11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REUTILIZAÇÃO DO VIDRO E DA MADEIRA NO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO/ CAMPUS CAXIAS

AUTORES: Silva, M.T.F. (ifma) ; Santos, R.T.F. (IFMA) ; Abreu, A.S. (IFMA) ; Santos, M.O. (IFMA) ; Silva, W.F. (IFMA) ; Oliveira, M.M. (IFMA)

RESUMO: O descarte de lixo em locais inapropriados tem sido foco de grandes desequilíbrios ambientais. O vidro e a madeira são exemplos de resíduos sólidos que comprometem a segurança do planeta. Nesse sentido este trabalho tem como objetivo introduzir a reutilização de resíduos sólidos (madeira e vidro) no Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias. A turma escolhida foi à turma de técnico em química, na primeira etapa foi realizada uma reunião onde foi exposto como seria a elaboração do trabalho e no segundo encontro foram escolhidos os materiais a serem produzidos. Pode-se notar que houve um grande envolvimento da turma. Sendo assim os alunos conseguiram manifestar sua criatividade, além de aprenderem métodos alternativos para o destino de restos de vidro e de madeira.

PALAVRAS CHAVES: Educação Ambiental; Resíduos Sólidos; Reutilização

INTRODUÇÃO: O descarte de lixo em locais inapropriados tem sido foco de grandes desequilíbrios ambientais, dentre os materiais que comprometem a segurança do planeta destaca-se o vidro e a madeira. Nesse sentido o processo de reutilização desses materiais pode-se caracterizar com uma opção favorável a preservação do ambiente. Segundo informações da ABIVIDRO- Associação Brasileira de Vidro, com um quilo de vidro usado pode-se produzir um quilo de vidro novo, tantas vezes quantas forem necessárias. Nesse processo de reutilização do vidro, há economia de matérias primas naturais e de produção de energia e a geração de poluentes é consideravelmente menor. CÉSAR et al.(2009) afirma que no caso da madeira, tanto empresas da indústria moveleira quanto da construção civil acabam tratando inadequadamente os resíduos de madeira. Entre as propostas de novas alternativas para minimizar os problemas da produção de novos produtos de madeira estão os cuidados com os resíduos e com os refugos gerados através da reciclagem. Sabe- se ainda que a incorporação desses atos no dia a dia não ocorre de forma imediata onde o processo é lento e envolve a ação conjunta da população, órgãos públicos e privados. Tendo em foco essa problemática definiu-se como objetivo introduzir a reutilização de resíduos sólidos como a madeira e o vidro no Instituto Federal do Maranhão Campus Caxias. O desenvolvimento desse projeto contribuirá para reutilização do vidro e da madeira descartados no campus além de promover a sensibilização de alunos e funcionários quanto à degradação ambiental.

MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho tem caráter qualitativo foi realizado no Instituto Federal do Maranhão campus Caxias. A escola é composta de alunos de ensino Médio integrado ao técnico, no qual a maioria advém do próprio município como também municípios adjacentes como Aldeias Altas. A turma escolhida para o desenvolvimento do trabalho foi um dos cursos técnicos de nível médio em Química do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferecido pelo próprio Instituto. Já na primeira semana desenvolvimento houve uma primeira reunião onde foi exposto como seria a elaboração do trabalho. No segundo encontro foram escolhidos os materiais a serem coletados no Instituto (madeira e vidro) e em seguida montou-se uma lista de quais objetos poderiam ser confeccionados a partir desses resíduos descartados no próprio instituto. Para a confecção dos objetos utilizou-se os seguintes materiais: garrafa de vidro, frascos vazios de tomate, cola quente, tesoura, madeira, restos de espelho, papelão, tinta e papel camurça.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Pode-se notar que houve um grande envolvimento da turma, apesar das dificuldades encontradas durante a coleta do vidro e da madeira, a maioria dos alunos se empenhou para confeccionar os objetos escolhidos. Dessa forma, percebeu-se que a orientação dada a cerca do processo de reutilização promoveu uma maior interação dos alunos, pois a ideia de criar móveis de decoração e brinquedos a partir de materiais considerados lixo despertou a criatividade além de gerar um ambiente mais atrativo. Segundo Teixeira (2004), a reciclagem abrange formas de reutilização da matéria-prima residual (madeira e vidro), o que ajuda não só na diminuição da demanda por recursos naturais como também na economia de energia, dependendo do material e do processo de reaproveitamento. Percebeu-se ainda que a informação conduzida a estes alunos proporcionou o desenvolvimento de uma visão mais crítica a cerca da degradação da natureza, portanto, o conhecimento gerado nesse processo favoreceu a manifestação de hábitos mais sustentáveis no qual visa manter o equilíbrio ambiental evitando o desperdício e o acúmulo de lixo em locas indevidos. Tendo em mão os materiais citados, iniciou-se o processo de confecção de novos objetos a partir da reutilização desses resíduos. Dentre os materiais confeccionados podemos citar: mesa de centro fabricada com garrafas e madeira, painel de fotos, jarros de flores, feitos a partir das garrafas e frascos de tomate, porta jóias com resto de espelhos. Logo após a produção desses objetos, realizou-se uma exposição no pátio do instituto além da elaboração de cartazes que sensibilizassem alunos e funcionários do campus a reutilizarem os resíduos sólidos. Percebeu-se que o alunato bem como todos os funcionários do campus apoiou a iniciativa.

CONCLUSÕES: Sendo assim a reutilização constitui-se como uma alternativa viável para reduzir a degradação ambiental já que os restos de vidro e de madeira que seriam descartados poderão ser reaproveitados ganhando novas formas e novas utilidades. Os resultados obtidos foram satisfatórios. Os alunos conseguiram manifestar sua criatividade, além de aprenderem métodos alternativos para o destino do vidro e da madeira no Instituto como também em casa. Apesar das dificuldades, acredita-se que houve um bom aproveitamento do trabalho e principalmente uma grande aquisição de experiência.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ABIVIDRO. Manual de Reciclagem de Vidro. São Paulo: Abividro, 1994, disponível em: http://www.sanvidro.com.br/manual/manual-da-reciclagem.pdf. Acesso em: 01. Jun. 2013.
César et.al. Aplicação de Design com Sustentabilidade na produção de Móveis a partir de Madeira Reciclada In: V Encontro Nacional e III Encontro Latino- Americano sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis, 5., 2009, Recife. Anais...Recife
FERREIRA, Mario dos Santos. A Função Design e a Corrente da Sustentabilidade: EcoEficiência de um Produto. In: 2o. Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2003, Rio de Janeiro. Anais do 2o. Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Rio de Janeiro: Anped, 2003.
TEIXEIRA, Marcelo Geraldo; CÉSAR, Sandro Fábio. Resíduo de madeira como possibilidade sustentável para produção de novos produtos. In: I Conferência Latino-Americana de Construção Sustentável - X Encontro nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2004, São Paulo. I Conferência Latino-Americana de Construção Sustentável – X Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, 2004.