11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO SELECIONADOS PELO PNLD 2012 SOBRE A ABORDAGEM DO DESCARTE E RECICLAGEM DE PILHAS E BATERIAS

AUTORES: Rocha, G.C.A. (UFPI) ; Santos, L.S. (UFPI) ; Sousa, P.B. (UFPI)

RESUMO: A abordagem de questões como o adequado descarte e incentivo a reciclagem de pilhas e baterias em livros didáticos é de fundamental importância para despertar o interesse dos alunos a buscarem o descarte adequado desse tipo de material, possibilitando a formação de alunos mais cocientes com seu papel com o meio ambiente e com a sociedade. Dessa forma, foram analisados os capítulos onde é abordado o conteúdo sobre pilhas e baterias dos livros didáticos de Química selecionados pelo PNLD 2012. Observou-se que se fazem necessárias mudanças na próxima escolha do livro didático, posto que questões ambientais como a abordada neste trabalho são fundamentais para construção do conhecimento.

PALAVRAS CHAVES: MEIO AMBIENTE; RECICLAGEM; PILHAS E BATERIAS

INTRODUÇÃO: Com o avanço da tecnologia, o uso de aparelhos eletrônicos dependentes de pilhas e baterias está cada vez maior e estão presentes em tantos equipamentos que nem nos damos conta. Porém, em um dia eles perdem sua utilidade e são descartadas e apesar da existência de legislação que determinam um limite de concentração de metais pesados na composição de pilhas e baterias, os rejeites produzidos pelo consumo desse tipo de resíduo perigoso deve ser monitorado e cuidadosamente tratado, visto que o seu descarte inadequado pode contaminar o meio ambiente e causar sérios problemas à saúde, por vezes letais e que por outro lado estes produtos se reciclados podem virar pigmentos que tão cor a fogos de artifícios, cerâmicas, vidros e tintas (SANTOS, 2011). Diante desse fato, e de que no ensino da química do ensino médio o aluno deve reconhecer aspectos químicos relevantes na interação individual e coletiva do ser humano com o ambiente, bem como reconhecer os limites éticos e morais que podem estar envolvidos no desenvolvimento da Química e da tecnologia (BRASIL, 2000), é importante que o livro didático apresente a Química como ciência que se preocupa com a dimensão ambiental dos problemas contemporâneos (BRASIL, 2011) e a abordagem de questões como o adequado descarte e incentivo a reciclagem de pilhas e baterias em livros didáticos é de fundamental importância para despertar o interesse dos alunos a buscarem o descarte adequado desse tipo de material, possibilitando a formação de alunos mais cocientes com seu papel com o meio ambiente e com a sociedade.

MATERIAL E MÉTODOS: Foram analisados os capítulos onde é abordado o conteúdo sobre pilhas e baterias dos livros didáticos de Química selecionados pelo PNLD 2012, os quais foram: Química na abordagem do cotidiano (PERUZZO; CANTO, 2006), Química: Meio Ambiente, Cidadania, Tecnologia (FONSECA, 2010); Química (MACHADO; MORTIMER, 2011); Química para a nova geração: Química cidadã (SANTOS; MÓL et. al, 2010) e Ser protagonista Química (FOSCHINI, 2010). Na analisar foram feitas as seguintes considerações: se o livro abordava sobre o descarte adequado de pilhas e baterias; os danos ao meio ambiente e a saúde humana que o descarte inadequado pode causar; sobre a reciclagem e em que esses matérias podem ser transformados, bem como se oferecem estímulos para que os leitores reflitam questões ambientais que envolve o descarte de pilhas e baterias.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Constatamos que somente os livros da obra Química na Abordagem do Cotidiano não abordavam a questão do descarte e reciclagem de pilhas e baterias. Na obra Química, volume 2, é abordado em um quadro em destaque traz a Resolução 257 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), a qual determina um limite de concentração de metais pesados em pilhas e baterias e que estas podem ser descartadas no lixo doméstico, porém a obra não indica como esses materiais podem ser reciclagem. Na obra Ser protagonista Química, volume 2, também aborda a resolução 257 do Conama, porém ressalta que o lixo domestico não é a destinação mais apropriada para os resíduos desses materiais, mas não indica em que pilhas e baterias podem com a reciclagem. Na obra Química para a nova geração – Química cidadã, é explorado o tema nos volumes 2 e 3, no volume 2 os autores dão dicas para economizar pilhas e baterias, no volume 3 é abordado os danos que metais pesados podem causar ao meio ambiente e a saúde humana, mostra dados estatísticos do consumo exagerado desses materiais, conscientizando o leitor sobre o descarte adequado, ambos os volumes não falam como esses materiais podem ser reciclados.Na obra Química, Meio Ambiente, Cidadania, Tecnologia, volume 2, traz um capitulo exclusivo sobre pilhas e baterias, o qual além de expor conceitos faz uma junção desses com temas ambientais, fala sobre o que a legislação determina como nas outras obras, porém esclarece os conceitos de aterro sanitário, sobre as doenças que podem ser desencadeadas pelo contato com elementos como chumbo, mercúrio e cádmio, assim incentiva os leitores a saberem mais sobre a reciclagem de pilhas e baterias trazendo ilustrações de como é feito esse processo e no que pilhas e baterias podem se tornar.

CONCLUSÕES: Nas obras Química, Meio Ambiente, Cidadania, Tecnologia e Química para a nova geração: Química cidadã o tema é exposto de forma mais completa, sendo que a primeira aborda mais detalhadamente, destacando os danos que componentes de pilhas e baterias podem causar ao meio ambiente e a saúde humana. A obra Química na Abordagem do Cotidiano apresenta grande deficiência por não aborda o tema. Concluímos que se fazem necessárias mudanças na próxima escolha do livro didático, posto que questões ambientais como a abordada neste trabalho são fundamentais para construção do conhecimento.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL, Guia de Livros Didáticos PNLD 2012: Química. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, 2011.; BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: Ministério da Educação, 2000.; FONSECA, M. R. M. Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. 1. Ed. São Paulo: FTD, 2010. 1 v.; LISBOA, J. C. F. Química, 2º ano: ser protagonista. 1. Ed. São Paulo: Edições SM, 2010.; MACHADO, A. H.; MORTIMER, E. F. Química. São Paulo: Scipione, 2011. 2 v.; PERUZZO, F. M.; CANTO, E. L. Química na abordagem do cotidiano. 4. Ed. São Paulo: Moderna, 2010. 1 v.; PERUZZO, F. M.; CANTO, E. L. Química na abordagem do cotidiano. 4. Ed. São Paulo: Moderna, 2010. 2 v.; PERUZZO, F. M.; CANTO, E. L. Química na abordagem do cotidiano. 4. Ed. São Paulo: Moderna, 2010. 3 v.; SANTOS, C. Como e feita a reciclagem de pilhas e Baterias. Super Interessante, Abril, Ed. 299 – 9, p. 44, dez, 2011.; SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. et. al. Química para a nova geração: química cidadã. São Paulo: Nova Geração, 2010. 2 v.; SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. et. al. Química para a nova geração: química cidadã. São Paulo: Nova Geração, 2010. 3 v.