11º Simpósio Brasileiro de Educação Química
Realizado em Teresina/PI, de 28 a 30 de Julho de 2013.
ISBN: 978-85-85905-05-7

TÍTULO: A Temática do Lixo no Ensino de Química Ambiental

AUTORES: Almeida Silva, O. (UFPI) ; de Sousa Macedo, M.D. (UFPI) ; Gomes Júnior, A.L. (UFPI) ; Gomes do Nascimento Pereira da Silva, R.L. (UFPI)

RESUMO: Vivemos em uma sociedade cada dia mais consumista, em que a produção de resíduos sólidos só aumenta a cada dia. Nosso trabalho aborda as questões que envolvem a temática do lixo no ensino de Química Ambiental. Após uma pesquisa a sobre o tema alunos da disciplina de Química Ambiental expõem seus resultado na forma de banner, a alunos do ensino médio onde foram observados seus conhecimentos prévios e os novos conhecimentos construídos após a apresentação a respeito do tema apresentado com o propósito de desenvolver uma consciência ambiental dos alunos, para a formação de cidadãos conscientes ambientalmente.

PALAVRAS CHAVES: Ensino de Química; Ensino de Química Ambient; Consciência Ambiental

INTRODUÇÃO: O lixo produzido em grande escala que, num passado não muito distante, era característico apenas das grandes cidades, entretanto, passa a ser um problema global que afeta o planeta numa proporção assustadora. O “resíduo da globalização” precisa de um enfoque ou abordagem que vá além da reciclagem ou do reuso. Fica nítida a importância de conscientizar a todos principalmente as gerações futuras da necessidade da educação ambiental ressaltando a reciclagem (FADINI et al., 2001). De acordo com os PCNs, sugerem que o meio ambiente seja um os temas transversais na educação formal. Em outras palavras, propõe-se que as questões ambientais permeiem os objetivos, conteúdos e orientações didáticas em todas as disciplinas. Sob o ponto de vista pedagógico, as atividades desenvolvidas possibilitam ensinar conceitos químicos de forma contextualizada com o tema lixo, fornecendo conhecimentos relevantes sobre o assunto, sempre fazendo relação com o cotidiano dos alunos, permitindo aos mesmos criarem uma ideia crítica com embasamento cientifico sobre esse grave problema social. A programação de eventos de conscientização nas escolas e comunidades; estimular a formação de grupos de conscientização para trabalhar a questão do impacto gerado pelos resíduos domiciliares a partir da política dos “três R’s” (Reduzir, reutilizar e reciclar); planejar atividades de educação ambiental a partir recursos renováveis; formar multiplicadores ambientais seja eles professores, alunos ou membros da comunidade. Estimular a formação de núcleos e grupos de pesquisa em ensino de química no país (SATO, M. 2004) O objetivo deste trabalho é a conscientização dos alunos e da comunidade escolar a respeito dos riscos que o lixo causa ao meio ambiente e a sociedade e como podemos minimizar esse problema.

MATERIAL E MÉTODOS: O presente trabalho foi desenvolvido na disciplina de Química Ambiental na disciplina do departamento de QUÍMICA DA Universidade Federal do Piauí, onde foi proposto aos alunos que desenvolvessem uma pesquisa em uma área de importância da química ambiental, posterior mente as informações obtidas foram adaptadas para o formato de banner onde foram apresentadas em uma feira escolar na Unidade Escolar Professor Joca Vieira no município de Teresina para alunos do ensino médio apontando as principais temáticas o lixo, problemas e possíveis soluções. Após a exposição e apresentação oral do trabalho os alunos responderam questionados sobre temas relevantes para o desenvolvimento de novos conhecimentos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Por meio dos questionamentos feitos aos alunos apos as apresentações a respeito do tema abordado, várias resultados importantes puderam ser observados sobre a temática do lixo no ensino de Química Ambiental. A maioria dos alunos (aproximadamente 90%) relatou que a temática não é muito abordada nos conteúdos de química do ensino médio, desse modo podemos inferir que esse fato dificulta a formação de um cidadão preocupado e consciente para as questões ambientais. Foram observadas dificuldades dos alunos em definir conceitos básicos a respeito do assunto exposto, como a diferença entre os conceitos de reutilizar e reciclar (aproximadamente 75%), ou mesmo dificuldade em explicar o processo de produção de lixo (aproximadamente 67%), inviabilizando assim a utilização da consciência ambiental desses alunos para possíveis soluções aos resíduos da globalização. Porém após as exposição e explicação de certos conceitos como a política dos “três R’s”, reduzir, reutiliza e reciclar pode se observar que aproximadamente 90% dos alunos relataram o interesse e preocupação com os problemas ambientais a respeito do lixo. Mostrando que o trabalho despertou uma consciência ambiental nos alunos, pois os mesmos elaboraram sugestões de como da um poderia contribuir para a redução da poluição por produção de lixo na sua própria casa, bairro ou cidade, favorecendo uma melhor qualidade de vida para todos.

CONCLUSÕES: O trabalho foi de grande importância para o despertar dos alunos para as questões ambientais a cerca do lixo, abordando conceitos fundamentais deste tema, levando em consideração seus conhecimentos prévios. Os alunos puderam adquirir uma consciência ambiental a respeito dos riscos que o lixo pode causar e uma maior preocupação e responsabilidade com o meio em que vivemos.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: SATO, M. Educação Ambiental. Ed. Santos J. E. São Carlos, 2004.
FADINI, P. S. ; FADINI, A. A. B. Lixos: desafios e compromissos. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola. São Paulo: Ed. especial. p. 9-18, Mai. 2001.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. 2000.