11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: GINCANA QUÍMICA: utilização de atividades lúdicas como forma de subsidiar o processo de construção do conhecimento.

AUTORES: Abreu Tomé, A.C. (UVA) ; Lima Monteiro, S.H. (UVA) ; Silva Julião, M.S. (UVA)

RESUMO: Este trabalho apresenta atividades lúdicas que foram desenvolvidas para encerramento do ano letivo da disciplina de Química no Colégio Vale do Curtume, localizado na cidade de Nova Russas, no estado do Ceará. O trabalho realizado conta com uma série de tarefas repassadas para os alunos, todas voltadas para a contextualização dos assuntos na disciplina de Química durante o ano letivo. O projeto para realização da gincana realizou-se entre professora e alunos da respectiva turma e contou com cinco atividades desenvolvidas em grupo pelos discentes. A gincana teve a participação de 34 alunos do 8º ano do ensino fundamental os quais redigiram suas opiniões acerca da utilização das atividades desenvolvidas e demonstraram grande satisfação pela maneira diferenciada de se vivenciar os conteúdos .

PALAVRAS CHAVES: gincana química; atividades/lúdicas; docência

INTRODUÇÃO: Vinculados em uma época em que são discutidos constantemente o ensino da química, suas dificuldades, falta de compreensão e interesse dos alunos pela disciplina, nos deparamos com um momento de mudança dessa prática de ensino, tentando buscar formas de despertar o interesse e contribuir para a compreensão do mundo em que vivemos. Diante do exposto, cabe a nós, atuais e futuros professores desenvolvermos um espaço de oportunidades que desperte o desejo e a curiosidade de aprendizado desse corpo discente através de atividades lúdicas que estimulem a criatividade de professores e alunos no processo de ensino aprendizagem. Vários estudos e pesquisas mostram que o Ensino de Química é, em geral, tradicional, centralizando-se na simples memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados do cotidiano e da realidade em que os alunos se encontram. A Química, nessa situação, torna-se uma matéria maçante e monótona, fazendo com que os estudantes não percebam a qualidade benéfica do ensino de química que lhes é ensinado, pois a química escolar que estudam é apresentada de forma totalmente descontextualizada. Por outro lado, quando o estudo da Química faculta aos alunos o desenvolvimento paulatino de uma visão crítica do mundo que os cerca, seu interesse pelo assunto aumenta, pois lhes são dadas condições de perceber e discutir situações relacionadas a problemas sociais e ambientais do meio em que estão inseridos, contribuindo para a possível intervenção e resolução dos mesmos. (SANTANA; 2006).O trabalho apresentado tem como objetivo relatar uma série de atividades lúdicas voltadas para o ensino da Química que foram desenvolvidas através de uma gincana por uma turma de 8º ano do Colégio Vale do Curtume no sertão do estado do Ceará.

MATERIAL E MÉTODOS: Para realização das tarefas foram utilizados os seguintes temas: matéria e energia, propriedades da matéria, substâncias puras e misturas, modelos atômicos e reciclagem. As atividades foram desenvolvidas com 34 alunos do 8º ano do Colégio Vale do Curtume,escola privada. A gincana teve toda a sua programação realizada durante 4 aulas da disciplina de Química, onde nas duas primeiras, foram divididas as equipes e repassada as tarefas, após 15 dias a culminância foi apresentada em sala de aula. Foram desenvolvidas ao todo cinco atividades: montagem de um poema com os conceitos de Química; apresentação de uma paródia que contasse com os assuntos trabalhados em sala; confecção dos modelos atômicos; elaboração de um jogo voltado para a aprendizagem dos assuntos trabalhados e apresentação de objetos feitos com material reciclado e sua importância para preservação do meio ambiente. Cada equipe contava com no máximo seis alunos e ao todo foram formadas seis equipes a critério dos próprios alunos. Cada dinâmica realizada tinha duração de no máximo 10 minutos, e sua pontuação variava de 0 a 2 pontos de acordo com as apresentações. A equipe vencedora da gincana foi aquela que conseguiu uma maior pontuação no somatório das cinco atividades, pontuação esta que foi utilizada como uma terceira nota para o 4º Bimestre da turma. Encerrada a gincana os discentes deixaram por escrito suas opiniões a respeito da atividade desenvolvida.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Avaliando a opinião dos alunos sobre as atividades pode-se concluir que todos consideraram a gincana como uma maneira diferenciada e satisfatória para o aprendizado do conteúdo. Quando se argumentou sobre o desenvolvimento das tarefas, 82% dos alunos disseram não ter tido dificuldades com a realização das mesmas. Quanto à escolha pela melhor atividade, a paródia teve mais de 90% de votação, demonstrando o interesse dos alunos pela música. Na participação dos grupos mais de 75% responderam que ficaram satisfeitos com a participação de seus colegas. Ao se argumentar sobre a repetição dessa atividade, a opinião foi unânime pelo sim, reconhecendo-se assim a aceitação dos alunos na escolha das atividades extras. Dentre os relatos, percebemos a empolgação dos alunos na execução das tarefas: “Achei muito boa a iniciativa da gincana, tanto para aprofundar nosso conhecimento na matéria de forma criativa e divertida, quanto para incentivar o trabalho em grupo e compartilhar nosso conhecimento com os de nossos colegas” (Tainara Mendes); “Eu achei bastante interessante, pois ao fazermos o trabalho aprendemos muito, principalmente na hora de criar a letra da música, o poema e o jogo” (Marília Lima); “Minha opinião sobre essas aulas interativas é que elas facilitam a aprendizagem, fazendo com que nós possamos aprender de uma forma mais divertida” (Luana Brito). Através desses argumentos percebemos que a gincana conseguiu alcançar seu principal objetivo, contribuindo para aprendizagem dos discentes.

CONCLUSÕES: O projeto “Gincana Química” mostrou-se de fácil aplicação e com pequeno custo financeiro, sendo possível sua aplicação em qualquer contexto social. A partir da avaliação dos questionários pode-se perceber que a utilização de atividades lúdicas desenvolvidas nesse projeto foi d grande utilidade para o ensino da química, contribuiu para o desenvolvimento de trabalhos em grupo e despertou a criatividade dos envolvidos, além de estimular à compreensão dos conteúdos químicos. Conclui-se assim que a utilização de atividades lúdicas representa um eficiente recurso didático para o despertar do aluno.

AGRADECIMENTOS: Aos alunos do 8º Ano do Colégio Vale do Curtume; Sílvia Monteiro/Professora dos Estágios e ao Professor Murilo Julião (Coordenador PIBID Química- 2009).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SANTANA, E.M.de. A INFLUÊNCIA DE ATIVIDADES LÚDICAS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS. Universidade de São Paulo, Instituto de Física – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências – 2006.
ALMEIDA, P. N. de.EDUCAÇÃO LÚDICA:técnicas e jogos pedagógicos. 11.ed.São Paulo:Loyola,2003.