11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A Atuação do PIBID QUÍMICA UFPA na Escola Estadual Avertano Rocha em Belém-PA.

AUTORES: Nabiça, M.G. (UFPA) ; Pereira, C.C. (UFPA) ; Soares, N.L. (UFPA) ; Lima, A.P. (SEDUC/PA) ; Dantas, K.G.F. (UFPA)

RESUMO: Este trabalho mostra a atuação dos bolsistas do PIBID de Química em turmas do 1° ano do ensino médio da Escola Estadual Avertano Rocha, no Distrito de Icoaraci, município de Belém-PA. Em 2012 foram desenvolvidas as primeiras atividades do projeto: a reestruturação do laboratório multidisciplinar da escola, visitas regulares dos bolsista e o desenvolvimento de atividades na escola. As ações proporcionaram benefícios tanto aos membros do grupo PIBID, que tiveram a oportunidade de ter um contato direto com a prática docente, quanto aos alunos da escola supracitada, que tiveram uma maior participação, bem como, um melhor desempenho nas atividades relacionadas a aprendizagem dos conteúdos químicos.

PALAVRAS CHAVES: Atuação; PIBID; Formação

INTRODUÇÃO: “É no contato com a situação prática que o professor adquire e constrói novas teorias, esquemas e conceitos, tornando-se um profissional flexível e aberto aos desafios impostos pela complexidade da interação com a prática” (SILVA, E. M. A, Araújo, C. M. et al.,2005). Neste contexto, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vem proporcionar um contato direto do futuro professor com a prática docente, “contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira” (DECRETO Nº 7.219, DE 24 DE JUNHO DE 2010; LIMA, P. G, BARRETO, E. M. G, LIMA. R.R. et al., 2007). Em Agosto de 2012, o PIBID-Química foi implantado na Escola Estadual Avertano Rocha em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo como principais objetivos: a) a utilização do espaço escolar, além da sala de aula; b) o uso de tecnologias no ensino da química, que já é utilizada para outros fins, porém, agora sendo aplicada à aprendizagem de conteúdos químicos; c) relacionar os conteúdos químicos com o cotidiano do aluno, para colaborar com “o desenvolvimento das habilidades do educando, priorizando suas atividades enquanto cidadãos numa realidade concreta” (DONATONI, A. R.; LEMES, M. C. S, p. 6 et al.,2003).

MATERIAL E MÉTODOS: A primeira atividade desenvolvida pelo grupo foi a reestruturação do laboratório multidisciplinar, que estava sem funcionamento por cerca de 10 anos, sendo utilizado como depósito de livros didáticos. Uma catalogação dos materiais existentes, limpeza e reorganização do espaço foi realizada para que pudéssemos dar continuidade às atividades com cinco turmas do 1° ano do ensino Médio. Em outro momento, os bolsistas PIBID-Química se reuniram com a professora da escola para o acompanhamento das aulas e elaboração do planejamento das atividades, envolvendo o conteúdo da disciplina ministrado em sala de aula pela professora e sua aplicação com atividades dinâmicas desenvolvidas pelos bolsistas PIBID-Química. O primeiro contato dos alunos da escola com o programa PIBID-Química se deu a partir de uma “Aula Inaugural”, na sala de multimídia, onde por meio de uma palestra, o programa PIBID-Química foi apresentado, bem como seus objetivos e ações previstas. Além disso, a divulgação da página do PIBID-QUÍMICA UFPA no facebook foi realizada. E por fim, dois experimentos foram realizados. O primeiro experimento foi uma reação química entre o bicarbonato de sódio e o vinagre (Lei de Lavoisier) e o segundo experimento foi a lâmpada de Lava. Em seguida, os alunos se dirigiram até o laboratório para conhecer todo o espaço e seus aparatos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A reativação do laboratório multidisciplinar e as visitas regulares à escola foram de suma importância para dar continuidade às atividades que posteriormente seriam realizadas. Como sugerido por SILVA et al. (2005), a partir de acompanhamentos periódicos em sala de aula, os futuros educadores do PIBID-Química puderam perceber como se dava a prática docente e quais as principais dificuldades apresentadas pelos alunos em relação às aulas da disciplina de Química. Diante disso, as aulas experimentais contextualizadas foram elaboradas com materiais alternativos, com o intuito de facilitar o aprendizado do aluno, fazendo o mesmo associar a química com o seu dia-a-dia. Através da Aula inaugural, os alunos puderam conhecer a equipe do projeto PIBID-Química e seu objetivo em antecipar o vínculo entre os futuros professores de química e os alunos da rede pública. Desta forma, “estabelecendo nexos entre as políticas de formação docente e suas práticas” (LIMA, P. G, BARRETO, E. M. G, LIMA. R.R p. 93 et al., 2007). A expectativa dos alunos da escola foi evidente em iniciar de imediato as práticas no laboratório. Quando se desenvolveram os experimentos, observou-se que os alunos participaram da dinâmica de forma ativa e ficaram surpreendidos com a performance dos experimentos, onde puderam aprender, a partir de suas próprias curiosidades o porque dos efeitos. Na Figura 1, apresenta a reestruturação do laboratório multidisciplinar da escola com a catalogação dos materiais (1a) e a organização do espaço (1b). Na Figura 2, mostra a apresentação do projeto PIBID-Química pelos bolsistas (2a) e a participação dos alunos da escola (2b) na aula inaugural.









CONCLUSÕES: A atuação na Escola Estadual Avertano Rocha através do PIBID-Química proporcionou benefícios tanto para os bolsistas PIBID-Química (futuros educadores) quanto para os alunos da referida escola. As atividades desenvolvidas no projeto foram fundamentais para que os bolsistas do PIBID-Química pudessem “vivenciar” a prática docente, bem como realizar um planejamento e executar atividades que em contrapartida facilitou, dinamizou e estimulou a aprendizagem dos alunos, tornando os conteúdos de Química ministrados em sala de aula menos abstratos e mais próximos da “realidade” dos educandos.

AGRADECIMENTOS: PIBID, CAPES, UFPA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: DISTRITO FEDERAL. Decreto nº 7.219, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre as considerações referentes ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID.
DONATONI, A. R.; LEMES, M. C. S. Avaliação Docente. Que semente é essa? RPD Revista Profissão Docente Online, Uberaba, v.3, n.8, p. 32-42, mai/ago. 2003.
LIMA, P.G, BARRETO, E. M. G, LIMA. R.R. Formação docente: uma reflexão necessária. Revista de Educação Educere et Educare, Vol. 2 nº 4 jul./dez. 2007 p. 91-101.
SILVA, E. M. A, Araújo, C. M. Reflexão em Paulo Freire: Uma Contribuição para a Formação Continuada de Professores. V Colóquio Internacional Paulo Freire – Recife, 19 a 22-setembro 2005.