11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: Fotonovela: trabalhando conceitos químicos de forma lúdica.

AUTORES: Aquino, T.P.B. (UFPI) ; Paiva, G.M.S. (UFPI) ; Moraes, M.I. (UFPI) ; Silva, D.M.L.C. (UFPI) ; Nascimento, L.A. (UFPI) ; Araújo, M.M. (UFPI)

RESUMO: As fotonovelas são novelas na forma de tirinhas que auxiliam muitos professores. Esse formato vem como metodologia alternativa para ajudar a compreensão do conteúdo que está sendo ministrado em sala de aula. E incentivar a participação dos alunos quando esses participam como as personagens. As aulas de química, principalmente de química experimental, possibilitam a apresentação dos assuntos no formato de tirinhas e por esse motivo utilizou-se a prática do teste da chama ou da prova da chama nesse trabalho, a fim de demonstrar a construção de uma foto novela e propor a sua utilização em sala de aula.

PALAVRAS CHAVES: Fotonovela; teste da chama ; aulas de química

INTRODUÇÃO: Para muitos autores as tirinhas são representações da parte expressiva do material produzido para o mundo infantil, pois remete ao lúdico. Um desafio encontrado durante a produção de histórias em quadrinhos é a utilização de textos simples e curtos, ressaltando a linguagem da imagem. As tirinhas não devem ser óbvias ou conter explicações que não deixem espaço para que o aluno possa tirar suas próprias conclusões e afirmações sobre o assunto [1, 4 e 7]. As histórias em quadrinhos podem tratar de assuntos diversos entre eles: conteúdo específico curricular, conteúdo específico extracurricular, conteúdo específico interdisciplinar, conteúdo interdisciplinar extracurricular, contextualização histórica, cidadania, ordem de grandeza, método experimental, método científico e outros [1, 6 e 7]. A fotonovela é uma ferramenta com a qual os leitores podem criar as suas próprias significações e estabelecer suas representações sociais. Uma vez que as práticas são individuais, mas só encontraram expressões se forem sociais. Ao se utilizar a fotonovela como material dentro da sala de aula, podem-se levar os alunos a exercitar a sua capacidade de criação e uma forma prática de aprendizagem [2, 4 e 5] O número de pesquisadores que apontem os benefícios de uma abordagem em forma de histórias em quadrinhos, fotonovelas, como recurso didático vem aumentando. Após o reconhecimento oficial das histórias em quadrinhos pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE – possibilitou aos alunos o acesso de obras com conteúdos específicos [1, 2 e 3].

MATERIAL E MÉTODOS: Para a parte prática foram utilizados os sais que contém os íon Sr, Na, Cu (II) e Pb; um bico de Bunsen, um fio de cobre e uma solução de ácido clorídrico. O cenário foi um laboratório da Universidade Federal do Piauí e um programa foi utilizado para a edição das fotos. A parte prática foi realizada, como visto na aula de química qualitativa, conforme um roteiro previamente organizado. Para a parte da arte organizou-se as fotos para a montagem de uma história em quadrinhos explicando a teoria envolvida na prática teste da chama ou prova da chama.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A fotonovela tem como proposta levar para alunos de ensino médio uma ferramenta que colabore com o entendimento do assunto que está sendo proposto em sala de aula. Pois a compreensão é muitas vezes incompleta, e esta poderia ser optimizada mesmo com a falta de estrutura como: laboratórios de química, materiais para as práticas, falta de incentivo das próprias escolas, entre outras. As fotonovelas são um meio rápido e simples de interação entre professores e alunos, uma vez que, todos podem ter acesso a esse meio de divulgação de informações relevantes na própria escola. A fotonovela mostra de forma fácil aos alunos a prática teste da chama ou prova da chama. A partir dessa prática podem-se explicar vários assuntos dentro das diversas definições Químicas, dentre elas a da química quântica, química geral, química geral experimental, entre outras diversas áreas afins. A abordagem escolhida também tem o diferencial de não utilizar fotonovelas de outros autores, e sim de fazer manifestar nos alunos a vontade de aprender, bem como de encenar.

CONCLUSÕES: O trabalho vem colaborar com os professores em sala de aula, otimizando as aulas, apresentando os assuntos de formas diferenciadas e mostrando para os alunos um novo formato de aprendizado. Os alunos também são incentivados a participar dessas fotonovelas, fazendo a montagem de suas próprias histórias, dentro do assunto que está sendo apresentado ou será predefinido. A fotonovela é uma ferramenta muito simples e pode ser incorporada à atividade pedagógica.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: 1. CARUSO, Francisco; CARVALHO, Miriam; SILVEIRA, Maria Cristina. Uma proposta de ensino e divulgação de ciências através dos quadrinhos. Ciência & Sociedade, v. 8, 2002.
2. DA SILVA, José Edmilson Felipe. A LINGUAGEM DOS QUADRINHOS E SEU USO EM SALA DE AULA.
3. Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 340-351, set./dez. 2012
4. GUIMARÃES, Edgard. O Aprendizado da Linguagem da História em Quadrinhos. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2005.
5. JOANILHO, André Luiz; JOANILHO, Mariângela Peccioli Galli. Sombras literárias: a fotonovela e a produção cultural. Revista Brasileira de História, v. 28, n. 56, p. 529-548, 2008.
6. PESSOA, Alberto Ricardo; UTSUMI, Luciana Miyuki Sado. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR E AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA.
7. SOSNOWSKI, Katyúscia. Fotografia na Escola: Ampliando Olhares. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação em redes educativas, p. 81.