (2004), o consumo abusivo do álcool é responsável por cerca de 3% de todas as mortes que ocorrem mundialmente, incluindo desde cirrose e câncer hepático até acidentes, quedas, intoxicações, violência doméstica e homicídios. Além das consequências acima relatadas, o consumo de álcool, em longo prazo, dependendo do número de doses, frequência e circunstâncias, pode provocar um quadro de dependência conhecido como alcoolismo. (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2005).

MATERIAL E MÉTODOS: Visando uma melhor estratégia de ensino-aprendizagem, este trabalho foi desenvolvido na Escola estadual Dr. José Maria Correia das Neves, na cidade de Maceió – AL, em quatro turmas do 1º ano do Ensino médio, num total de 90 alunos, havendo uma explanação teórica dos efeitos do álcool no indivíduo e um experimento prático demonstrando como o álcool age no estômago, após a ingestão de bebidas alcoólicas, e a ação de um antiácido, logo após essa ingestão e aplicação de um questionário antes e depois das atividades. Na atividade prática, foi colocado em dois erlenmeyer, ácido clorídrico de concentração 1 mol/L e cachaça respectivamente, verificando-se o pH nos dois casos. Foi adicionado 5 gotas do indicador azul de bromotimol no erlenmeyer contendo ácido clorídrico e juntando a cachaça para verificar a variação de pH. Para que os alunos visualizassem a ação do antiácido, e consequente variação do pH após a adição de bebida alcoólica, adicionou-se aos poucos com uma espátula o bicarbonato de sódio, onde eles conseguiram observar a mudança de coloração do amarelo, pois o meio estava ácido, para o verde, quando ele estava neutro e posteriormente para o azul quando o meio ficou básico.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a aplicação das atividades, os alunos mostraram-se interessados e muito atentos aos experimentos, e constatamos que a exposição de tais demonstrações auxiliaram os mesmos na fixação de conceitos básicos de química e principalmente na absorção de conhecimentos, que apenas vistos teoricamente, eram facilmente esquecidos. Abaixo, os gráficos comparativos da aprendizagem dos alunos antes e depois das atividades. Através desses dados representados graficamente, ficou bem visualizado a influência e grande importância dessas atividades para o processo ensino aprendizagem dos alunos.

Conhecimento prévio dos alunos sobre reações químicas

Aplicamos este questionário antes e depois das atividades para obtermos dados comparativos do nível de conhecimento dos alunos.

Contribuição do experimento para ensino-aprendizagem do aluno

A grande influência e importância dessas atividades para o processo ensino aprendizagem.

CONCLUSÕES: A finalidade principal foi desenvolver junto aos alunos um trabalho de conscientização fazendo com que eles entendam e conscientizem - se que o uso abusivo de bebidas alcoólicas é prejudicial em todos os sentidos. Despertando com isso, o gosto pela disciplina de química, através dos experimentos práticos.através das observações e questionários aplicados, a atividade foi realmente proveitosa, e que vale a pena investir em aulas diversificadas, levando exemplos do cotidiano para a sala de aula, provando tudo experimentalmente.

AGRADECIMENTOS: IFAL / PIBID

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: O Consumo de bebidas alcoólicas, disponível: http://www.cibalhalal.com.br/br/materias/57-o-consumo-de-bebidas-alcoolicas.html. Acesso em 25/05/2013.

Meloni JN, Laranjeira R. Custo social e de saúde do consumo do álcool. Rev Bras Psiquiatr 6 Suppl 1:S7-10, Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462004000500003. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462004000500003. Acesso em 25/05/2013.