11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A importância do uso da experimentação como instrumento facilitador do ensino de química numa escola de ensino médio em Ananindeua/PA

AUTORES: Silva, V.M.P. (UFPA) ; Figueiredo, P.L.B. (UFPA) ; Andrade, E.H.A. (UFPA) ; Turiel, N.A. (UFPA e SEDUC-PA)

RESUMO: Vivemos ainda numa época que o ensino de química enfatiza memorização de fórmulas e onde os conteúdos são dados sem contextualização alcançando dessa forma uma grande apatia por parte dos alunos em relação à disciplina. No entanto, muitos educadores estão usando a experimentação como instrumento que facilite o processo ensino-aprendizagem para a verdadeira formação do aluno. O presente trabalho buscou desenvolver uma nova metodologia de ensino em três turmas de ensino médio numa escola em Ananindeua/PA, fazendo o uso da experimentação como instrumento facilitador do ensino de química, bem como o trabalho em grupo e a aprendizagem entre os alunos são focos de desenvolvimento nesse trabalho. Os resultados comprovam a eficiência do emprego do uso da experimentação como instrumento.

PALAVRAS CHAVES: experimentação; instrumentação; ensino-aprendizagem

INTRODUÇÃO: Na visão da prática de ensino dominante atual é considerado como “bom professor” aquele que sabe transmitir o conhecimento, dentro de um processo no qual o estudante é o receptor. Dessa forma é dado grande valor às técnicas de transmissão, como postura de voz, uso do quadro, ou seja, no bom manuseio dos equipamentos. Este princípio, na educação, é considerado como racionalidade técnica (BRITO; PALHETA, 2008). A utilização dos instrumentos para o ensino de Química contrapõe esta racionalidade técnica, pois estimula o desenvolvimento da criatividade dos alunos com a proposição de uma aprendizagem ativa, na qual os alunos participam de atividade práticas. Assim, aflora a necessidade de produção de novos conhecimentos para a teoria e a prática de ensinar. É importante destacar que, nesta abordagem, o conceito de experimentação ultrapassa a dimensão do laboratório, pois são atividades que se caracterizam pela ação de investigar, vivenciar e experimentar (SOUZA, 2011). A inclusão da experimentação no ensino de Química é justificada pela importância do seu papel investigativo e pedagógico de auxiliar o aluno no entendimento dos fenômenos e na construção dos conceitos. Ainda assim, apesar da experimentação ser incentivada, o ensino de Química continua apresentando caráter exageradamente livresco (SOUZA, 2011). Portanto, a partir de reflexões teóricas foi desenvolvida uma metodologia de ensino numa Escola Pública de Ensino Médio na Cidade de Ananindeua/PA, no qual a experimentação é utilizada como instrumento de ensino de química, onde a experimentação é condutora do conhecimento teórico, o trabalho em grupo é valorizado e a construção do conhecimento a partir da investigação científica é determinante e estimulada.

MATERIAL E MÉTODOS: O Trabalho foi aplicado em três turmas do 3º ano em uma Escola Pública de Ensino Médio na Cidade de Ananindeua/PA. Nessa escola havia laboratório com diversos materiais e reagentes necessários para o ensino de química e laboratório de informática, porém os alunos nunca tinham tido aulas experimentais. Em cada turma foi feito as seguintes etapas. 1º Dividiu-se a turma em grupos de trabalhos; 2º Escolha, pelos grupos, dos temas experimentais propostos; 3º Orientações sobre os temas propostos; 4º Preparação e montagem dos experimentos 5ª Elaboração de relatório de atividades; 6º Apresentação dos grupos para a turma; 7º Aplicação de questionário para os alunos. Primeiramente como segue a ordem descrita acima, foram divididos os grupos de quatro e em alguns casos de cinco alunos em cada turma. Posteriormente foi feito uma breve descrição acerca dos assuntos abordados e orientações sobre cada tema escolhido pelo grupo. A preparação e montagem dos experimentos eram feitos no laboratório de ciências da escola. Cada grupo montava um experimento relacionado com ao seu tema que fosse capaz de proporcionar ao aluno a experimentação e vivência de fenômenos químicos. No final eles elaboravam um relatório das atividades fazendo uso de computadores e pesquisas científicas para referencial teórico e apresentação do resultado do trabalho por meio das explicações orais e utilização de recursos visuais. Por ultimo foi feito um questionário com cada aluno afim analisar o resultado da metodologia aplicada.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A metodologia de ensino aplicada despertou a curiosidade e o interesse da maioria dos alunos pelas aulas de química devido à utilização de materiais diferentes e pelo desenvolvimento da prática. Em todo o tempo os alunos foram orientados em relação ao trabalho exposto, bem como na montagem dos experimentos e na preparação dos relatórios. No final, cada grupo apresentava seu trabalho e o restante da turma dava a sua opinião de forma construtiva acerca do trabalho exposto. Nesse momento, percebia-se a eficiência da metodologia aplicada, pois quando um aluno é capaz de identificar um erro num trabalho é porque ele está atento, analisando as informações transmitidas e comparando-as com seu conhecimento adquirido sendo capazes de refletir sobre seus conhecimentos e seus saberes. Percebe-se então que o uso da experimentação é muito eficaz como instrumento de ensino de química quando bem elaborado e planejado, pois as atividades experimentais são ferramentas preciosas para o ensino da química levando o aluno a um envolvimento intelectual. Outro ponto importante foi o bom desenvolvimento do trabalho em grupo onde houve troca de saberes e interdisciplinaridade entre a turma no geral. Além do grande papel do professor como mediador do ensino-aprendizagem sendo capaz de exercer seu trabalho de forma dinâmica, atual e consciente. Pelo exposto na figura 01. Percebe-se a falta de novas metodologias de ensino em química que estimulem o interesse dos alunos pela disciplina, bem como a sua contextualização com as praticas de laboratório e com o cotidiano visto que 92% dos alunos conceituaram com excelente a metodologia de ensino aplicada por ter sido um grande e inovado aprendizado para eles, além de estimular a formação do conhecimento científico.

Figura 01: RESULTADO DE ALGUNS DOS ITENS DO QUESTIONÁRIO APLICADO AOS



CONCLUSÕES: A metodologia proposta do uso da experimentação como instrumento facilitador do ensino de química foi muito proveitosa, pois tornou a aprendizagem mais significativa, os alunos mais interessados e motivados em aprender química, aumentando dessa forma o desempenho e o nível cognitivo dos mesmos nesta disciplina. Portanto, são necessárias novas metodologias de ensino de química planejadas e organizadas para se fazer valer a verdadeira concepção do ensino- aprendizagem.

AGRADECIMENTOS: SEDUC-PA e Universidade Federal do Pará (UFPA)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BRITO, L. P; PALHETA, F. C. Uma experiência de ensino através de temas regionais na Amazônia. X Coloquio internacional de Geocrítica: Diez años de canbios em El mudo, em La geografia y em lãs ciências sociales, 1999-2008. Barcelona, 2008.

SOUZA, J. R. T. Instrumentação para o ensino de química. Ed. UFPA, Belém-PA, 2011.