11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REALIDADE NA UNIDADE ESCOLAR JOSÉ LUSTOSA ELVAS FILHO NA CIDADE DE BOM JESUS-PI

AUTORES: Correia Maia, T. (UAP/UFPI) ; da Silva Folha, K. (UAP/UFPI) ; da Silva Araújo, J. (UAP/UFPI) ; da Silva Folha, G.M. (UAP/UFPI)

RESUMO: O Sistema Educacional brasileiro mais do nunca defronta-se com desafios que precisam ser encarados com mais firmeza. Buscamos aqui obtermos uma visão a respeito da evasão escolar que justifique as causas e consequências, bem como procurar entender quais as dificuldades que a escola enfrenta com relação a evasão e o que leva o aluno a desistir da escola e quais as consequências que ocorre quando o aluno deixa de estudar, buscou-se métodos que irão fazer com que as crianças permaneçam no ambiente escolar. Procuramos aqui com levantamento de dados bibliográficos e pesquisa de campo onde os sujeitos da pesquisa foram alunos e professores entrevistados, com o intuito de verificar as causas e consequências da evasão escolar dos alunos desta instituição.

PALAVRAS CHAVES: Evasão Escolar; Ambiente Escolar; Sistema educacional

INTRODUÇÃO: O tema em questão trata de um problema em todas escalas e com mais intensidade veremos a problemática da Unidade Escolar José Lustosa Elvas Filho que oferece ensino Fundamental e Médio. Teremos como Objetivo Analisar os problemas e apresentar possíveis soluções baseando- se nas ideias de pensadores da educação como o escritor Pulo Freire; Conhecer as causas e consequências da evasão escolar;Desenvolver ideias capazes de alterar ou mesmo amenizar problemas da escola como a da evasão escolar. O estudo justifica-se por perceber um grande número de desistentes em uma unidade de ensino expõe para toda a comunidade uma série de problemas que os educadores apresentam tais como: falta de verbas para ampliar a precária estrutura lá existente e falta de motivação da classe estudantil, analisando e entendendo esses problemas é que encontraremos as raízes da evasão escolar, para assim podemos combatê-la de forma eficiente. Com esse trabalho, trazemos a tona problemas da escola e alguns motivos que fazem com que esses problemas venham a existir e como o aluno é diretamente afetado, fazendo-o do ambiente escolar. Para entender e responder aos questionamentos, realizaremos tanto pesquisa de campo como em bibliográfica de autores que escrevem sobre o tema, tais como: Paulo Freire e Moacir Gadote, LDB: 9394/96 e Saviani 1991, na certeza de quem nos darão subsídios que possam fundamentar Consistentemente este estudo. O tema abordado nesse trabalho é amplo e no decorrer dos tópicos compreenderemos o ambiente escolar e familiar que esses alunos estão inseridos numa temática de exploração em maior dimensão nesta pesquisa.

MATERIAL E MÉTODOS: Com o intuito de chegarmos aos objetivos traçados, utilizou-se de do método de descritivo, qualitativo, quantitativo, comparativo com realização da pesquisa de campo com o auxílio questionários com perguntas fechadas para apresentação em porcentagem dos resultados obtidos, bem como realizou-se da pesquisa do tipo bibliográfica em livros, revistas e impressos eletrônicos de literaturas referente a temática em estudo, a fim de obtermos resultados satisfatórios da pesquisa.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com professores entrevistados, as razões para a evasão escolar dos alunos podem estar enraizadas na família, no estudante e na escola. Quanto à escola, esta pode ser responsável pela evasão escolar dos alunos tanto pela figura do Professor na forma como ministra suas aulas e transmissão dos conteúdos e pela falta de uma política da escola, que propicie uma maior integração com a família. Iniciou-se os questionando aos professores: Se é comum a evasão escolar no início do ano letivo? 90% responderam sim e 10% não (os alunos deixam de ir um dia ou outro mais retornam). Questionamos se a escola tem feito algo pra recuperar o aluno evadido? 100% sim (a escola procura meios só que simples para recuperar o aluno). Ainda em relação à recuperação do aluno que abandonou a escola foi perguntado, se estes acreditam que a forma com que era feito a motivação para reverter o quadro do aluno evadido era adequado 50% disseram e 50% não. Perguntou-se aos diretores se eles concordavam com a resposta dos professores citados no gráfico acima? 100% sim mais com ressalva, justificando que 10% dos alunos evadidos voltavam, mais que nem todos continuavam, por falta de motivação dos educadores em sala. Questionou-se aos pais de alunos que faltavam às aulas se a escola havia os procurado para esclarecimento sobre o motivo de seus filhos desistir. A resposta foi: 95% sim e 5% não. Perguntamos ainda aos alunos se os professores eram amigos, carinhosos e amáveis com eles? 50% sim e 50% não. Assim fica vê-se a falta de competência e habilidade, por parte dos professores que não levam em consideração condições sócio-culturais e psicológicas dos alunos. Brandão (1983), diz que “para manter a ordem e a disciplina” professores utilizam sobretudo ameaças, castigo punições e a recompensa.

CONCLUSÕES: Com o estudo realizado e os resultados obtidos nesta pesquisa percebeu-se que a evasão escolar que deve ser ressaltada de um trabalho em conjunto com o apoio de todos, participação ativa da família, compromisso dos professores e investimentos por parte do poder público. O que realmente precisa acontecer para mudar a realidade é todos se sensibilizar que a evasão escolar existe sim, e precisa que todos cumpram seu papel para reverter este quadro.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 2. ed. São Paulo: Cortez / Autores Associados, 1991. (Coleção polêmicas do nosso tempo; v. 5).
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre, Ed. Artes Médicas,
2000.