11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: As contribuições do PIBID na formação dos docentes de Química do IF Sertão-PE Campus Ouricuri: um confronto entre expectativas e resultados

AUTORES: Alves Oliveira, G. (IFSERTÃO PERNAMBUCANO - CAMPUS OURICURI) ; Paiva Alcântara, A.F. (IFSERTÃO PERNAMBUCANO - CAMPUS OURICURI)

RESUMO: A falta de professores de química e os problemas em sua formação têm sido amplamente debatidos na literatura. Este trabalho tem por objetivo apontar as expectativas e resultados alcançados com o PIBID para os discentes de Licenciatura Plena em Química do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano/Campus Ouricuri na sua formação docente. A metodologia partiu de uma pesquisa entre os bolsistas do subprojeto de química e percebeu-se que o PIBID constitui-se uma inovação para formação dos professores tanto na opinião dos bolsistas iniciantes quanto dos mais experientes; o programa apresenta aspectos positivos referentes à interação entre alunos da graduação, professores em serviço e estudantes da educação básica;

PALAVRAS CHAVES: PIBID; expectativas; resultados

INTRODUÇÃO: O MEC tem divulgado estatísticas que comprovam a carência de professores de Química na Educação Básica (EB) no país. Dados do censo escolar (INEP, 2009) indicam que mais da metade (53,3%) dos professores que atuam no ensino médio na rede pública tem formação compatível com a disciplina que lecionam. Considerando também a quantidade de docentes que atua nos colégios brasileiros sem ter frequentado uma universidade o número é expressivo são 152 mil. Em química, 28% dos profissionais dão aulas sem qualificação adequada. Essa realidade é observada principalmente no cenário regional em especial nas cidades interioranas. O município de Ouricuri vive esta realidade. A cidade está geograficamente situada no sertão do Araripe Pernambucano juntamente com outros nove municípios. A região do Araripe, ainda é carente do apoio e investimento educacional tendo em vista que convive com elevadas taxas de analfabetismo, principalmente na população jovem e adulta. A carência de profissionais qualificados é notória, pois há pouco tempo a população contava apenas com alguns cursos superiores oferecidos pela Universidade de Pernambuco (UPE) através de Educação à Distância. Buscando contribuir para mudar essa realidade o IF Sertão-PE/Campus Ouricuri oferta o curso de licenciatura em Química, oportunizando a formação de professores qualificados. Com o intuito de promover o desenvolvimento dos futuros professores de química construiu-se um subprojeto do programa institucional de iniciação à docência (PIBID) na área de química para o município de Ouricuri. Neste sentido o objetivo deste trabalho é apontar as expectativas e resultados alcançados com o PIBID para os Discentes de Licenciatura Plena em Química do IF Sertão- PE/Campus Ouricuri na sua formação docente.

MATERIAL E MÉTODOS: Os resultados foram coletados por meio de pesquisa exploratória utilizando entrevista dirigida aos licenciando partícipes do PIBID/subprojeto de química. Para tanto, os bolsistas iniciantes e os bolsistas com experiência a mais de um ano no PIBID responderam a quatro perguntas referentes à sua participação no projeto no que diz respeito à sua importância em termos financeiros e profissional, assim como as expectativas e aprendizagens adquiridas ao longo de sua experiência na participação do projeto. Dessa forma os depoimentos foram baseados em torno das seguintes perguntas: Perguntas aos Bolsistas Iniciantes Pergunta 1. O que você espera que mude na sua vida com a chegada do PIBID? Pergunta 2. Quais suas expectativas como profissional da educação brasileira? Pergunta 3. O que o PIBID representa financeiramente e profissionalmente para você? Pergunta 4. Você recomenda a participação de outros bolsistas no PIBID? Pergunta aos Bolsistas com mais de um ano no PIBID Pergunta 1. O que mudou na sua vida com a chegada do PIBID? Pergunta 2. Durante esse tempo de experiência no PIBID quais foram suas expectativas como profissional da educação brasileira? Pergunta 3. O que o PIBID representa financeiramente e profissionalmente para você? Pergunta 4. Você recomenda a participação de outros bolsistas no PIBID? As respostas das perguntas supracitadas foram transcritas e apresentada/discutidas adiante.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Na perspectiva dos bolsistas iniciantes percebeu-se que o PIBID representa uma motivação no curso, preparando-os como profissionais na medida em que são incluídos no ambiente escolar desde o início de sua graduação. Além disso, a bolsa possibilita a permanência do licenciando no curso pelo fato de muitos possuírem dificuldade financeira. O grupo dos bolsistas iniciantes também foi unânime em dizer que recomendam o PIBID a todos aqueles que pretendem atuar na docência. Por sua vez os participantes com maior tempo de experiência relataram que o PIBID é uma ferramenta para os graduandos, pois possibilita um contato direto com outros professores e alunos. Neste sentido, o bolsista pode verificar quais as dificuldades e a realidade que encontrarão na sala de aula, levando-os a refletir sobre a metodologia adotada pelos docentes nas escolas em que estão inseridos através do projeto. Declararam também que a bolsa concedida é importante para custear despesas do curso. A partir da experiência do PIBID, os bolsistas mais experientes demonstram perplexidade com a realidade da educação. Afirmaram que atuar no PIBID possibilita enxergar a postura de alguns professores presos a velhas metodologias e que não observam o contexto dos discentes. A partir dos depoimentos, pode-se inferir que na opinião de todos os entrevistados, o PIBID não representa simplesmente uma forma de assistência estudantil, pois possibilita o estudo da prática docente contribuindo para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dentro das licenciaturas, contribuindo para a elevação da qualidade da escola pública por meio de sua aproximação com as instituições do ensino superior e por meio de sua inserção como co-formadora dos futuros professores.

CONCLUSÕES: Os resultados permitiram constatar que o PIBID constitui um cenário de trocas e aprendizado mútuo. Dessa forma, trata-se de um trabalho conjunto com o foco de melhorar a educação. O PIBID não representa simplesmente uma assistência estudantil, mas traz amplas contribuições para os futuros licenciandos. Com a iniciação à docência, temos contato mais direto com professores e metodologias, sejam tradicionais ou inovadoras. Podemos conviver com o espaço escolar e seus costumes, proporcionando ao futuro profissional uma visão mais ampla das deficiências da educação básica.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a CAPES pela concessão das bolsas PIBID, ao IF Sertão Pernambucano pelo apoio prestado e aos bolsistas que contribuiram com as entrevistas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: PCN+Ensino Médio. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 09/02/2012.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília, 1996.

FRESON, M. D. MALDANER, O.A.Estágio de docência como articulador na produção de saberes e na formação de professores de química.Didática Sistemática, Porto Alegre, vol. 11, pág. 89-103, 2010.2009.