11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: O EXPERIMENTO DA EXTRAÇÃO DA ANTOCIANINA PRESENTE NO REPOLHO ROXO COMO MOTIVADOR DA APRENDIZAGEM EM QUÍMICA

AUTORES: Freitas, A. (IFAL) ; Santos, S.L.L. (IFAL) ; Lira, F.L.C. (SEE/AL) ; Melo, E.J.M.V.C.F. (IFAL) ; Oliveira, L.C.F. (IFAL) ; Freitas, M.L. (IFAL) ; Freitas, J.D. (IFAL) ; Freitas, A.J.D. (IFAL) ; Souza, J.S. (IFAL)

RESUMO: Este trabalho foi desenvolvido por alunos e professores como proposta metodológica para a disciplina de Projeto Integrador V do curso de Licenciatura em Química do IFAL e também como atividade complementar do PIBID. Teve como objetivo demonstrar para os alunos do ensino básico como pode ser extraído o pigmento (antocianina), chamado de Cianidina-3-p-cumarilsoforosídio-5-glicosídio encontrado no repolho roxo, quando o vegetal é imerso em água á temperaturas diferentes. Os resultados após a aplicação do experimento foram considerados satisfatórios, visto a atenção e aquisição de conhecimentos adquiridos pelos alunos. O experimento realizado além de reforçar os conceitos químicos trabalhados em sala de aula serviu para motivar no processo de ensino aprendizagem na disciplina de química.

PALAVRAS CHAVES: Extração; Antocianina; Repolho Roxo

INTRODUÇÃO: No ensino de ciências, a experimentação pode ser uma estratégia eficiente para a criação de problemas reais que permitam a contextualização e o estímulo de questionamentos de investigação. De acordo com GIL-PÉREZ et alii (1999), As atividades experimentais, embora aconteçam pouco nas salas de aula, são apontadas como a solução que precisaria ser implementada para a tão esperada melhoria no ensino de Ciências. O experimento realizado caracteriza-se como forma de acrescentar aos alunos um conhecimento maior sobre a extração do corante natural (antocianina) encontrada no repolho roxo, e também reforçar alguns assuntos da disciplina de química vistos em sala de aula. O corante natural encontrado no repolho roxo é devido à existência da substância Cianidina-3-p-cumarilsoforosídio-5-glicosídio, que faz parte do grupo das antocianinas. De acordo com SHAHIDI e NACZK (1995), as antocianinas são compostos solúveis em água e altamente instáveis em temperaturas elevadas. As antocianinas são também responsáveis pelas cores, de frutos e vegetais aos quais imprimem tonalidades que vão do vermelho ao violáceo e azul. Além de serem de grande importância para a química elas são muito utilizadas nas indústrias principalmente de alimentos, sendo empregados como corantes alimentícios. O trabalho foi aplicado em turmas do 2° ano do ensino médio, com a perspectiva de despertar o interesse dos alunos sobre o tema, levando para os mesmos um conhecimento mais relevante a respeito do que são antocianinas, a partir do desenvolvimento do procedimento experimental feito com o repolho roxo utilizando apenas um método simples que foi a extração do pigmento antociano com água á temperaturas diferentes.

