11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: Utilização do Windows Movie Maker como recurso no ensino de Química Orgânica

AUTORES: Machado, J.R.O. (IF SERTÃO - PE) ; Silva, C.D. (IF SERTÃO - PE) ; Novaes de Sá, J.F.S. (ESCOLA ESTADUAL JÚLIO DE MELLO) ; Silva, H.C. (IF SERTÃO - PE)

RESUMO: O trabalho “Utilização do Windows Movie Maker como recurso no ensino de Química Orgânica”, tem como objetivo inserir e avaliar as TIC no processo de aprendizagem. Pois através dessa metodologia veio a incentivar os alunos a pesquisa bibliográfica, por meio de imagens e texto. Para a produção dos vídeos foram utilizados seus próprios Tablet com sistema operacional Windows e o software Windows Movie Maker, que no final se obteve como resultado os vídeos com a função Orgânica com tema selecionado para cada equipe. O resultado desse trabalho foi uma abordagem significativa com uma forma diferenciada de socialização de seus resultados por meio da forma áudio visual e debate sobre cada vídeo proposto e melhoramento nas notas dos discentes.

PALAVRAS CHAVES: Movie Maker; Química Orgânica; Ensino

INTRODUÇÃO: Atualmente são amplamente reconhecidas a importância e a necessidade da utilização de ferramentas computacionais para o ensino e a aprendizagem da Química. (MICHEL, SANTOS e GRECA, 2004). O uso de tecnologias no ensino traz a propagação de alternativas e de interações; dentro dessas expectativas, o professor é inserido como o mediador do conhecimento, sendo ele, fundamental para criar situações na qual o aluno é levado a refletir, devendo ser capaz de integrar habilidades aos recursos que tem facilidade de manusear e interagir. A inserção do computador à sua prática pedagógica deve superar barreiras técnicas e metodológicas. Nesse contexto, considera-se que o importante não é simplesmente integrar as Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC’s no ensino de ciências, como se a tecnologia fosse um fim em si mesmo, mas o importante é oferecer possibilidades de melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, por meio de artefatos e maquinários desenvolvidos de forma contextualizada, multidisciplinar, interativa, relevante para o meio a ser aplicado e resultante da parceria entre pesquisadores e professores implicados no contexto em que se quer intervir. (EICHLER & DEL PINO, 2002). O objetivo do respectivo trabalho foi aferir o rendimento quantitativo da turma do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Júlio de Mello, utilizando a TIC “Windows Movie Maker” na produção de vídeos com alunos. A atividade pedagógica foi aplicada pelos bolsistas PIBID do IF – Sertão PE, Campus Floresta.

MATERIAL E MÉTODOS: O material utilizado para o desenvolvimento do trabalho é o software “Movie Maker” que é uma ferramenta que está composta no sistema operacional Windows XP/Vista/7/8. Que com a qual possibilita: importar, montar, editar, cortar, ordenar e inserir legendas e para que no final seja produzido vídeo, para os quais possam ser gravar no próprio PC, enviado por e-mail ou até mesmo gravado em mídias CD/DVD. Os métodos de produção dos vídeos foram com uma turma composta de 20 alunos da referida escola, que foi dividida em 4 equipes, cada grupo através de pesquisas bibliográficas na WEB e seleção e montagem de imagens e pequenos textos das funções Orgânicas (Fenol, Ácido Carboxílico, Ester, Éter, Aldeído e Cetonas) produzia um vídeo apresentando características aplicação e onde elas estão presentes em nosso cotidiano.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O desenvolvimento da atividade utilizando o software Windows Movie Maker, como ferramenta didático-pedagógica, contribuiu com o ensino/aprendizagem de Química Orgânica uma vez que, para designar as apresentações os alunos não apenas aprenderam a trabalhar com este software, mas também se envolveram ativamente com o conteúdo, visto que, realizaram ampla pesquisa sobre o tema funções oxigenada e suas aplicações. Durante as apresentações dos vídeos, notou-se que os alunos estavam ativamente empenhados com o conteúdo pesquisado. As equipes abordaram suas características e aplicações das funções orgânicas maneira clara e concisa, no entanto os alunos desconheciam as aplicações da mesma no seu cotidiano, havendo um debate significativo relacionando a Química Orgânica. Como mostra os dados na (Tabela 01). Feito o comparativo entre as médias dos resultados obtidos antes da aplicação do recurso obtendo na unidade bimestral antes do projeto 5,67 e após seu uso unidade bimestral pós projeto 7.44. Como mostra na (Tabela 02). Verificou-se houve diferença significativa ao nível de 5% (Teste de Tukey). Demonstrando que a atividade proposta pode contribuir na melhoria do ensino de química, principalmente corroborando na motivação e participação do discente nas aulas.

Tabela 01

Tabela 01 - Resultado dos vídeos

Tabela 02

Tabela 02 - Avaliação das notas do bimestre

CONCLUSÕES: Utilizar as TIC’s na educação, especialmente o recurso do software Windows Movie Maker na produção áudio visual possibilita a inserção e ampliação de conhecimentos significativos no estudo da química, proporcionando novas metodologias na educação através de ferramentas inovadoras que auxiliaram na construção do conhecimento, facilitando a aprendizagem.

AGRADECIMENTOS: A Escola Estadual Júlio de Mello; ao IF Sertão Campus Floresta; como também; ao PIBID – CAPES.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: EICHLER, M. e DEL PINO, J. C. “Popularização da ciência e mídia digital no ensino de química”. Rev. Química nova na escola nº 15, maio de 2002.

MICHEL, R.; SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. R.; Uma busca na internet por ferramentas para educação química no ensino médio. Rev. Química Nova na Escola - N° 19, Maio de 2004.