11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: PRODUÇÃO DE TINTAS PARA PINTURA EM PAPEL: PROJETO EXPERIMENTAL E INTERDISCIPLINAR, REALIZADO NUMA ESCOLA PÚBLICA DE BELÉM-PA.

AUTORES: Silva, V.M.P. (UFPA) ; Costa, D.V.A. (UFPA) ; Figueiredo, P.L.B. (UFPA) ; Machado, A.G.S. (UFPA) ; Turiel, N.A. (UFPA e SEDUC-PA) ; Muniz, A.S. (UEPA)

RESUMO: Experimentos químicos em laboratórios escolares com materiais de baixo custo podem ser muito enriquecedores no processo de ensino-aprendizagem. Ainda, novas metodologias para o ensino de Química buscam também a interdisciplinaridade e a utilidade dos conteúdos de Química. O objetivo desse trabalho foi a produção de tintas para pintura em papel, associando conteúdos de Química e Artes. Foram extraídos os pigmentos de papeis de seda de diferentes cores, e em seguida utilizados para a produção das tintas. Em seguida, os alunos fizeram pinturas em papel utilizando as tintas que eles mesmos produziram. Os resultados das avaliações mostraram o grande interesse dos alunos durante as atividades, além do desenvolvimento de competências e habilidades, fator que contribuiu para a aprendizagem de ambas as disciplinas.

PALAVRAS CHAVES: interdisciplinaridade; experimentação; ensino de química

INTRODUÇÃO: A busca por novas metodologias de ensino visando aumentar o rendimento escolar são comuns nos artigos científicos, como realização de aulas práticas em laboratórios escolares, utilização de material alternativo para experimentos de Química, abordagens contextualizadas e interdisciplinares dos temas químicos, jogos lúdicos educativos, dentre outros. Essas novas metodologias podem ser propostas para complementar a formação escolar, desenvolvendo novas habilidades e competências nos alunos. Os objetivos principais deste trabalho foram: a extração de pigmentos de papel de seda e a utilização desse corante para a produção de tintas para pintura em papel. Esse projeto foi desenvolvido em laboratório escolar, com alunos do ensino fundamental, e em parceria com a disciplina de Artes.

MATERIAL E MÉTODOS: Os papéis de seda foram cortados e colocados em um béquer. Em seguida, mediu-se 20 mL de álcool comum numa proveta, e esse solvente foi adicionado ao béquer com o papel cortado a fim de extrair o pigmento deste. Esse sistema foi macerado por 2 minutos e então o líquido resultante foi separado por filtração. O mesmo substrato (papel de seda) foi remacerado com álcool várias vezes até a extração total do pigmento. A cada aula no laboratório (realizadas na Escola Estadual Paulino de Brito, em Belém-PA), as equipes extraíram o corante do papel de seda de uma determinada cor. Posteriormente, os extratos obtidos foram concentrados em rota-evaporador (utilizando o equipamento do laboratório LEPRON na UFPA). Para a produção das tintas para pintura em papel, misturou-se 10 mL de cada extrato (contendo os pigmentos) com tinta guache branca. Os alunos confeccionaram cartazes com desenhos, e então, os coloriram com as tintas produzidas durante as aulas de laboratório.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: No total, foram extraídas 12 diferentes cores de corantes. A partir destes corantes, foram então produzidas as tintas. Nesse trabalho interdisciplinar, a avaliação foi divida entre as disciplinas envolvidas no projeto. A avaliação quantitativa foi realizada pela disciplina de Artes, na qual os desenhos coloridos com as tintas produzidas no laboratório foram avaliados. A avaliação qualitativa foi atribuída à disciplina de Química. Neste projeto, muitas competências e habilidades práticas foram perceptivelmente desenvolvidas nos alunos, como manipulação de vidrarias, medição de volumes de líquidos numa proveta, filtração, além das observações de resultados experimentais. Ainda, a atribuição de uma finalidade útil para os extratos produzidos, transformando-os em tintas, contribuiu para despertar o interesse dos alunos para as aulas práticas. Interessante ressaltar que o projeto foi viável de ser realizado numa escola pública, em termos de custo, pois os materiais foram de fácil acesso. Por exemplo, os papéis de seda foram doados ao laboratório escolar, os quais foram provenientes da ornamentação da escola com “bandeirinhas” durante as festas juninas, sendo então reutilizados neste projeto. Ainda, o solvente (álcool) foi adquirido comercialmente, e, como os extratos foram concentrados em rota evaporador, o álcool recuperado neste processo foi novamente utilizado para a extração de novos corantes.

CONCLUSÕES: Este trabalho promoveu atividades práticas com uso de materiais de baixo custo e a interdisciplinaridade entre Química e Artes. Os resultados das avaliações das duas disciplinas foram satisfatórios quanto à aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades e competências dos alunos. A produção das tintas para pintura em papel foi simples e acessível, além de interessante e útil para os alunos.

AGRADECIMENTOS: Escola Estadual Paulino de Brito-PA, SEDUC-PA e Universidade Federal do Pará- (UFPA)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ROSA, M. I. F. S.; ROSSI, A. V. Mediação Interdisciplinar na Construção de um Projeto de Ensino de Química: Uma Analise Pautada no Dialogo de Diferentes Saberes. Química Nova na Escola 16:36-40, 2002.

ALMEIDA, E. C. S.; LIMA, J. P.; BRAGA, M. L.; BRASILINO, M. G. A Contextualização do Ensino de Química: Motivando Alunos de Ensino Médio. X Encontro de Extensão da UFPB. 2008.

OLIVEIRA, C. A. L.; SILVA, T. P. Aplicação de aulas experimentais de Química Com Materiais Alternativos a partir de sucata e materiais domésticos no ensino de jovens e adultos (EJA). Encontro Nacional de Educação Ciência e Tecnologia da UEPB. 2012.