MATERIAL E MÉTODOS: O experimento da extração da antocianina do repolho roxo, com água á temperaturas diferentes, foi realizado para três turmas do ensino médio, totalizando setenta e três alunos, no laboratório de ciências da escola estadual Dr. José Maria Correia das Neves, localizada no bairro do Prado S/N, na cidade de Maceió/AL. Os materiais e reagentes utilizados na aplicação da prática experimental foram (03) três Béqueres, (01) um bastão de vidro, (01) um bico de Bunsen, papel indicador de ácido e base, repolho roxo e água. No desenvolvimento do trabalho foram aplicados dois questionários, sendo um aplicado antes da execução da prática e outro aplicado depois. Aos quais contemplavam as seguintes perguntas. Primeiro questionário: 1) O que são corantes naturais? 2) O que é extração? 3) Quais são os tipos de fatores que podem contribuir para que ocorra a extração de um corante natural? 4) Em sua opinião o corante extraído do repolho roxo pode ser utilizado para quais finalidades?. Segundo Questionário: 1) O que são antocianinas? 2) Por que durante a extração do corante antocianina só ocorreu mudança de cor em água com a temperatura mais elevada e nas outras temperaturas permaneceu a mesma coloração característica do repolho roxo? 3) Como é chamada a antocianina encontrada no Repolho Roxo? 4) A extração do corante natural do Repolho Roxo em água á temperatura mais elevada caracteriza um processo endotérmica ou exotérmica? 5) De acordo com seus conhecimentos os corantes derivados das antocianinas, podem ser utilizados para quais finalidades?. As respostas deste questionário foram fundamentais para poder avaliar o índice de aprendizagem dos discentes que participaram do experimento.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Depois de passados três minutos do inicio da extração começou surgir uma cor azul na água á temperatura acima de 70° C, ocorrendo formação da base anidra quinoidal. Segundo HEREDIA et. al., (1998) o aumento da temperatura desloca o equilíbrio na direção da formação da base chalcona. Durante a prática experimental foi possível notar que os estudantes tiveram bastante interesse sobre o tema, pois os mesmos fizeram muitas perguntas antes e depois da realização do experimento. Com base nas observações feitas sobre o desenvolvimento do trabalho e nas informações apresentadas, percebemos que o mesmo contribuiu de forma significativa para estimular o interesse dos alunos, sendo possível confirmar isto através dos dados apresentados no gráfico abaixo. De acordo com os dados comparativos dos resultados dos questionários antes e depois da aplicação do experimento, ficou comprovado que dos 73 alunos que responderam o questionário antes do procedimento experimental, 2 alunos acertaram todas as questões, 71 erraram uma ou mais e nenhum aluno deixou de acertar uma pergunta. Depois da execução da pratica 46 alunos acertaram todas as questões, 27 erram uma ou mais, também não ficando nenhum estudante sem acertar pelo menos uma questão. Conclui – se, portanto que após a realização do experimento o número de alunos que acertaram todo o questionário foi maior do que os que acertaram antes, ficando constatado que os estudantes tiveram um bom desempenho na aprendizagem dos assuntos após a realização da prática.

grafico 1

Alunos que responderam o questionário antes e depois da prática experimental.

figura 1

– Estrutura Geral das Antocianinas: R1 e R2 podem ser H ou açúcares R podem ser OH ou H.

CONCLUSÕES: Diante de tudo que foi colocado, podemos dizer que o trabalho realizado proporcionou contribuir para o aumento do interesse dos alunos pelos assuntos que envolvem a química, possibilitando aos mesmos um conhecimento maior sobre os corantes naturais derivados das antocianinas e sua grande importância e aplicabilidade tanto para a química como também para indústria alimentícia.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ARAÚJO, J. M. A. Química de alimentos: teoria e prática. Viçosa: UFV, 1995. p. 279-295.
BOBBIO, P. A. Introdução à Química de Alimentos. 3 ed. Moderna, São Paulo. 2003.
DEGÁSPARI C.H.; WASZCZYNSKYJ, N. Propriedades antioxidantes de compostos fenólicos. Visão Acadêmica, v.5, n.1, p.33-40, 2004
GIL PÉREZ, D. et al. Tiene sentido seguir distinguiendo entre aprendizaje de conceptos, resolución de problemas de lápiz e papel y realización de prácticas de laboratorio? Ensenãnza de las Ciencias, v. 17, n. 2, p. 311-320, 1999.
MAZZA, G., BROUILLARD, R. Recent developments in the stabilization of anthocyanins in food-products. Food Chemistry,v. 25, n. 3, p. 207-225, 1987.
Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfgdcAI/extracao-substancias-organicas-soluveis-solvente-hidrico. Acessado em 05/03/2013
Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/08-RSA-4107.pdf. Acessado em 06/06/2013