11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: QUÍMICA E ENERGIA SOLAR: ESTUDO DE UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL COM ALUNOS DO 9º ANO DA ESCOLA TRÊS MARIAS, REFLEXÕES PARA O FUTURO

AUTORES: Silva, C.D. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Costa, A.J.M. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Santos, C.A. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Silva, C.M. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; de Sá, E.G. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Silva, E.J. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Silva, J.B.S. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Gomes, S.T.M. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Mira, T.S. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Sá, C.L.S.G. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO)

RESUMO: As fontes de energia alternativa são de fundamental relevância para o meio ambiente, embora diante de tantas controvérsias tem se procurado buscar novas fontes de energias renováveis. O PROJETO QUÍMICA E ENERGIA SOLAR: ESTUDO DE UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL COM ALUNOS DO 9º ANO DA ESCOLA TRÊS MARIAS, REFLEXÃO PARA O FUTURO, foi elaborado por alunos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Floresta com intuito de conscientizar os alunos para um desenvolvimento sustentável, proveniente da energia solar. Tendo como proposta metodológica ministra palestras, uma vez que esses alunos vão construir um fogão e um teto solar, utilizando materiais reciclados e de baixo custo, como produto final do projeto.

PALAVRAS CHAVES: Química; Energia renovável; Meio ambiente

INTRODUÇÃO: O Sol é a maior fonte de energia que se tem disponível, mas devido a pouca tecnologia desenvolvida nesse ramo energético, é proporcionalmente pouco utilizado em todo o planeta. Na década de 70 os Estado Unidos potência mundial sofria um forte impacto com a crise do petróleo em seu país o que fez com que os americanos unissem esforços na busca de alternativa para tamanha escassez, o que instigou os mesmos a alcançar com a energia do sol uma fonte alternativa verdadeiramente funcional. Embates a cerca dessa temática tem se tornado cada vez mais freqüentes, embora muito pouco tenha se cumprido de um amontoado de acordos "fechados" desde a Eco- 92. "O Protocolo de Kyoto, a Rio+10 que foi uma assembléia feita em 2000 com o intuito de discutir sobre o manejo e consumo dos recursos naturais, desenvolvimento sustentável, dentre outros, porém ao ter chego 2010 e não ter se concretizado tudo o que foi discutido nesta assembléia se foi necessário fazer uma conferencia para estabelecer um novo prazo, que seria 20 anos após a Eco-92 denominado Rio+20". (PINHEIRO et al, p.2, 2012). Contudo a opção por este tipo de energia oferece custos financeiros elevados, não sendo viável economicamente, e sua eficiência é muitas vezes questionada, dessa forma se faz necessário baratear seus custos de instalação e desenvolver tecnologias mais eficientes para seu funcionamento. Mesmo diante dessas condições a utilização da energia solar em relação com a energia proveniente de hidroelétricas, usinas nucleares, carvão mineral e vegetal, entre outros, demonstra grandes vantagens tais como: baixo impacto ambiental e processos não poluentes, os equipamentos, geralmente, necessitam de pouca manutenção e a energia solar está disponível, inclusive, em locais remotos.

MATERIAL E MÉTODOS: Para a concretização desse trabalho escolhemos como publico alvo alunos do 9º ano da Escola Estadual Três Marias no município de floresta, 24 alunos responderam a um questionário pré – teste para identificação do conhecimento relacionado a química verde e as fontes de energias renováveis. Em contrapartida os resultados não foram tão satisfatórios, o que nos levou a dinamizar e a entendem o nosso projeto até o final do 2 bimestre . Partindo dos resultados pré-teste, realizamos uma palestra voltada para a química verde e a energia solar, como forma de esclarecimento e da tamanha proporção que o tema tem tomado nos últimos tempos. Durante a palestra foram distribuído materiais impressos para os alunos, fazendo uma leitura dos textos e discutimos sobre o tema abordado, posteriormente foi passado o filme (Um dia depois de amanham), despertando nos alunos a consciência de preservação de meio ambiente, contudo para concretização do projeto, uma vez que esse os alunos vão construir um fogão solar e um teto solar, utilizando materiais reciclados e de baixo custo,como produto final do nosso projeto. Na segunda etapa do projeto aplicamos outro questionário, pós – teste, como forma de avaliarmos o resultado após a realização da palestra, embora fosse o mesmo questionário aplicado no pré- teste, os resultados foram mais relevantes, uma vez que conseguiram, mesmo que de forma sucinta atender os nossos anseios.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O projeto realizado surgiu da necessidade de aulas práticas voltadas para Química verde, uma vez que a população planetária sofre conseqüências advindas da ação do homem. Partindo desse pressuposto a química verde busca princípios para atender as necessidades de um desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida. Está relacionada com a energia solar que consiste em uma fonte de energia limpa e renovável. Avalia as interações dentre os aspectos positivos e negativos desta energia que, apesar de fazerem artifício de nosso dia a dia, não visualizamos tais influências mútuas, contudo somos capazes de ver as transformações incidirem. Os conteúdos ministrados no seu contexto são, em sua maioria, relacionados com a realidade dos alunos, entretanto, são apresentados em sala de aula sem construção significativa com suas bases, e sem foco interdisciplinar, ou até mesmo, não se relacionando para a atuação enquanto disciplina motivadora. Através dos resultados obtidos no pré-teste onde foram entrevistados: 24 alunos, zona rural (3) zona urbana (21), idade: faixa de 13 a 16 anos, sexo (09) masculino e (15) feminino. Notou-se que 85% dos alunos não sabiam a relação da química com o meio ambiente e suas fontes renováveis, contudo feito o comparativo entre o pré-teste e o pós-teste notou-se uma aprendizagem significativa de 98% após as atividade ministradas para os alunos em relação à conscientização e o reaproveitamento da energia solar, demonstrando que as atividades propostas pode contribuir na melhoria do ensino de química e conscientizar os alunos, principalmente corroborando na motivação e participação do discente nas aulas.

CONCLUSÕES: Após a realização das atividades propostas, foi perceptível que existe uma lacunas no processo ensino aprendizado. Através desta perspectiva, isso nos permitiu sugerir um trabalho contextualizado em sala que contemplasse uma metodologia inovadora que estejam diretamente relacionadas com os conteúdos programáticos do 9º ano, possibilitando um novo caminho a ser delineado pela química que é denominada como química verde, para que os alunos aprendam e compreendam que nesse cenário é importante refletirmos sobre nossa ação e responsabilidade enquanto cidadãos e autores da nossa própria história.

AGRADECIMENTOS: A Escola Três Marias por nos ceder o espaço para estudo, a professora Ariane e ao IF Sertão Pernambucano - campus Floresta.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LORENA. Suzana. Disponível em http://www.infoescola.com/ecologia/quimica-verde/. Acesso em 25/05/13.
RODRIGUES, Sérgio Gasques. Revista eletrônica de ciências. São Carlos. 2013. Disponível em http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_08/energiasolar.html. Acesso: 22/04/13.
http://www.ufpel.tche.br/iqg/wwverde/html/Qu%EDmica_Verde.htm Acesso em 26/04/13.