11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: APRENDENDO OS PROCEDIMENTOS ADEQUADOS PARA O DESCARTE DO LIXO DOMÉSTICO: O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO FERRAMENTA DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

AUTORES: Machado, J.R.O. (IF SERTÃO - PE) ; Lopes, J.A.L. (IF SERTÃO - PE) ; Albuquerque, P.D.B.M.C.A. (IF SERTÃO - PE) ; Sobral, J.A.S.S. (IF SERTÃO - PE) ; Filho, N.S.F. (IF SERTÃO - PE) ; Novaes, A.F.S.M.N. (IF SERTÃO - PE) ; Sá, C.L.S.G.S. (IF SERTÃO - PE)

RESUMO: Um dos grandes desafios que se impõe a humanidade é repensar a forma como ela vem descartando o seu lixo e a sua capacidade de resolver as questões relativas ao seu aproveitamento. Como conseguinte, a educação é o pilar fundamental para sanar a situação. Esse trabalho foi norteado com o objetivo de identificar as premissas acerca da aprendizagem de conhecimentos e hábitos que envolvem a preservação do meio ambiente, através da reutilização de materiais (lixo doméstico) descartados inadequadamente e conscientizar os alunos sobre a importância da reutilização. Todos os integrantes da amostra demonstraram ter desenvolvido as habilidades necessárias para a compreensão do tema e atitudes positivas para a preservação do meio ambiente.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Ciências; Lixo Doméstico; Meio Ambiente

INTRODUÇÃO: Um dos grandes desafios que se impõe a humanidade, no início deste novo século é repensar a forma como ela vem descartando o seu lixo e a sua capacidade de resolver as questões relativas ao seu aproveitamento. “A questão do lixo vem sendo apontada pelos ambientalistas como um dos mais graves problemas ambientais urbanos da atualidade (LAYRARGUES 2000)”. Dentre as várias ações possíveis para solucionar o problema do lixo, como a coleta seletiva e a reciclagem, faz-se necessário o gerenciamento do lixo doméstico, no que tange a redução do lixo orgânico e inorgânico gerado. Entretanto, surge à necessidade cada vez mais evidente de uma profunda reflexão no que se refere a tudo aquilo que a gente considera lixo, inútil, indesejável ou descartável no nosso cotidiano. “A saturação dos equipamentos de depósito destes resíduos fez surgir problemas graves que exigem soluções práticas com respostas imediatas e positivas. No entanto, é indiscutível que ações isoladas da comunidade não podem dar bons frutos (SILVA & NOLÊTO, 2004)”. Há, portanto, a necessidade de permanente conscientização e adesão da sociedade a cerca da nossa postura enquanto cooperador neste processo de preservação do meio ambiente. Mediante uma óptica mais abrangente do problema a educação é o pilar fundamental para sanar a situação. Esse trabalho foi norteado com o objetivo de identificar as premissas acerca da aprendizagem de conhecimentos e hábitos que envolvem a preservação do meio ambiente, para que se possa diminuir o alto consumo, isso, através da reutilização de materiais do lixo doméstico descartados inadequadamente e conscientizar os alunos sobre a importância da reutilização e descarte correto do lixo doméstico.

MATERIAL E MÉTODOS: O público alvo deste projeto foram os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A metodologia do referido projeto ocorreu, mediante aplicação de pré-questionário para analisar os conhecimentos prévios dos alunos referentes à reutilização dos produtos existentes nas residências e os problemas que assolam o equilíbrio ambiental. Na sequência, os alunos participantes do projeto, vivenciaram um seminário intitulado “Aprendendo a reutilizar o lixo doméstico”, contemplando a reutilização de objetos aos quais costumam ser descartados ao meio ambiente de maneira indevida, tal proposta veio a promover a aprendizagem de conceitos relacionados à preservação ambiental, através de exposição dialógica, e a realização de uma gincana executada através da formação de equipes e coleta seletiva de lixo doméstico e ao término foi aplicado um pós-questionário.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os conteúdos trabalhados no respectivo projeto foram coleta seletiva, reciclagem, cuidados para com o meio ambiente e agressão ao meio. As atividades planejadas foram todas executadas com boa aceitação pelos discentes. No pré-questionário foi possível obter dados referentes ao comportamento e hábitos dos alunos, constatou-se que, embora os problemas provocados pelo lixo ao meio ambiente seja na atualidade um tema pertinente em debates e muito divulgado pela mídia, no entanto os alunos da amostra demonstraram pouco conhecimento acerca do assunto. Após o seminário, por meio de outro questionário foi possível observar que todos os integrantes da amostra demonstraram ter desenvolvido as habilidades necessárias para a compreensão do tema e atitudes positivas para a preservação do meio ambiente, além disso, através da gincana, observou-se que os alunos se empenharam na coleta seletiva do lixo doméstico, sendo recolhido um total de 9,5 Kg de metal, 13,0 Kg de vidro, 0,2 Kg de papel e 3,0 Kg de plástico, embora os valores pareçam ser pequenos, se todos coletassem essa quantidade de lixo diariamente e o descartasse adequadamente o problema do lixo seria amenizado.

CONCLUSÕES: O lixo doméstico pode ser reutilizado ou até mesmo gerar renda, como conseguinte a educação é o único método comprovado que possa conscientizar os indivíduos a dar um destino adequado aos seus produtos ou materiais em desuso, reduzindo assim o lixo gerado. Cabendo as escolas e familiares impulsionar essa conscientização nos filhos/alunos, uma vez que serão estes que darão continuidade as atuais conquistas e problemas do nosso cenário atual e futuro. Esta temática contribui para despertar a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado.

AGRADECIMENTOS: Ao IF Sertão Pernambucano – Campus Floresta e a Escola Municipal Prefeito Francisco Ferraz Novaes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: LAYRARGUES, P. P. O CINISMO DA RECICLAGEM: o significado ideológico da reciclagem da lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. 2000.

SILVA, N. M.; NOLÊTO, T. M. S. J. Reflexões sobre lixo, cidadania e consciência ecológica. Revista Eletrônica do Curso de Geografia do Campus Jataí – UFG – 2004. Disponível em: <http://revistas.jatai.ufg.br/index.php/geoambiente/article/view/19>. Acesso em: 21 de abril de 2013.