11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: PAPEL RECICLADO: PRÁTICA AMBIENTAL NO ENSINO

AUTORES: Silva, M.T.S. (IFRN) ; Oliveira, J.B. (IFRN) ; Nóbrega, A.M. (IFRN) ; Medeiros, M.J.M. (IFRN)

RESUMO: Com a necessidade de preservar o meio ambiente e formar cidadãos conscientes, desenvolveu-se um trabalho que visa ajudar os alunos reaproveitar o papel que era lixo, associando a teoria com a prática durante o ensino. Foi realizado oficina de reciclagem, reutilizando o papel incentivando uma prática ambiental, tendo à presença de dezenove estudantes do 9° do ensino fundamental da Escola Estadual Capitão Mor Galvão. Os resultados mostraram que a pratica ambiental é necessária principalmente quando é relacionada com os conteúdos abordados em sala de aula. Os envolvidos ganharam uma consciência ambiental além de produzir papel reciclado. Portanto atitudes e hábitos como estes trazem resultados efetivos para melhorar a qualidade de vida e aprendizado dos conteúdos.

PALAVRAS CHAVES: Prática ambiental; Reciclagem ; Formação do cidadão

INTRODUÇÃO: Ao longo da história o homem criou maneiras de melhorar sua qualidade de vida, podendo desfrutar de tudo que existe. Contudo o uso excessivo das suas criações obteve consequências, uma delas foi à produção elevada de lixo. O lixo é um grave problema na sociedade e a solução encontrada é o uso da Reciclagem, vista como a saída dos problemas no tempo atual. Para a conscientização da sociedade com relação à reciclagem, deve-se ter início por meio da formação do cidadão, ou seja, através da educação ambiental intermediado pelo ensino das ciências exatas, como a química. Com isso nas aulas de química é de extrema importância relacionar a prática com o ensino através da reciclagem. O professor como mediador do conhecimento, deve despertar no aluno, através de suas práticas educativas, a curiosidade e a capacidade de criticar os assuntos, para que haja uma melhor forma de absorção dos conteúdos, em vez de apenas trabalhar o ensino “bancário” (FREIRE, Paulo. 1996). Aplicando o conteúdo relacionando com o meio ambiente e a qualidade de vida mostrando sempre que o cotidiano são formas que fazem o estudante despertar visando na melhoria do meio ambiente. O aproveitamento da conscientização feita na educação ambiental pode-se resultar no uso da reciclagem. Assim, o estudante aprende a fazer as “suas próprias”, a propor e checar hipóteses para problemas relevantes de seu contexto [...] (ALBUQUERQUE, 1993). Uma das alternativas encontradas foi à reciclagem de papel, visto que para a fabricação dele deve haver o corte de árvores, enquanto a reciclagem apenas a reutilização de papeis dos quais têm serventia. Para que haja o incentivo da educação ambiental foi trabalhada a proposta de reciclagem na Escola Estadual Capitão Mor Galvão junto aos alunos do 9º ano do ensino fundamental.

MATERIAL E MÉTODOS: Dado proeminência a importância de incentivar o estudante a torna-se um cidadão preocupado com o meio ambiente, desenvolveram-se alguns métodos visando à criação e aplicação de oficina. Com a intenção da construção de oficina sobre a fabricação do papel reciclado buscou por meio de pesquisas bibliográfica, conhecimentos que levem a seus devidos processos. Para a possível aplicação deste trabalho se fez necessário às autorizações da direção da escola, em que houve a pretensão de ser desenvolvido este projeto, no qual se teve com êxito a autorização e a aplicação do mesmo. Feito isso, desenvolveu junto aos estudantes formação de apenas um dia, sobre o uso da reciclagem como uma prática ambiental do ensino da química. Durante esta formação utilizou-se de um vídeo explicativo: “De onde vem o papel”, em que o mesmo fala sobre todo o processo histórico do papel onde ele foi criado e como evolui ate hoje e ainda sobre sua fabricação industrial, entre outros. Com isso houve a conscientização sobre o meio ambiente e em seguida ocorreu à explicação de como ocorre à fabricação do papel junto à prática do mesmo. Ao termino da formação aplicou-se um questionário para avaliar a oficina, com isso confirmar-se-á que a oficina com o uso da prática ajuda na aprendizagem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: No contexto sobre o uso da prática da fabricação do papel reciclado, foi aplicada em forma de oficina a fabricação do papel reciclado que anteriormente foi devidamente explicado através de um vídeo. Posteriormente foi feita uma pequena avaliação por meio dos estudantes presentes, através de questionário. Contou-se com a presença de dezenove estudantes do 9° ano, do ensino fundamental. A avaliação nos revelou que 21% participaram de aulas experimentais e 79% nunca participaram, portanto será novidade para aqueles que nunca participaram de uma aula experimental. Dos que já haviam participado de aulas experimentais 100% responderam que esta prática foi boa. Foi perguntado se só a teoria seria necessário para os mesmo por em prática, 16% responderam que a teoria seria suficiente e 84% necessitam da prática, deste modo, isso vem nos confirmar que somente a teoria não é suficiente para a aprendizagem dos estudantes. A avaliação nos revelou que 100% dos estudantes acham indispensáveis que a teoria os conteúdos de química ambiental sejam relacionados com a prática.

CONCLUSÕES: Com a reciclagem do papel pode-se amenizar o problema o excesso de lixo existente, evitando a fabricação de novos papeis, ou seja, ajudando na preservação do meio ambiente e criando a consciência dos estudantes, ajudando-os na formação de cidadãos atuantes. Sendo assim, com a prática na escola ajuda aprendizado do estudante, fazendo com que o mesmo absorva mais o conteúdo. O processo da reciclagem feita em sala de aula desperta no estudante uma melhor maneira de tratar o lixo. O mesmo cria atitudes e hábitos que resultam na sua vida e até no aprendizado dos conteúdos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALBUQUERQUE, E. A Importância da Reciclagem do Lixo. Revista VEJA. 18 agosto de 1999; pág. 20-24.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LAZZERI, Thais. Como fazer: reciclagem de papel. Revista Crescer, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: < http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1960-10524,00.html> Acesso em: 13 out. 2012.
TVESCOLA. De onde vem o papel? Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=jqty_zMgQRM >. Acesso em: 01 nov. 2012.