11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: Trabalhando as Temáticas Reciclagem e Meio Ambiente em uma Abordagem para o Ensino Médio.

AUTORES: Mira, T. (Ifsertao-PE campus floresta) ; Lopes, J. (Ifsertao-PE campus floresta) ; Sá, J.F.N. (UPE) ; Silva, H.C. (Ifsertao-PE campus floresta)

RESUMO: O referido trabalho discorre sobre a importância da reciclagem como mecanismo para redução dos impactos ambientais, tendo como foco a oficina “reciclagem e meio ambiente” realizada para os alunos de ensino médio, da Escola Estadual Julio de Mello, na cidade de Floresta-PE. Durante a oficina foram realizadas atividades teóricas e práticas acerca do tema reciclagem e meio ambiente, promovendo, ainda a confecção de produtos artesanais a partir de material reciclável. A proposta da oficina foi de esclarecer aos alunos o que causam os impactos ambientais e o que é possível fazer para reduzir seus danos, e assim poder tornar os alunos cidadãos ativos na busca pela sustentabilidade.

PALAVRAS CHAVES: Reciclagem; Meio ambiente; Impactos ambientais

INTRODUÇÃO: Este trabalho elucidará a vivencia da oficina “reciclagem e meio ambiente”. Utilizando métodos simples para a abordagem da temática meio ambiente e impactos ambientais, pois, este se tornou um assunto comum nos últimos anos, porem, muitas metodologias são propostas e muito poucas destas tem a participação da sociedade, essas são as tentativas de remediar os impactos ambientais, ao invés de prevenir. A oficina foi realizada com o intuito de conscientizar os alunos sobre os impactos ambientais que o autoconsumo e o excesso de lixo causam ao planeta, além de propor técnicas de reciclagem. A política dos 3 R’s é fundamental nos dias atuais, pois a cada dia que se passa o consumo só aumenta, se faz necessária a redução deste consumo exagerado, pois “no Brasil, cada pessoa produz cerca de um quilo de lixo por dia e são descartados, diariamente, mais de 125 mil toneladas de restos de comida, embalagens e outros resíduos” (Colavitti, 2003). Outro fator importante é a reutilização, pois jogamos diariamente no lixo objetos e materiais que poderiam ter outra utilidade, quando algo é reutilizado gera economia e contribui para a sustentabilidade do planeta. Reciclar significa transformar objetos e materiais já utilizados em novos produtos. As vantagens da reciclagem são muitas entre elas estão: a diminuição da quantidade de lixo, preservação dos recursos naturais, diminuição da poluição do ar e das águas e ainda gera empregos. Mas apesar disso “a reciclagem não pode ser vista como a principal solução para o lixo; ela é uma atividade econômica que deve ser encarada como um elemento dentro de um conjunto de soluções” (FADINE, 2001). A reciclagem é de extrema importância, pois mesmo não sendo o método mais eficaz contra o excesso de lixo, é um método acessível a todos.

MATERIAL E MÉTODOS: O material utilizado foi: revistas velhas, garrafas pet, papelão, plástico, papel emborrachado, tesoura, cola, cola quente, tinta, papel laminado. Recursos tecnológicos: data show e computador. A oficina foi desenvolvida na escola estadual Julio de Mello que se encontra na cidade de Floresta-PE pelos alunos bolsistas do PIBID Taizia dos santos Mira e Jozélio Agostinho Lopes com a carga horária de 4h, sendo que foi dividida em duas etapas durante as primeiras 2h foi realizado um seminário que abordou as temáticas da poluição ambiental. Durante o seminário foram ressaltados os principais problemas ambientais da nossa sociedade, como: produção excessiva de lixo, poluição dos rios, poluição atmosférica e poluição química. E como uma solução viável para combater os impactos ambientais foi proposto aos alunos a reciclagem, como uma abordagem capaz de reduzir os impactos ambientais. Após o termino do seminário, foi apresentado o material a ser usado na confecção dos objetos reciclados. Os alunos produziram arvores de natal feitas de revistas velhas, cofrinhos de garrafa pet e porta retratos de papelão e jornal. Ao final, foram produzidas 20 arvores de natal, 20 porta-retratos e 20 cofrinhos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O interesse dos alunos pela reciclagem aumentou muito, eles interagiram muito bem com a proposta apresentada. Com o trabalho realizado foi retirado do meio ambiente um material que levaria muito tempo para se decompor, como mostra a tabela. E sem duvida aprenderam que muitos objetos e materiais que para uns é lixo, para muitas pessoas não é, para quem depende do “lixo” ele é renovação, e fonte de renda. Assim, como aprenderam que ainda há muito a se fazer, e que somente a reciclagem não basta. Porque existem muitos outros fatores para que a sociedade se torne de fato sustentável.







Fonte: Bolsista PIBID 5- Confecção do porquinho PET

CONCLUSÕES: O presente trabalho foi de grande importância, não somente pelo esclarecimento aos alunos sobre os impactos ambientais e como eles nos afetam, mas também pelo interesse que os alunos demonstraram durante toda a oficina, principalmente pela produção dos materiais reciclados. Alem de promover a interação e o debate sobre questões ambientais em toda a escola.

AGRADECIMENTOS: Ao PIBID e a CAPES por nos dar a oportunidade de desenvolver os nossos conhecimentos;e a escola estadual Júlio de Mello.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: COLAVITTI, F. O que fazer com o lixo. Galileu. n.143, p.39­50, jun. 2003.

DIAS, G.F. Educação Ambiental-Princípios e práticas. São Paulo: Editora Gaia, 2000.

FADINI, S. P. e FADINI, A. A. B. Lixo: desafios e compromissos. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola – Química Ambiental, n. 1, p. 9 – 18, 2001.