11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: As contribuições da química verde para a sociedade moderna

AUTORES: Ramos, G.C. (UFPA) ; Watanabe, L.A. (UFPA) ; Silva, A.D.L. (UEPA) ; Freitas, A.M.L. (UEPA) ; Moura, S.R. (UEPA)

RESUMO: A busca por avanço tecnológico rende a humanidade uma grande quantidade de resíduos, uma preocupação no momento é a gestão desses resíduos, o que acaba ocasionando um desequilíbrio ambiental muito grande e uma eventual mudança climática. Discussões em sala de aula são de grande valia para termos uma população que é conhecedora das contribuições da química verde para a sociedade moderna. Está pesquisa foi desenvolvida, para identificar a opinião dos alunos, do primeiro ensino médio, da escola Instituto Santa Teresinha, de Bragança no Estado do Pará, acerca das contribuições de química verde para a sociedade moderna. Os relatos dos alunos nos possibilitaram afirmar que essas contribuições estão relacionadas com o ensino e a indústria.

PALAVRAS CHAVES: química verde; avanço tecnológico ; contribuições

INTRODUÇÃO: A sociedade que sempre está em busca de inovação tecnológica e bens de consumos em certos momentos acabam por deixar o meio ambiente para segundo plano. Uma preocupação no momento é a gestão de resíduos, o que acaba ocasionando desequilíbrio ambiental muito grande e uma eventual mudança climática. Os modelos globais de clima projetam para o futuro, ainda com algum grau de incerteza, possíveis mudanças em extremos climáticos, como ondas de calor, ondas de frio, chuvas intensas e enchentes, secas, e mais intensos e/ou frequentes furações e ciclones tropicais e extratropicais (MARENGO, 2007, p.25). Dentro do contexto global, a oportunidade no sentido de promover o comprometimento de todos os chefes de Estado é de grande importância, principalmente quanto ao uso correto da biomassa como fonte de energia e instituições normativas do meio ambiente, matérias prima, gestão de resíduos, biodiversidade e promover ações efetivas voltadas direta ou indiretamente para o papel da química, bem como propostas para a sustentabilidade futura do planeta (CARIOCA e ALMEIDA, 2011). Com base nessa perspectiva é que desenvolvemos esta pesquisa, com os alunos do primeiro ensino médio da escola Instituto Santa Teresinha de Bragança no Estado do Pará, para que pudéssemos identificar a opinião destes acerca das contribuições da química verde para a sociedade moderna.

MATERIAL E MÉTODOS: Durante o mês de junho do ano de 2012 desenvolvemos, na escola da rede particular de ensino, Instituto Santa Teresinha, no município de Bragança, no Estado do Pará, palestras e discussões em sala de aula acerca da química verde. O publico alvo foram os alunos do primeiro ano do ensino médio. Logo após as discussões em sala de aula os alunos foram estimulados a escrever um texto ou apenas redigir itens que deveriam conter as contribuições de química verde para a sociedade moderna. Isso é com base nos seus conhecimentos e vivências.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As principais contribuições, que 80% dos alunos citaram, foram à mobilização dos setores de ensino e da indústria. De acordo com eles, no setor de ensino, deveria haver uma maior disseminação das informações através de campanhas de educação química e ambiental, com informativos para a população acerca das contribuições da química verde para a sociedade moderna. Além do desenvolvimento de palestras e atividades nas escolas, que favorecesse a informação acerca das contribuições da química verde na sociedade moderna, se fosse possível à organização de oficinas com práticas reaproveitamento e reciclagem nas comunidades. Enquanto que o setor industrial deveria ter suas documentações regulamentadas de acordo com as normas ambientais de funcionamento, precisariam desenvolver atividades que promovessem o avanço tecnológico sem comprometer os recursos existentes. Mais apenas 20% desses alunos acreditam que a contribuição da química verde está relacionada com todos os setores e fragmentos da sociedade e do desenvolvimento. Essas seriam então as contribuições da química verde para a sociedade moderna na opinião dos alunos dos alunos.

CONCLUSÕES: Os alunos do primeiro ano do ensino médio, da escola da rede particular de ensino, Instituto Santa Teresinha, acreditam que as contribuições da química verde para a sociedade moderna estão relacionadas com a mobilização dos setores de ensino, da indústria e com todos os setores e fragmentos da sociedade e do desenvolvimento.

AGRADECIMENTOS: A Deus, primeiramente, aos nossos familiares e amigos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: CARIOCA, J. O. B.; ALMEIDA, M. F. L. Desenvolvimento da Química Verde no Brasil. RQI - 1º trimestre 2011.

MARENGO, J. A. Mudanças climáticas globais e seus efeitos sobre a biodiversidade: caracterização do clima atual e definição das alterações climáticas para o território brasileiro ao longo do século XXI. 2a edição. Brasília: MMA, 2007.