11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A RELAÇÃO ENTRE OS TEMAS E A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: Watanabe, L.A. (UFPA/SEDUC-PA) ; Ramos, G.C. (UFPA/UEPA) ; Watanabe, L.A. (UFPA) ; Silva, A.D.L. (UEPA/SEDUC-PA)

RESUMO: Na educação dos dias atuais ainda verifica-se que os conteúdos de química têm sido trabalhados de forma desarticulada da realidade vivida por muitos alunos. Considerando que a contextualização exerce importante papel no ensino-aprendizagem, o presente trabalho tem como objetivo compreender a relação de temas de ensino e a contextualização dos conhecimentos químicos. A coleta de dados sobre a temática foi desenvolvida através de pesquisa bibliográfica. Os resultados mostram que a utilização de temas contribui para a aprendizagem, pois promove a contextualização do ensino de química.

PALAVRAS CHAVES: temas; contextualização; aprendizagem

INTRODUÇÃO: O processo de ensino-aprendizagem ocorre através da interação entre educadores e educandos, sendo que ambas as partes ensinam e aprendem. Essa interação deve estar pautada na problematização do conteúdo de ensino, pois assim desperta-se o senso de análise, de reflexão e de crítica desses sujeitos para a aprendizagem. Essa problematização pode ser estabelecida através da investigação dos temas geradores (FREIRE, 1987). A discussão de temas proporciona a contextualização da química, pois permitem a abordagem de situações-problemáticas em que os alunos são estimulados a desenvolver habilidades como levantar, organizar, analisar informações, elaborar e propor soluções e tomar decisões usando valores éticos e morais. Para Santos & Schnetzler, (2003) os temas sociais contribuem para que a química seja ensinada a partir do contexto real dos alunos, permitindo a integração de dois componentes essenciais do conteúdo básico de ensino: a informação química e os aspectos sociais. Essa união é fundamental, pois mostra o papel social da química, suas aplicações e implicações e de que maneira o cidadão pode aplicar o conhecimento na sua vida. Nesse sentido o presente trabalho tem como objetivo compreender a relação entre os temas de ensino e a contextualização no processo de ensino-aprendizagem de química. Esse trabalho é relevante, uma vez que mostra aos professores de nosso país que o tratamento contextualizado dos conteúdos de química por meio de temas proporciona a construção de uma visão ampla do conhecimento científico, a formação de cultura geral e o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas e afetivas que deverão capacitar os alunos a tomar suas próprias decisões, mediante as problemáticas que atingem a sociedade (BRASIL, 2000b).

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica. Para coleta de informações utilizou-se 03 documentos oficiais: os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM (contendo também as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - DCNEM) (BRASIL, 2000a; 2000b), as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN+ (BRASIL, 2002) e as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - OCNEM (BRASIL, 2006); e 02 livros: “Pedagogia do oprimido” e “Educação em Química: compromisso com a cidadania”. Estes materiais bibliográficos tratam da contextualização através de temas e sobre a facilitação da aprendizagem no ensino de química. Após levantamento das obras na literatura, foram realizados os procedimentos de leitura, análise crítica de conteúdo e fichamentos para seleção de informações mais relevantes. Os dados foram coletados e analisados tomando-se como referência todo e qualquer esclarecimento bibliográfico a respeito da relação temas/contextualização, ou seja, a contextualização de conteúdos através de temas que relacionam o conhecimento científico e cotidiano do aluno durante a aprendizagem. Com todas as informações disponíveis elaborou-se a redação do mesmo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As DCNEM estabelecem a contextualização do conhecimento como um princípio pedagógico estruturador do currículo do ensino médio (BRASIL, 1998 apud BRASIL, 2000a).Segundo esse documento, “contextualizar o conteúdo que se quer aprendido significa, em primeiro lugar, assumir que todo conhecimento envolve uma relação entre sujeito e objeto” (BRASIL, 2000a, p. 78).Para que isso ocorra, é necessário evocar áreas, âmbitos ou dimensões da vida pessoal, cultural e social do aluno, o que pode ser abordado por temas de ensino que facilitam a aprendizagem (BRASIL, 2000a). Outro documento, os PCNEM (BRASIL, 2000b) sugerem a utilização da contextualização no ensino de química ao afirmar que “[...] utilizando-se a vivência dos alunos e os fatos do dia-a-dia, a tradição cultural, a mídia e a vida escolar, busca-se reconstruir os conhecimentos químicos que permitiriam refazer essas leituras de mundo, agora com fundamentação também na ciência” (BRASIL, 2000b, p. 33).Assim, a ideia de utilização de temas cotidianos para contextualizar os conhecimentos químicos é mostrada explicitamente nesse documento.Os PCN+ (BRASIL, 2002) indicam a utilização da contextualização para atribuir significado aos conteúdos químicos e facilitar o estabelecimento de ligações destes com outros campos do conhecimento.Esse documento sugere a abordagem de conteúdos por meio de temas,onde se enfatiza situações-problemas e se busca o conhecimento químico necessário para entendê-las e procurar solucioná-las. As OCNEM (BRASIL, 2006) propõe a utilização de temas que associados a teoria possibilitem a contextualização da química afim de torná-la socialmente mais relevante para o aluno.A partir destes referenciais é possível afirmar que a aplicação da relação temas/contextualização em sala é salutar para o aprendizado.

CONCLUSÕES: Considerando que a contextualização deve permear o ensino de química, os temas têm sido utilizados como novas propostas metodológicas, pois possibilitam o estabelecimento de inter-relações entre os conteúdos e a realidade vivida pelos alunos, ou seja, a contextualização da química, o que pode contribuir para a aprendizagem dos alunos. Além disso, permitem o desenvolvimento de tópicos do programa, tornam o processo de ensino-aprendizagem interativo e dinâmico e motivam os alunos a buscar o conhecimento para entender a realidade onde estão inseridos.

AGRADECIMENTOS: A Deus.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (Parte 1): Bases Legais. Brasília: MEC/SEB 2000a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: 05 de maio de 2013.

______. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (Parte 3): Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2000b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf>. Acesso em: 05 de maio de 2013.

______. Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2002. Disponível: em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acesso em: 05 de maio de 2013.

______. Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - OCNEM. v 2. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf>. Acesso em: 05 de maio de 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

SANTOS, W. L. P dos; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Coleção Educação em Química. 3ª ed. Ijuí: Unijuí, 2003.